Vinícolas gaúchas respondem por 90% das exportações de vinhos do Brasil

Compartilhe esse artigo

As vinícolas gaúchas correspondem a 90,1% das exportações brasileiras de vinhos e espumantes. Destes, 85% dos rótulos são elaborados na Serra Gaúcha, região considerada propícia para o cultivo de uvas, além de concentrar importantes vinícolas do mercado.

A cidade de Farroupilha, por exemplo, detém a Indicação de Procedência (IP) para a produção da uva do tipo moscato. O documento é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Nacional (Inpi) para atestar a qualidade da uva cultivada na região.

vinícolas gaúchas

Somente em 2018, as vinícolas gaúchas exportaram 445.876.2 mil litros de vinho. São Paulo, segundo colocado no ranking, vendeu 15.977.6 mil litros ao mercado internacional. O Paraná aparece em terceiro lugar com 12.091.7 mil litros vendidos ao exterior. Santa Catarina, que vem se destacando nos vinhos e espumantes de altitude, exportou 1.458.8 mil litros. Os dados são do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Prospecção internacional

Desde 2002, a promoção comercial dos vinhos e espumantes brasileiros no mercado externo desenvolvido entre o Ibravin e a Apex-Brasil, é realizada através do Wines of Brasil. O projeto conta, atualmente, com a participação de 45 vinícolas, entre elas as vinícolas gaúchas. Os mercados-alvo são os Estados Unidos, Reino Unido e China.

Nos últimos anos, cerca de 95% das empresas que aderiram à iniciativa conseguiram dar continuidade em suas exportações. Isso devido ao suporte e aos programas de capacitação oferecidos, além do trabalho setorial de consolidação da imagem dos rótulos nacionais no exterior.

vinícolas gaúchas

Mais artigos

Ações

Deixe o carro, vá de bike!

Andar de bicicleta é bom para a saúde – tanto para a sua quanto a do trânsito – e dá mais disposição para o trabalho. Para contar com este alto astral entre os membros do time, a Allog International Transport está estimulando o uso deste meio alternativo de transporte. Para incentivar a prática de esportes,

Novidades

É hora de conversar!

A reunião em formato de semicírculo pode lembrar, em um primeiro momento, dinâmicas lúdicas de estudantes em sala de aula. O encontro, aliás, tem um objetivo tão nobre e específico quanto aquele: compartilhar informações dos clientes e aprender com as experiências dos colegas. O momento é dedicado ao programa CASE (C=Conversar, A=Alinhar; S=Servir, E=Egrégora) desenvolvido

Rolar para cima
Previous slide
Next slide