Energia solar será maior fonte de eletricidade do mundo até 2027

Compartilhe esse artigo

A energia solar fotovoltaica deverá se tornar a maior fonte de eletricidade do mundo até 2027, indica estudo da Agencia Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês). A estimativa é de que a potência acumulada da tecnologia quase triplique nos próximos cinco anos, chegando a -2,3 TW.

O aumento do uso global de energia solar foi um dos destaques da palestra Energia que Move o Mundo, com engenheiro mecatrônico Wolf Rowell, sócio diretor da Noale Energia, na 7ª edição da Semana Cultural Allog. A geração solar distribuída, como instalações em telhados, também deverá acelerar o crescimento no período. Tudo graças aos aumentos de tarifas e políticas de incentivos para que consumidores economizem energia.

energia solar

Rowell destaca que a capacidade global de geração renovável, incluindo fontes de energia como a eólica, também terá um crescimento mais acelerado nos próximos anos. “Em todo o mundo, a energia está se reinventando e estas transformações estão trazendo impactos significativos também para o mundo da logística”, pontua.

Terceira revolução industrial

Todas estas mudanças fazem parte do que Rowell chama de “terceira revolução industrial”, que além da internet e da comunicação, conta também com o surgimento dos prossumidores. O termo “prossumidor” não é novidade. Ele foi cunhado pelo escritor e futurista Alvin Toffler em seu livro “A Terceira Onda”, em 1980. Prosumer, no original em inglês, é uma combinação das palavras producer e consumer (produtor e consumidor, respectivamente).

No caso da energia, prossumidor é o produtor de energia e consumidor. Ou seja, é quem gera a própria energia, podendo consumir da rede de distribuição quando faltar, e entregando para a rede quando produzir em excesso. Essa forma de geração distribuída, segundo Rowell, é muito mais inteligente. Isso porque desafoga o sistema de energia, a geração é perto do ponto de consumo, tem simultaneidade, além de ser economicamente mais viável.

Compra de energia pelo celular

Ainda conforme Rowell, há quem defina esta mudança como a internet da energia. “Nesse sistema, o usuário tem a digitalização, a descarbonização e a descentralização”, destacou. O especialista acredita que, nos próximos anos, dependendo do país, vai ser possível comprar energia pelo celular, como quem compra créditos para usar o telefone. Ele lembra que no Texas (EUA), por exemplo já é possível entrar em um site e definir o fornecedor de energia até para um consumidor da classe residencial.

A tecnologia, no entanto, é o que viabiliza todas as revoluções. “Cada vez que temos mais tecnologia que impulsiona a melhorar e dar mais eficiência com menor custo, passamos a ter uma curva de evolução muito rápida”, disse. Ou seja, desenvolvimento tecnológico, conforme o especialista, é igual a abundância de recursos, o que representa melhora na qualidade de vida para a sociedade.

energia solar

Mais artigos

Blog

Contêiner vira biblioteca infantil no CEI Ermelinda Potter Custódio, em Itajaí

A caixa metálica que rodou o mundo de navio para o transporte de cargas agora é espaço para a literatura e a imaginação. Uma biblioteca contêiner estruturada pela Allog, empresa especializada em logística internacional, acaba de ser inaugurada no Centro de Educação Infantil Professora Ermelinda Potter Custódio, no bairro Cidade Nova, em Itajaí (SC). A

Blog

Por que colecionadores de vinho adoram Biondi-Santi Brunello?

Mais tradicional e aristocrático vinho tinto da região de Montalcino, na Toscana, o Biondi Santi Brunello di Montalcino é uma das maiores propriedades históricas da Itália. A vinícola foi originalmente fundada pelo graduado em química Clemente Santi – conhecido em 1869 pelas duas medalhas de prata conquistadas por seu “vino rosso scelto (Brunello) de 1865”

Rolar para cima