Exportação de barcos brasileiros impulsiona vendas de estaleiros de SC

Compartilhe esse artigo

A exportação de barcos brasileiros, principalmente aos Estados Unidos, impulsiona as vendas dos estaleiros de Santa Catarina. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) as vendas externas catarinenses de plataformas, embarcações e outras estruturas flutuantes apresentaram alta de 97,2% de janeiro a agosto de 2021, na comparação com igual período do ano passado, com um faturamento de US$ 19,6 milhões em valores (FOB).

exportação de barcos brasileiros_

O Gerente de Projetos e Cargas Especiais da Allog, Carlos Souza, avalia que a alta do dólar frente ao real está entre os principais fatores do crescimento da exportação de barcos brasileiros. “Nossos estaleiros sempre foram referência internacional na venda de embarcações de passeio, pois unem uma boa qualidade e um custo atrativo aos olhos do mercado externo”, acrescenta.

O aumento das vendas na pandemia fez com que o produto brasileiro ficasse mais conhecido lá fora. “E, provavelmente, o reflexo será a continuidade da movimentação desse tipo de carga nos próximos anos”, observa o especialista da Allog.

DOIS BARCOS EM UM NAVIO

De modo a otimizar a logística operacional, a Allog acaba de movimentar duas embarcações, uma de 60 e outra de 66 pés, em um único “flatbed” a bordo de um navio full container. O embarque foi no Porto Itapoá, no litoral Norte de Santa Catarina, com destino a Port Everglades, na Flórida, Estados Unidos, e levará aproximadamente 28 dias para chegar ao seu destino.

exportação de barcos brasileiros

Carlos destaca que a divisão de Cargas Projeto da Allog pretende ampliar a visão logística, buscando alternativas que possam atender as necessidades do cliente, unindo eficiência e segurança na movimentação deste tipo de carga.

>>> LEIA TAMBÉM: Exportação de iates para o mercado internacional segue tendência de alta.

A operação de barcos com mais de 60 pés não chega a ser uma novidade para a Allog, embora as principais movimentações são de embarcações com tamanhos que variam de 30 a 40 pés. “Os barcos a partir de 50 pés são menos frequentes e exigem uma logística mais complexa, demandando um planejamento logístico muito bem alinhado”, completa.

exportação de barcos brasileiros

Quer saber mais sobre a exportação de barcos para os Estados Unidos e outros países?

exportação de barcos brasileiros

Mais artigos

Notícias do Mercado

Brasil precisa entender a lógica de comércio da Ásia, afirma Apex

Thais Moretz, especialista em China, afirmou que expandir mercados na atual conjuntura mundial é um grande desafio   O Brasil precisa entender a lógica de pensamento e de comércio dos países asiáticos se quiser expandir sua participação nesse mercado. Quem afirma é a especialista em China da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Thais

Torcedor Allog 2022

Marlon Nunes foi o vencedor do Torcedor Allog na categoria Cliente

Marlon Nunes, um gaúcho de Porto Alegre, foi o grande vencedor da Categoria Cliente do Torcedor Allog. Formado em Administração de Empresas e apaixonado por futebol. Marlon arrebatou também o segundo lugar na Categoria Geral da ação assinada pelo Grupo Allog para engajar fãs do futebol e da seleção brasileira ao redor do mundo. Mas

Rolar para cima