Transporte marítimo brasileiro: ano traz boas perspectivas para o setor

Compartilhe esse artigo

O ano de 2019 traz boas expectativas para o transporte marítimo brasileiro. Considerando o mercado nacional e o volume de cargas movimentado em 2018 (afetado pela greve dos caminhoneiros), de acordo com Roberto Ruiz, Ocean Freight Manager da Allog, a tendência é de que a navegação na costa brasileira fique aquecida até dezembro. Em 2018, a movimentação de cargas marítimas na Allog, por exemplo, cresceu 19% na comparação com igual período do ano passado.

transporte marítimo brasileiro

Roberto explica que fatores como a atual variação cambial, que não afeta negativamente a importação e a exportação, associado à expectativa de uma safra boa de algodão, contribuirão para o aumento das exportações nacionais. “O crescimento existirá sim, porém limitado à capacidade máxima de oferta de espaço no mercado”, pontua. Ele lembra que, nos últimos 20 anos, o setor vem crescendo em razão do desenvolvimento global e da demanda por transporte de mercadorias. “Esse modal é o modal com maior competitividade em termos de custo”, acrescenta.

Neste sentido, a figura de um agente de cargas pode agregar valor aos exportadores, principalmente por oferecer uma gama de serviços integrados e desenvolver uma operação totalmente dedicada e exclusiva.

Fugir do overbooking

O especialista acrescenta que, como o overbooking no transporte marítimo brasileiro pode prejudicar os esforços de logística, o mais recomendado para fugir desta situação é ter regularidade e transparência. “Se o cliente apresenta uma regularidade em seus embarques, os armadores tem condições de se programarem e contar com aquela carga”, explica. “Cliente regular e frequente, com um baixo nível de shortfall, é sempre bem visto pelos armadores. Em momentos onde o espaço está restrito, essas características podem ser um grande diferencial”, completa.

Conforme o especialista da Allog, a principal novidade do transporte marítimo brasileiro nos próximos anos será à nova lei de combustíveis com baixo teor de enxofre (IMO 2020). A nova regulamentação obriga os armadores a utilizarem combustíveis com menor emissão de poluentes ou novas tecnologias de propulsão para que essa indústria seja menos agressiva ao meio ambiente.

transporte marítimo brasileiro

Mais artigos

Blog

Vinícolas gaúchas respondem por 90% das exportações de vinhos do Brasil

As vinícolas gaúchas correspondem a 90,1% das exportações brasileiras de vinhos e espumantes. Destes, 85% dos rótulos são elaborados na Serra Gaúcha, região considerada propícia para o cultivo de uvas, além de concentrar importantes vinícolas do mercado. A cidade de Farroupilha, por exemplo, detém a Indicação de Procedência (IP) para a produção da uva do

Blog

Saiba como gritar “gol” em vários idiomas

Que no Brasil se grita “gol“, todos nós sabemos. Mas e no resto do mundo? Como é que se comemora o mais esperado momento de uma partida? Por enquanto, nos bares e nos restaurantes a atração principal ainda é o cardápio. Mas em apenas 2 dias o olho vai crescer é na direção das TVs

Rolar para cima