Pessoas do Mundo Allog: preparo para os desafios internacionais

Compartilhe esse artigo

Quantas histórias cabem em uma viagem? E quanto destas memórias é possível trazer para experiências pessoais e desenvolvimento profissional? Joice Jamile Farias, executiva de vendas do Grupo Allog, começou cedo a colocar o pé na estrada e a romper as fronteiras do Brasil. Por este motivo, ela é o perfil deste mês do Pessoas do Mundo Allog, série de conteúdos desenvolvidos ao longo de 2024 que destaca alguns de nossos profissionais que se tornaram cidadãos do mundo em diferentes contextos.

Natural de Blumenau e formada em economia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Joice tem MBA em Finanças e Controladoria e traduz parte da essência do espírito global. A profissional já percorreu 13 países, acumulando experiências que moldaram sua visão de mundo e sua carreira.

Olhar internacional

Suas andanças internacionais começaram durante um intercâmbio em Dublin, capital da Irlanda, entre 2011 e 2012, quando tinha 24 anos. Além de estudar inglês, também trabalhou em uma unidade da marca The Body Shop, ao mesmo tempo que explorava a Europa. Viajava pelo Reino Unido e outros países do continente, descobrindo a riqueza cultural daquela região do planeta.

Todas essas vivências a prepararam para o que estava por vir. Em 2014, já de volta ao Brasil, Joice foi contratada por uma indústria têxtil de Blumenau (SC), onde assumiu a gestão de outsourcing. A responsabilidade de desenvolver fornecedores a levou para missões em diferentes partes do mundo, iniciando um ciclo de viagens que se tornaria um marco em sua carreira.

Diversidade cultural

Em uma das viagens a negócios à China, em 2017, passou o final de semana em Hong Kong, onde teve a oportunidade de visitar o restaurante “Bubba Gump Shrimp”, inspirado no filme Forest Gump, quando pôde apreciar a vista da cidade. “Viajar é uma forma de imersão cultural. Cada país tem suas particularidades e entender o jeito de negociar de cada povo é essencial para o sucesso na área de comércio exterior”, explica a profissional.

Leia também – Pessoas do Mundo Allog: uma carreira de histórias inusitadas

Esta lição de flexibilidade e adaptação é um traço comum na sua carreira. Sua abordagem respeitosa em relação à diversidade a ajudou a navegar com sucesso em negociações por diferentes nações. Joice lembra-se de um episódio em 2017 em que, para conseguir validar uma negociação na Índia, precisou participar de uma reunião acompanhada do gerente de qualidade da empresa que representava. “Apesar do mundo corporativo estar mudando rapidamente, em muitos lugares a mulher ainda enfrenta muitos desafios no universo dos negócios”, cita.

Em sua passagem pela indústria têxtil, suas contribuições foram fundamentais para as operações de importação e exportação. Isso lhe permitiu construir uma rede de contatos que abrange ainda países como Argentina e Colômbia. Na Allog, Joice une expertise e flexibilidade para criar soluções de negócios e oportunidades para empresas que buscam o mercado externo. Um clássico exemplo de como as experiências internacionais podem moldar profissionais preparados para os desafios do Comex.

Mais artigos

Exportação
Blog

Exportação de ponta a ponta: como funciona a venda para outros países

Exportações são os bens e serviços produzidos em um país e comprados por residentes de outro país. Se for produzido internamente e vendido para alguém em um país estrangeiro é uma exportação. As exportações são um item do comércio internacional. Quando o país exporta mais do que importa tem um superávit comercial. Quando importa mais

Torcedor Allog 2022

Marlon Nunes foi o vencedor do Torcedor Allog na categoria Cliente

Marlon Nunes, um gaúcho de Porto Alegre, foi o grande vencedor da Categoria Cliente do Torcedor Allog. Formado em Administração de Empresas e apaixonado por futebol. Marlon arrebatou também o segundo lugar na Categoria Geral da ação assinada pelo Grupo Allog para engajar fãs do futebol e da seleção brasileira ao redor do mundo. Mas

Rolar para cima