Pessoas do Mundo Allog: preparo para os desafios internacionais

Compartilhe esse artigo

Quantas histórias cabem em uma viagem? E quanto destas memórias é possível trazer para experiências pessoais e desenvolvimento profissional? Joice Jamile Farias, executiva de vendas do Grupo Allog, começou cedo a colocar o pé na estrada e a romper as fronteiras do Brasil. Por este motivo, ela é o perfil deste mês do Pessoas do Mundo Allog, série de conteúdos desenvolvidos ao longo de 2024 que destaca alguns de nossos profissionais que se tornaram cidadãos do mundo em diferentes contextos.

Natural de Blumenau e formada em economia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Joice tem MBA em Finanças e Controladoria e traduz parte da essência do espírito global. A profissional já percorreu 13 países, acumulando experiências que moldaram sua visão de mundo e sua carreira.

Olhar internacional

Suas andanças internacionais começaram durante um intercâmbio em Dublin, capital da Irlanda, entre 2011 e 2012, quando tinha 24 anos. Além de estudar inglês, também trabalhou em uma unidade da marca The Body Shop, ao mesmo tempo que explorava a Europa. Viajava pelo Reino Unido e outros países do continente, descobrindo a riqueza cultural daquela região do planeta.

Todas essas vivências a prepararam para o que estava por vir. Em 2014, já de volta ao Brasil, Joice foi contratada por uma indústria têxtil de Blumenau (SC), onde assumiu a gestão de outsourcing. A responsabilidade de desenvolver fornecedores a levou para missões em diferentes partes do mundo, iniciando um ciclo de viagens que se tornaria um marco em sua carreira.

Diversidade cultural

Em uma das viagens a negócios à China, em 2017, passou o final de semana em Hong Kong, onde teve a oportunidade de visitar o restaurante “Bubba Gump Shrimp”, inspirado no filme Forest Gump, quando pôde apreciar a vista da cidade. “Viajar é uma forma de imersão cultural. Cada país tem suas particularidades e entender o jeito de negociar de cada povo é essencial para o sucesso na área de comércio exterior”, explica a profissional.

Leia também – Pessoas do Mundo Allog: uma carreira de histórias inusitadas

Esta lição de flexibilidade e adaptação é um traço comum na sua carreira. Sua abordagem respeitosa em relação à diversidade a ajudou a navegar com sucesso em negociações por diferentes nações. Joice lembra-se de um episódio em 2017 em que, para conseguir validar uma negociação na Índia, precisou participar de uma reunião acompanhada do gerente de qualidade da empresa que representava. “Apesar do mundo corporativo estar mudando rapidamente, em muitos lugares a mulher ainda enfrenta muitos desafios no universo dos negócios”, cita.

Em sua passagem pela indústria têxtil, suas contribuições foram fundamentais para as operações de importação e exportação. Isso lhe permitiu construir uma rede de contatos que abrange ainda países como Argentina e Colômbia. Na Allog, Joice une expertise e flexibilidade para criar soluções de negócios e oportunidades para empresas que buscam o mercado externo. Um clássico exemplo de como as experiências internacionais podem moldar profissionais preparados para os desafios do Comex.

Mais artigos

Pessoas do Mundo: Daniel Pereira
Geral

Pessoas do Mundo Allog: 1.100 KM de bike até a Argentina

Uma ideia na cabeça, uma bike sob os pés. A primeira viagem internacional de Daniel Pereira, analista de negócios de Tecnologia da Informação do Grupo Allog, não teve carro ou avião. Em 2015, o convite para passar por dois países da América Latina sobre duas rodas desviou Daniel do caminho óbvio e previsível de férias.

Blog

Packing List: qual a importância no Comércio Exterior?

A Receita Federal do Brasil (RFB) define o Romaneio de Carga (Packing List – PL) como o documento que discrimina todas as características ou componentes de uma carga. Em outras palavras, este romaneio tem o objetivo de descrever detalhadamente como o volume está disposto, com o objetivo de facilitar a identificação e localização de qualquer

Rolar para cima