Agente de cargas – Por que contratar?

Compartilhe esse artigo

Você sabe exatamente qual é o papel do agente de cargas na logística internacional? Por mais que ferramentas online, softwares e novos marcos da tecnologia possam tornar a logística algo cada vez mais dinâmico. Transportar uma carga entre continentes exige experiência, conhecimento e contatos nacionais e internacionais.

agente de cargas

Para imprimir inteligência a esse negócio, o ideal é contratar um agente de cargas (freight forwarder).

Empresa ou profissional que tem todas as condições de alocar sua carga – tanto em termos de serviço como de valores – poder de negociação e atendimento customizado para cada cliente. O agente de cargas está apto a fornecer todo o follow-up da carga de forma mais efetiva, assim coordenando desde a coleta na fábrica até a entrega no destino. E para isso, utilizando vários fornecedores para efetivar tal movimentação.

Os serviços oferecidos aos importadores e exportadores portanto, compreendem a contratação de frete internacional e nacional junto às agências marítimas, companhias aéreas e demais transportadores. Do mesmo modo, outros serviços envolvidos no transporte marítimo também são prestados pelos agentes de carga. Coordenação, consolidação e desconsolidação de cargas; armazenagem e distribuição de mercadoria; assessoria nas questões aduaneiras e fiscais; contratação de seguro; coleta e serviços logísticos.

A maior responsabilidade deste profissional, no entanto, é buscar soluções logísticas dentro do mercado. Como por exemplo, ter mais de uma opção de embarque para movimentar a carga quando o cliente precisa.

Dessa forma, quando utiliza o serviço do agente de carga, o cliente busca aperfeiçoar sua operação e evitar que problemas aconteçam.

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, é fundamental ter uma equipe qualificada e motivada para que o serviço oferecido seja satisfatório.A quali dade da mão de obra permite ao agente de carga desenvolver o seu trabalho com segurança. Gerir informações assertivas com velocidade e trazer um serviço customizado para aumentar a competitividade dos clientes no mercado.


Artigo produzido por:
Carlos Alexandre Souza, Coordenador Comercial  da Allog.

 

Mais artigos

Frete aéreo: opção para importar cargas no final do ano

A medida que nos aproximamos da alta temporada, o frete aéreo pode ser a solução ideal para transportar cargas pelo mundo – ou pelo país – de forma rápida e segura. Neste período, aumenta principalmente a importação de produtos têxteis, eletrônicos e lúpulo para a produção de cerveja. Estatísticas da Allog apontam que, em 2017,

comércio internacional
Blog

Comércio internacional: os 10 países que mais importam do Brasil

A China continua sendo o principal destino das mercadorias brasileiras no comércio internacional. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, seguido de Argentina, Países Baixos (Holanda) e Chile. Alemanha, Espanha, México, Japão e Índia fecham a lista dos top 10 países para os quais o Brasil mais exporta, conforme dados do Ministério da Economia Indústria,

Rolar para cima
Previous
Next