Vinícolas gaúchas respondem por 90% das exportações de vinhos do Brasil

Compartilhe esse artigo

As vinícolas gaúchas correspondem a 90,1% das exportações brasileiras de vinhos e espumantes. Destes, 85% dos rótulos são elaborados na Serra Gaúcha, região considerada propícia para o cultivo de uvas, além de concentrar importantes vinícolas do mercado.

A cidade de Farroupilha, por exemplo, detém a Indicação de Procedência (IP) para a produção da uva do tipo moscato. O documento é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Nacional (Inpi) para atestar a qualidade da uva cultivada na região.

vinícolas gaúchas

Somente em 2018, as vinícolas gaúchas exportaram 445.876.2 mil litros de vinho. São Paulo, segundo colocado no ranking, vendeu 15.977.6 mil litros ao mercado internacional. O Paraná aparece em terceiro lugar com 12.091.7 mil litros vendidos ao exterior. Santa Catarina, que vem se destacando nos vinhos e espumantes de altitude, exportou 1.458.8 mil litros. Os dados são do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Prospecção internacional

Desde 2002, a promoção comercial dos vinhos e espumantes brasileiros no mercado externo desenvolvido entre o Ibravin e a Apex-Brasil, é realizada através do Wines of Brasil. O projeto conta, atualmente, com a participação de 45 vinícolas, entre elas as vinícolas gaúchas. Os mercados-alvo são os Estados Unidos, Reino Unido e China.

Nos últimos anos, cerca de 95% das empresas que aderiram à iniciativa conseguiram dar continuidade em suas exportações. Isso devido ao suporte e aos programas de capacitação oferecidos, além do trabalho setorial de consolidação da imagem dos rótulos nacionais no exterior.

Mais artigos

Desafio PedAllog: ciclistas somam distância de uma volta e meia na Terra

Um total de 62.328 quilômetros ou uma volta e meia ao redor da Terra. Essa foi a distância, se somadas todas as atividades de pedal dos 181 participantes do Desafio PedAllog, alcançada em 24 dias de ação. A competição contou com a participação de ciclistas de diferentes regiões do país e até do exterior. Promovido

Semana Cultural Allog traz logística de eventos para debate

Os desafios de gerir a logística de eventos de alguns dos maiores espetáculos culturais e esportivos do mundo ao redor da América Latina deixou a plateia atenta e entusiasmada no segundo dia da 4ª edição da Semana Cultural Allog. O tema foi foco do encontro com o diretor da Cargo Way, Rodrigo Picolli Catarino. A

Rolar para cima
Previous
Next