Palestra leva tendência e desafios do mercado de logística para ambiente acadêmico

Compartilhe esse artigo

O maior desafio dos cursos de graduação na área de Logística é preparar os alunos para as transformações que este mercado apresenta quase diariamente. Afinal, que tipo de profissional as empresas do futuro vão contratar? O que se espera destes profissionais? Como lidar com as constantes mudanças tecnológicas e de procedimentos? O que é a logística 4.0?

Estes foram alguns dos temas abordados por Rodrigo Hauck, Diretor de Operações da Allog, em palestra para alunos dos cursos de Logística, Gestão Portuária e Comércio Exterior da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A ideia da palestra surgiu da necessidade de levar um pouco do dia a dia da empresa para a universidade com o objetivo de proporcionar uma comparação entre a teoria e a prática. “Sabemos que a prática é diferente e muda muito rápido de acordo com o direcionamento do mercado”, explica Rodrigo.

tendência e desafios do mercado de logística

Durante a palestra, o executivo alertou os acadêmicos para o fato de que o mercado é bastante volátil, principalmente no Comércio Exterior. “Temos um um fator decisivo que é o câmbio, além da economia local. Atualmente, a economia está um pouco travada, o que automaticamente impacta nas importações. Por outro lado, o câmbio favorável acelera as exportações”, ensinou.

Com as palestras, conforme Rodrigo Hauck, a Allog procura compartilhar conhecimento e experiência. “Muitas vezes são as mesmas dores que os nossos concorrentes estão sofrendo e, por isso, é importante transmitir essa mensagem para que os acadêmicos tenham uma noção do que os espera ao ingressarem no mercado de trabalho e o que o mercado espera deles”, enfatiza.

Segundo o diretor, como o Brasil é considerado burocrático para a logística internacional, itens como habilidade, assertividade e resiliência são requisitos básicos para quem atua na área. Saber se moldar de acordo com a necessidade e com o problema de cada cliente, sem perder a essência e a inteligência emocional, são também desafios dessa nova geração.

Outra preocupação do palestrante é fazer com que os estudantes se atentem para o surgimento da logística 4.0, definida como uma evolução da logística tradicional e com a premissa básica de investimento em tecnologia para o aumento do market share. “O foco é usá-la como a maior aliada do crescimento organizacional. Assim, a tendência é a de que os processos sejam automatizados, contribuindo para o aumento da produtividade e o ganho de eficiência nas operações”.

tendência e desafios do mercado de logística

tendência e desafios do mercado de logística

Mais artigos

Meeting Comex 2024
Geral

Meeting Comex 2024: Projeção do frete aéreo é trazida pela Allog

Uma série de indagações ligadas ao comércio internacional  estarão na vitrine do Meeting Comex 2024. As variáveis econômicas e geopolíticas devem afetar o mercado de frete aéreo em 2024? Qual a tendência de comportamento do modal ao longo dos próximos meses? E qual o crescimento previsto nas rotas comerciais para o Brasil? O cenário da

Blog

6 medidas para evitar carga rolada no embarque de contêiner

Como exportador, você já deve ter ouvido falar sobre carga rolada. Quando se diz que uma carga marítima foi “rolada”, significa que não foi embarcada no navio originalmente escolhido e ficou para embarcar no navio da próxima semana. Existem várias razões para que um contêiner não embarque conforme o planejado, gerando carga rolada. Listamos 6

Rolar para cima
Previous slide
Next slide