Receita Federal normatiza procedimentos sobre peso dos pallets na Alfândega de Manaus

Compartilhe esse artigo

Como parte das iniciativas para uniformizar procedimentos, a Receita Federal enviou um comunicado informando que o peso dos pallets poderão ser agregados ao peso da mercadoria conforme é feito atualmente. O comunicado esclarece, no entanto, que o pallet não poderá ser considerado como embalagem no ato do registro das Declarações de Importação, como também não poderão ser considerados como volumes do embarque, com exceção se fizerem parte da estrutura da embalagem.

O procedimento, que vale tanto para a importação aérea quanto para a marítima, é apenas para a Alfândega de Manaus. Com a determinação, os agentes de carga precisam ficar atentos quanto  a prestação das informações de volumes no corpo do HBL/AWB. É preciso ter o cuidado de mencionar no campo especifico de volumes a quantidade total dispostas nos pallets.

Por exemplo, em um embarque com dois pallets com 100 caixas, a quantidade de volumes que deverá ser mencionada no campo especifico de volumes no AWB/HBL será de 100 caixas e não de dois pallets. O correto preenchimento é extremamente importante, pois as companhias aéreas, assim como os armadores, irão mencionar no mantra e mercante quantidade declarada neste campo.

O  Siscomex Mantra é um sistema de comércio exterior para acompanhamento de carga da Receita Federal para importações e exportações. O MantraNet automatiza a utilização do Siscomex Mantra fornecendo as informações de forma rápida, segura e online.  e mercante a quantidade declarada nesse campo.

Receita federal

Mais artigos

Blog

Exportação de barcos é alternativa para fabricantes nacionais

A exportação de barcos está ajudando a impulsionar as vendas dos estaleiros brasileiros e encontram em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, o ambiente adequado para a movimentação deste tipo de carga. Carlos Alexandre Souza, gerente de Projetos e Cargas Especiais da Allog, aposta numa retomada de movimentação deste tipo de embarque de forma gradativa

Blog

Ganhador da bike da Allog vai voltar a pedalar

A sorte do analista de documentação do Porto Itapoá, Marcelo Lima Fresteiro, ficou conhecida durante a edição 2018 do Meeting Comex, realizada na Expovile, em Joinville, no último dia 18 de abril. Ele foi o vencedor do sorteio de uma bicicleta Soul, promovido pela Allog International Transport em parceria com a Soul Cycles, de Itajaí.

Rolar para cima