O maior desafio dos cursos de graduação na área de Logística é preparar os alunos para as transformações que este mercado apresenta quase diariamente. Afinal, que tipo de profissional as empresas do futuro vão contratar? O que se espera destes profissionais? Como lidar com as constantes mudanças tecnológicas e de procedimentos? O que é a logística 4.0?
Estes foram alguns dos temas abordados por Rodrigo Hauck, Diretor de Operações da Allog, em palestra para alunos dos cursos de Logística, Gestão Portuária e Comércio Exterior da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A ideia da palestra surgiu da necessidade de levar um pouco do dia a dia da empresa para a universidade com o objetivo de proporcionar uma comparação entre a teoria e a prática. “Sabemos que a prática é diferente e muda muito rápido de acordo com o direcionamento do mercado”, explica Rodrigo.
Durante a palestra, o executivo alertou os acadêmicos para o fato de que o mercado é bastante volátil, principalmente no Comércio Exterior. “Temos um um fator decisivo que é o câmbio, além da economia local. Atualmente, a economia está um pouco travada, o que automaticamente impacta nas importações. Por outro lado, o câmbio favorável acelera as exportações”, ensinou.
Com as palestras, conforme Rodrigo Hauck, a Allog procura compartilhar conhecimento e experiência. “Muitas vezes são as mesmas dores que os nossos concorrentes estão sofrendo e, por isso, é importante transmitir essa mensagem para que os acadêmicos tenham uma noção do que os espera ao ingressarem no mercado de trabalho e o que o mercado espera deles”, enfatiza.
Segundo o diretor, como o Brasil é considerado burocrático para a logística internacional, itens como habilidade, assertividade e resiliência são requisitos básicos para quem atua na área. Saber se moldar de acordo com a necessidade e com o problema de cada cliente, sem perder a essência e a inteligência emocional, são também desafios dessa nova geração.
Outra preocupação do palestrante é fazer com que os estudantes se atentem para o surgimento da logística 4.0, definida como uma evolução da logística tradicional e com a premissa básica de investimento em tecnologia para o aumento do market share. “O foco é usá-la como a maior aliada do crescimento organizacional. Assim, a tendência é a de que os processos sejam automatizados, contribuindo para o aumento da produtividade e o ganho de eficiência nas operações”.