Exportação de ônibus: a Logística Internacional entre 3 Países

Compartilhe esse artigo

Um projeto de exportação de ônibus conduzida pela Allog vem conectando Brasil, Colômbia e México em uma operação logística internacional que integra diferentes etapas industriais com precisão, ritmo e inteligência. O que começa no Brasil como chassis de ônibus ganha forma na Colômbia e chega ao México como veículos completos, prontos para rodar.

A dinâmica é simples, mas a execução exige planejamento. Os chassis saem do Brasil com destino à Colômbia, onde são transformados em ônibus completos por encarroçadoras locais. Em seguida, seguem para o México finalizados, prontos para operação. O processo é sequencial e cada etapa depende diretamente da anterior, de modo que qualquer desalinhamento pode comprometer toda a cadeia. Nesse contexto, a Allog assume um papel central.

“A gente não está falando apenas de transporte. Estamos falando de integração total entre produção, prazos comerciais e logística internacional. É uma engrenagem que precisa girar perfeitamente”, explica Carolina Frei, gerente de Contas de Carga Projeto do Grupo Allog.

Somente em 2025, foram 300 chassis enviados à Colômbia e outros 300 ônibus completos reexportados ao México. Para 2026, a expectativa é a continuidade e crescimento. A demanda segue aquecida e a tendência é de expansão dos embarques conforme novos contratos avancem.

Exportação de ônibus: controle de timing e alinhamento com a produção

Essa operação acontece por meio de rotas estratégicas que conectam os principais hubs logísticos da América Latina. Os embarques saem do porto de Santos, passam por Cartagena e seguem até Veracruz. São corredores que exigem controle rigoroso de timing, disponibilidade de navios e alinhamento com a produção.

>>> Leia também – Carga Projeto: Como transportamos a maior roda-gigante da América Latina

“O maior desafio está na sincronização. Os chassis precisam chegar no momento certo, para a montagem acontecer dentro do prazo, para o ônibus finalizado encontrar o navio disponível. Quando uma dessas variáveis muda, toda a operação precisa se adaptar rapidamente”, destaca Carolina.

Com ampla experiência no setor automotivo, a Allog domina as particularidades desse tipo de carga, desde o planejamento de volumes até o relacionamento com armadores, garantindo previsibilidade, segurança e fluidez em operações de alta complexidade.

Esse mesmo padrão de excelência se reflete em contratos contínuos de exportação de caminhões para o México, estruturados para garantir estabilidade ao longo de três anos. Com embarques regulares via modal marítimo ro-ro, a Allog assegura espaço nos navios com médias mensais entre 70 e 90 unidades.

“Buscamos centralizar a gestão logística e atuar como elo entre cliente e armador, mesmo em operações onde o cliente não possui relação direta com os operadores marítimos”, finaliza.

Mais artigos

conquista patrocínio
Ações

Ciclista paratleta itajaiense conquista patrocínio da Allog

A Allog – empresa referência em transportes internacionais – acaba de fechar uma parceria com o ciclista paratleta Alvacir Paulo da Silva, 48 anos, 5º colocado no ranking nacional da categoria. A parceria vai contribuir para recolocar o ciclista de volta às pistas, de onde está afastado por falta de recursos até para dar manutenção

Blog

Carga de grande dimensão: a logística da Coreia do Sul para o Brasil

O Porto de Vitória, no estado do Espírito Santo, é o destino de uma carga de grande dimensão com mais de 70 toneladas embarcada na Coreia do Sul, que chegará no Brasil em maio. Movimentada em um navio “break bulk” pela Allog, empresa especializada em logística internacional, a carga projeto é composta de peças e

Rolar para cima