Limites de peso nas rodovias americanas: 4 perguntas sobre o assunto

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Empresas que exportam com frequência aos Estados Unidos conhecem bem as regras que envolvem os limites de peso nas rodovias americanas. O transporte rodoviário de cargas conteinerizadas está sujeito a limites que são mais complexos do que apenas o peso bruto total do contêiner. A logística interna difere de estado para estado e é preciso conhecimento técnico adequado para planejar a melhor rota de modais até a porta do cliente.

Segundo dados da American Trucking Association (ATA), 9,2 bilhões de toneladas de carga são movimentadas por ano em caminhões nos Estados Unidos, representando cerca de 70% do total de cargas movimentadas dentro do país. Embora pareçam complexos, os limites de peso nas rodovias americanas são aplicados por razões de segurança. Eles servem para controlar o peso ou comprimento dos veículos, principalmente de caminhões em diferentes tipos de estradas. As regras também existem por razões estruturais e ambientais e evitam que caminhões grandes e pesados usem estradas inadequadas.

limites de peso nas rodovias americanas

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Para entender melhor como funciona os limites de peso nas rodovias americanas, a Allog responde a 4 perguntas-chaves sobre o tema. Elas ajudam a planejar a logística interna das cargas e evitar problemas com excesso de peso ao transportar contêineres no país. Ao exportar para os Estados Unidos, é fundamental comunicar corretamente as limitações do peso da carga e as instruções para carregamento e distribuição, para que os contêineres possam se mover por terra sem problemas.

1) Como é definido o limite de peso nas rodovias americanas?

Conforme legislação federal, a limitação legal de peso no transporte rodoviário de mercadorias em contêineres nas rodovias dos Estados Unidos é dividida conforme tabela abaixo. Ela é válida para os três tipos de contêineres mais utilizados.

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Alguns estados americanos aceitam uma limitação maior de peso. Neste caso, são utilizados chassis com “tri’axle” ou “três eixos” no caso de containers 20”, ou os “super chassis” no caso de 40”.

Estados com limitação maior de peso:

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Nestes estados é necessário emitir uma licença para transporte com excesso de peso. Trata-se de um valor adicional acrescido ao do frete regular.  Usualmente, as licenças são cobradas por estado, ou seja, se um contêiner for transportado por três estados que permitem excesso de peso, será necessário o pagamento de três licenças. O valor de cada uma delas pode variar conforme o prestador utilizado. Pode ser o próprio armador (MSC, Hapag, Hamburg Sud, entre outros) ou transportadoras terceirizadas americanas.

2) Por que os estados adotam pesos diferentes?

Em linhas gerais, o governo dos Estados Unidos regula a limitação de peso das rodovias interestaduais, e os estados americanos regulam a limitação nas rodovias estaduais. Por conta disso, existe uma diferença entre as limitações de cada estado, sendo eles responsáveis pela sua própria legislação.

3) Como planejar o transporte logístico de uma carga que passa por estados diferentes?

Além de uma malha rodoviária gigantesca, os Estados Unidos possuem uma malha ferroviária bem distribuída. Essa condição permite o transporte dos contêineres com uma limitação de peso maior a custos menores. Nesse sistema multimodal, é possível transportar o máximo de contêineres e peso o mais próximo do destino, evitando que a carga rode por muitos estados em caminhões. Realizar as entregas na porta do cliente final utilizando o transporte combinado entre trem e caminhão é comum e uma excelente opção nos Estados Unidos. Além disso, possibilita o transporte dos contêineres em grandes distâncias com um custo menor do que o realizado somente em caminhões.

4) Como a equipe Allog pode contribuir na organização logística de cargas que atravessam rodovias de mais de um estado nos EUA?

Por ser um dos maiores agentes de cargas com expertise no mercado americano, a Allog possui diferentes parceiros nos Estados Unidos. Essa condição permite identificar previamente a melhor opção de transporte intermodal, sendo ele 100% rodoviário ou utilizando trem e caminhão para entrega da mercadoria na porta do cliente. Considerando o destino e o peso da carga a ser transportada, a equipe Allog identifica os possíveis gargalos e busca a melhor opção de transporte. Uma das mais utilizadas é a rail/truck, que leva a carga mais próxima do destino em trem para, na sequência, seguir de caminhão, reduzindo custos. Há ainda a condição all truck, com empresas parceiras que têm permissão e expertise no transporte de cargas com excesso de peso.

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