Palestra leva tendência e desafios do mercado de logística para ambiente acadêmico

Compartilhe esse artigo

O maior desafio dos cursos de graduação na área de Logística é preparar os alunos para as transformações que este mercado apresenta quase diariamente. Afinal, que tipo de profissional as empresas do futuro vão contratar? O que se espera destes profissionais? Como lidar com as constantes mudanças tecnológicas e de procedimentos? O que é a logística 4.0?

Estes foram alguns dos temas abordados por Rodrigo Hauck, Diretor de Operações da Allog, em palestra para alunos dos cursos de Logística, Gestão Portuária e Comércio Exterior da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A ideia da palestra surgiu da necessidade de levar um pouco do dia a dia da empresa para a universidade com o objetivo de proporcionar uma comparação entre a teoria e a prática. “Sabemos que a prática é diferente e muda muito rápido de acordo com o direcionamento do mercado”, explica Rodrigo.

tendência e desafios do mercado de logística

Durante a palestra, o executivo alertou os acadêmicos para o fato de que o mercado é bastante volátil, principalmente no Comércio Exterior. “Temos um um fator decisivo que é o câmbio, além da economia local. Atualmente, a economia está um pouco travada, o que automaticamente impacta nas importações. Por outro lado, o câmbio favorável acelera as exportações”, ensinou.

Com as palestras, conforme Rodrigo Hauck, a Allog procura compartilhar conhecimento e experiência. “Muitas vezes são as mesmas dores que os nossos concorrentes estão sofrendo e, por isso, é importante transmitir essa mensagem para que os acadêmicos tenham uma noção do que os espera ao ingressarem no mercado de trabalho e o que o mercado espera deles”, enfatiza.

Segundo o diretor, como o Brasil é considerado burocrático para a logística internacional, itens como habilidade, assertividade e resiliência são requisitos básicos para quem atua na área. Saber se moldar de acordo com a necessidade e com o problema de cada cliente, sem perder a essência e a inteligência emocional, são também desafios dessa nova geração.

Outra preocupação do palestrante é fazer com que os estudantes se atentem para o surgimento da logística 4.0, definida como uma evolução da logística tradicional e com a premissa básica de investimento em tecnologia para o aumento do market share. “O foco é usá-la como a maior aliada do crescimento organizacional. Assim, a tendência é a de que os processos sejam automatizados, contribuindo para o aumento da produtividade e o ganho de eficiência nas operações”.

tendência e desafios do mercado de logística

tendência e desafios do mercado de logística

Mais artigos

Ações

Mês da Criança: 5 dicas práticas para desconectar e reconectar aos filhos

Sabe aquela cena da família reunida no almoço de domingo, mas cada um ligado aos seu próprio telefone, tablet e game portátil? Pais e filhos têm estado juntos e separados ao mesmo tempo, ainda que sentados na mesma mesa. Não há nada de errado com o acesso à tecnologia, muito pelo contrário. Ela só não

Blog

Prontidão de cargas: como quebrar o ciclo de \”reservas fantasmas\”

Você já ouviu falar em prontidão de cargas no processo logístico de embarques? Para ser um exportador de sucesso não basta ter um produto de qualidade com preço competitivo. É importante estar atento aos prazos de prontidão de cargas, evitando falhas nos processos de garantia de espaço nas embarcações, que podem deixar os navios parcialmente

Rolar para cima