Receita Federal normatiza procedimentos sobre peso dos pallets na Alfândega de Manaus

Compartilhe esse artigo

Como parte das iniciativas para uniformizar procedimentos, a Receita Federal enviou um comunicado informando que o peso dos pallets poderão ser agregados ao peso da mercadoria conforme é feito atualmente. O comunicado esclarece, no entanto, que o pallet não poderá ser considerado como embalagem no ato do registro das Declarações de Importação, como também não poderão ser considerados como volumes do embarque, com exceção se fizerem parte da estrutura da embalagem.

O procedimento, que vale tanto para a importação aérea quanto para a marítima, é apenas para a Alfândega de Manaus. Com a determinação, os agentes de carga precisam ficar atentos quanto  a prestação das informações de volumes no corpo do HBL/AWB. É preciso ter o cuidado de mencionar no campo especifico de volumes a quantidade total dispostas nos pallets.

Por exemplo, em um embarque com dois pallets com 100 caixas, a quantidade de volumes que deverá ser mencionada no campo especifico de volumes no AWB/HBL será de 100 caixas e não de dois pallets. O correto preenchimento é extremamente importante, pois as companhias aéreas, assim como os armadores, irão mencionar no mantra e mercante quantidade declarada neste campo.

O  Siscomex Mantra é um sistema de comércio exterior para acompanhamento de carga da Receita Federal para importações e exportações. O MantraNet automatiza a utilização do Siscomex Mantra fornecendo as informações de forma rápida, segura e online.  e mercante a quantidade declarada nesse campo.

Receita federal

Mais artigos

Blog

Estudantes de Psicologia da Uniavan fazem visita técnica na Allog

Estudantes de Psicologia da Uniavan, na disciplina de Estágio Básico em Gestão, realizaram uma visita técnica na Allog, em Itajaí, como parte das atividades previstas no componente curricular do curso. Graciele Milan, coordenadora de Recursos Humanos da Allog, explica que o objetivo da visita foi conhecer a atuação do psicólogo organizacional e também sobre o

Blog

Hub Ports: conheça os 10 maiores concentradores de carga do mundo

Fabricantes, fornecedores e compradores confiam nos serviços de transporte de contêineres para importar e exportar seus fretes. Com mais de 34 milhões de contêineres disponíveis no mundo, não é surpresa que os portos e, principalmente, os hub ports ocupem cada vez mais importância no serviço de transporte de mercadorias por meio de navios com alta capacidade,

Rolar para cima
Previous slide
Next slide