Importação de testes de Covid 19: carga de meia tonelada chega ao Brasil nos próximos dias

Compartilhe esse artigo

A importação de testes de Covid 19, com uma carga de meia tonelada de SARS-CoV-2 Antigen Test Kit vinda da China, chega ao Brasil nos próximos dias. A compra do lote com 1 mil unidades está sendo coordenada pelo Grupo Allog. A empresa apresentou a melhor solução logística para movimentar a carga, que têm como destino Vitória, capital do Espírito Santo.

Os testes para o diagnóstico da Covid-19 estão em falta no Brasil por falta de insumos, de acordo com alerta da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed). A entidade diz que a procura global por mais exames, devido aos surtos da variante ômicron – altamente transmissível –, força a capacidade de produção de insumos e reagentes.

importação de testes de Covid 19

Já um levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) mostrou que o número de testes de Covid-19 feitos nas farmácias do país bateu o recorde diário, com 86,3 mil exames realizados no dia 12 de janeiro. Uma pesquisa feita pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Sindhosp) revelou que 88% dos laboratórios privados no estado enfrentam problemas para a reposição de testes de Covid-19 e influenza.

Logística especializada

Luís Nascimento, executivo de contas do Grupo Allog, explica que por se tratar de uma carga especial e frágil, a logística para a importação de testes de Covid-19  exige que a carga esteja devidamente acondicionada nas embalagens originais do fabricante, bem como conter uma sobre embalagem, como caixa de papelão reforçado.

Além disso, deve ser paletizada conforme orientação da companhia aérea. “A vantagem do aéreo sobre outros modos de transporte é, principalmente, em termos de velocidade para a movimentação deste tipo de carga em um momento que o país necessita muito deste produto”, destaca Luís.

importação de testes de Covid 19

>>> Leia também: Importações de medicamentos cresce 15% e impulsiona indústria nacional

Desde março de 2020, a Allog vem prestando assessoria logística aos importadores brasileiros da área médica para assegurar o transporte de cargas da China relacionadas ao combate ao coronavírus. Uma das principais estratégias é o fretamento de voos exclusivos para atender a demanda de emergência médica para diferentes regiões do Brasil. Somente em 2020, a Allog viabilizou o transporte de 30 milhões de máscaras faciais em sete aeronaves fretadas e alguns voos comerciais.

Importância da testagem

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda como medida sanitária essencial para o enfrentamento da pandemia as ações de testar, tratar, isolar e rastrear. A partir do diagnóstico da doença, deve-se providenciar o tratamento adequado dos pacientes, orientar o distanciamento social e promover o rastreamento dos contatos, sendo aquelas pessoas que podem ter sido expostas à infecção.

A testagem também é essencial para o acompanhamento do cenário epidemiológico da pandemia. Indicadores como os números de casos e de óbitos permitem que gestores e autoridades de saúde definam estratégias de controle e redução de danos pela doença.

importação de testes de Covid 19

Mais artigos

Blog

7 curiosidades sobre a Copa do Mundo que você não sabia ou tinha esquecido

Realizado desde 1930, o torneio mundial vencido cinco vezes pelo Brasil é cercado de mitos e curiosidades. Apesar da liderança verde e amarela na Copa do Mundo de Futebol e do fato do país ser o único a participar de todas os campeonatos até hoje, a presença do Brasil nem sempre foi tão positiva. Nas

Switch BL
Geral

Switch BL: entenda o que é e como obter no Comex

Você já ouviu falar em Switch BL? Sabe qual a diferença para o BL comum? Embora já tenhamos publicado diferentes artigos sobre Bill of Lading (BL) aqui no blog, sempre aparece algum detalhe que ainda não esclarecemos. Isso se dá pela complexidade e pelas características deste documento. Ou seja, todo cuidado na emissão do BL

Rolar para cima
Previous slide
Next slide