Palestra leva tendência e desafios do mercado de logística para ambiente acadêmico

Compartilhe esse artigo

O maior desafio dos cursos de graduação na área de Logística é preparar os alunos para as transformações que este mercado apresenta quase diariamente. Afinal, que tipo de profissional as empresas do futuro vão contratar? O que se espera destes profissionais? Como lidar com as constantes mudanças tecnológicas e de procedimentos? O que é a logística 4.0?

Estes foram alguns dos temas abordados por Rodrigo Hauck, Diretor de Operações da Allog, em palestra para alunos dos cursos de Logística, Gestão Portuária e Comércio Exterior da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A ideia da palestra surgiu da necessidade de levar um pouco do dia a dia da empresa para a universidade com o objetivo de proporcionar uma comparação entre a teoria e a prática. “Sabemos que a prática é diferente e muda muito rápido de acordo com o direcionamento do mercado”, explica Rodrigo.

tendência e desafios do mercado de logística

Durante a palestra, o executivo alertou os acadêmicos para o fato de que o mercado é bastante volátil, principalmente no Comércio Exterior. “Temos um um fator decisivo que é o câmbio, além da economia local. Atualmente, a economia está um pouco travada, o que automaticamente impacta nas importações. Por outro lado, o câmbio favorável acelera as exportações”, ensinou.

Com as palestras, conforme Rodrigo Hauck, a Allog procura compartilhar conhecimento e experiência. “Muitas vezes são as mesmas dores que os nossos concorrentes estão sofrendo e, por isso, é importante transmitir essa mensagem para que os acadêmicos tenham uma noção do que os espera ao ingressarem no mercado de trabalho e o que o mercado espera deles”, enfatiza.

Segundo o diretor, como o Brasil é considerado burocrático para a logística internacional, itens como habilidade, assertividade e resiliência são requisitos básicos para quem atua na área. Saber se moldar de acordo com a necessidade e com o problema de cada cliente, sem perder a essência e a inteligência emocional, são também desafios dessa nova geração.

Outra preocupação do palestrante é fazer com que os estudantes se atentem para o surgimento da logística 4.0, definida como uma evolução da logística tradicional e com a premissa básica de investimento em tecnologia para o aumento do market share. “O foco é usá-la como a maior aliada do crescimento organizacional. Assim, a tendência é a de que os processos sejam automatizados, contribuindo para o aumento da produtividade e o ganho de eficiência nas operações”.

tendência e desafios do mercado de logística

tendência e desafios do mercado de logística

Mais artigos

Geral

Exportação de óleo de amendoim: guerra gera reflexos no mercado

A guerra no Leste Europeu já está refletindo na exportação do óleo de amendoim no Brasil. Nos primeiros meses do ano, os preços do óleo bruto de amendoim aumentaram em torno de US$ 100 a US$ 200 por tonelada. O apetite da China aumentou, ao mesmo tempo que se prevê a redução de áreas dedicadas

Brasil e Catar
Torcedor Allog 2022

Brasil e Catar: relação comercial entre os países avança nos últimos anos

Brasil e Catar. Além das atenções focadas na Copa do Mundo 2022, você sabe o que mais os dois países têm em comum? O Blog da Allog te responde: a relação comercial. Ao longo dos anos, o Brasil tem fortalecido e avançado sua relação comercial com o país sede do Mundial. E o carro-chefe que

Rolar para cima