Contêiner flat rack: retroescavadeira anfíbia é transportada para a Guatemala

Compartilhe esse artigo

Você conhece as vantagens de transportar cargas de grandes dimensões em contêiner flat rack? O Grupo Allog concluiu com sucesso o transporte de uma retroescavadeira anfíbia do Brasil para a Guatemala, na América Central. A operação foi realizada em um contêiner flat rack, uma solução segura e eficiente para o transporte de cargas projeto.

O governo guatemalteco adquiriu duas retroescavadeiras, mas só uma delas pôde ser transportada em um navio ro-ro (quando a carga vai rodando até o seu interior). Isso porque as linhas deste tipo de embarcação ligando os dois países foram descontinuadas. O Grupo Allog apresentou uma proposta de embarcar o equipamento em um contêiner flat rack. Ele oferece mais opções de linhas e reduz o tempo de transporte.

contêiner flat rack

Planejamento diferenciado

Cargas pesadas, compridas ou de formato irregular que excedem as dimensões dos contêineres convencionais exigem um planejamento diferenciado para o transporte. Nessa situação, o embarque nos navios pode ser feito em contêiner flat rack, que têm apenas as duas paredes frontais e permite o carregamento pelo alto ou pelas laterais.

Uma vez que a carga foi colocada em um flat rack, cintas de amarração são usadas para fixá-la em vários pontos. O procedimento de amarração da carga é comparável ao de amarração da carga em um reboque-plataforma.

De Santos até a Guatemala

A operação de transporte teve início no porto de Santos, no litoral paulista. Contou com transbordo em Cartagena, na Colômbia, até o destino final, em Puerto Barrios, na Guatemala. O tempo total de transporte foi de 25 dias.

Carolina Frei, gerente de contas de Carga Projeto no Grupo Allog, explica que o transporte em navios flat rack é uma opção segura e eficiente para cargas projeto. “Em todos os casos, é feita uma análise para verificar a viabilidade da operação. Também é avaliada a disponibilidade de espaço no navio e do equipamento no terminal de contêiner vazio do armador na cidade ou porto de origem da carga”, afirma.

 

Contêiner flat rack

Mais artigos

Blog

Embarque de vinhos: a manta térmica e as medidas de contêiner

Para programar o embarque de vinhos, é sempre importante analisar se a quantidade de garrafas do pedido correspondem aos limites dos contêineres de 20’dry & 40’dry. Cada embarque tem suas particularidades e deve ser analisado por um profissional especializado. Este buscará a melhor solução logística para o transporte da bebida. Para lhe auxiliar, pontuamos abaixo

DUIMP
Blog

Receita Federal divulga vídeo sobre a implantação da Declaração Única de Importação (DUIMP)

A Receita Federal divulgou vídeo sobre a implantação da Declaração Única de Importação (DUIMP), um dos instrumentos do programa Portal Único de Comércio Exterior, principal iniciativa do governo brasileiro para desburocratização e modernização dos processos de exportação e importação. Na sua primeira fase, a DUIMP vai abranger operações realizadas por empresas certificadas como Operadores Econômicos

Rolar para cima
Previous slide
Next slide