Os desastres naturais relacionados ao clima aumentaram em 5 vezes nas últimas 5 décadas. Desde 2018, 23 milhões de pessoas são obrigadas, anualmente, a deixarem seus lares devido a fenômenos como seca, vendaval, inundação ou terremoto. E 1,8 bilhões de pessoas podem ser empurradas para a fome até 2050 se nada for feito para frear os efeitos negativos do aquecimento global sobre o planeta.
Dados como esses, divulgados de forma oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU), foram usados como alerta pelo diretor de Assuntos Jurídicos na Costa Leste da América do Sul da A.P. Möller Maersk Group, Hugo Maestri para explanar a importância da adoção de boas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) por empresas de diferentes segmentos, na primeira palestra da Semana Cultural Allog.
A mudança de comportamento e do grau de exigência do consumidor, segundo Hugo, também colabora para acelerar a implantação de ESG em companhias ao redor do mundo. Segundo ele, 81% dos clientes consideram muito importante que as empresas implantem programas para melhorar o meio ambiente, e 6 em cada 10 pagariam um prêmio para reduzir o impacto ambiental nos processos produtivos.
Cargas em navios de emissão zero
Grandes marcas como Amazon, Michelin e Ikea já se comprometeram a transportar suas cargas em navios de emissão zero até 2040. No Brasil, algumas empresas estão na lista do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), incluindo BRF, Natura, Klabin, Cielo, Movida Rent a Car, Renner, dentre outras. “Vale lembrar que, embora a prática de ESG esteja estabelecida mais fortemente entre as grandes marcas, esta é uma missão a ser alcançada por empresas de todos os portes, incluindo as médias e pequenas”, aponta o executivo.
Entre as práticas de sustentabilidade e governança, Hugo Maestri apontou ações em áreas diversas, como saúde do ecossistema e biodiversidade, reciclagem responsável, gestão de resíduos, diversidade, equidade e inclusão, apoio às comunidades locais, ética nos negócios, políticas internas e de procedimentos, gestão de compras, entre outros.
Como exemplo de práticas de ESG do próprio Grupo Maersk, Hugo cita a construção de 8 navios verdes (com baixa emissão de poluentes) que serão colocados em operação até 2030 – sendo o primeiro deles com previsão de ser entregue em 2023 – e que reduzirão em 1 milhão de toneladas anuais os gases de efeito estufa de sua frota. Outra meta da empresa de logística global é alcançar até 2030 o índice de 40% de mulheres em cargos de liderança. “A inclusão e a diversidade é um dos temas mais debatidos no país atualmente e muitas empresas já estão em linha com metas neste sentido”, cita.
Semana Cultural Allog
Realizada desde 2016, a Semana Cultural Allog busca compartilhar conhecimento e trazer, para dentro da empresa, especialistas de mercado para abordar temas atuais e relevantes ao comércio exterior. Neste ano, o evento acontece no salão de convenções do Hotel Mercure, em Itajaí (SC), focado exclusivamente no time interno de colaboradores.
Além de Hugo Maestri, Aline Borzi (Biolab Farmacêutica), Renata Freesz (Klabin) e João Artur Maniabosco (Cremer) farão a diferença no ambiente corporativo do Grupo Allog. O evento também está sendo transmitido online para as equipes das demais unidades da empresa em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campinas, Santos, Rio de Janeiro e Manaus.