Você sabe exatamente qual é o papel do agente de cargas na logística internacional? Por mais que ferramentas online, softwares e novos marcos da tecnologia possam tornar a logística algo cada vez mais dinâmico. Transportar uma carga entre continentes exige experiência, conhecimento e contatos nacionais e internacionais.
Para imprimir inteligência a esse negócio, o ideal é contratar um agente de cargas (freight forwarder).
Empresa ou profissional que tem todas as condições de alocar sua carga – tanto em termos de serviço como de valores – poder de negociação e atendimento customizado para cada cliente. O agente de cargas está apto a fornecer todo o follow-up da carga de forma mais efetiva, assim coordenando desde a coleta na fábrica até a entrega no destino. E para isso, utilizando vários fornecedores para efetivar tal movimentação.
Os serviços oferecidos aos importadores e exportadores portanto, compreendem a contratação de frete internacional e nacional junto às agências marítimas, companhias aéreas e demais transportadores. Do mesmo modo, outros serviços envolvidos no transporte marítimo também são prestados pelos agentes de carga. Coordenação, consolidação e desconsolidação de cargas; armazenagem e distribuição de mercadoria; assessoria nas questões aduaneiras e fiscais; contratação de seguro; coleta e serviços logísticos.
A maior responsabilidade deste profissional, no entanto, é buscar soluções logísticas dentro do mercado. Como por exemplo, ter mais de uma opção de embarque para movimentar a carga quando o cliente precisa.
Dessa forma, quando utiliza o serviço do agente de carga, o cliente busca aperfeiçoar sua operação e evitar que problemas aconteçam.
Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, é fundamental ter uma equipe qualificada e motivada para que o serviço oferecido seja satisfatório.A quali dade da mão de obra permite ao agente de carga desenvolver o seu trabalho com segurança. Gerir informações assertivas com velocidade e trazer um serviço customizado para aumentar a competitividade dos clientes no mercado.
Artigo produzido por:
Carlos Alexandre Souza, Coordenador Comercial da Allog.