Trem Maya: vagão é transportado até o México em logística especial

Compartilhe esse artigo

O transporte de um vagão de grandes dimensões está demandando uma operação logística especial entre o Brasil e o México, em uma movimentação planejada pelo Grupo Allog. O vagão de passageiros do Trem Maya pertence a um conjunto de 42 unidades construídas em diferentes configurações e trazido ao Brasil para testes de pressão na unidade da companhia em Taubaté, no interior de São Paulo. O trem pode operar a uma velocidade máxima de 160 km/h.

Carlos Souza, gerente técnico projetos do Grupo Allog, explica que a movimentação da carga exige logística especial desde a retirada da fábrica até a entrega no destino final, no México. A operação demanda a utilização de uma prancha de transporte estendida e peação diferenciada. Com a carga liberada pelos órgãos anuentes, o vagão foi transferido da prancha para um mafi-trailer de 72 pés e colocado a bordo do navio RO-RO ARC Resolve do armador Wallenius-Wilhelmsen.

Trem Maya

Por se tratar de uma carga com mais de 24 metros de comprimento, o vagão dependeu de licenças especiais para ser transportado da planta industrial, em Taubaté, até o porto de Santos. “Neste caso específico, foi necessário providenciar também a confecção de berços de madeira para apoiar o vagão no caminhão, evitando o contato direto da base do vagão com o piso, zelando pela segurança e integridade da carga”, detalha.

Alinhamento de etapas

Outra medida importante foi alinhar todas as etapas do transporte entre transportadora, armador e terminal para garantir o melhor resultado da operação. “O vagão também foi completamente enrolado em plástico para garantir uma maior proteção, visto que não há um contêiner ou qualquer outra estrutura protegendo a carga durante o transporte”, explica o profissional da Allog.

A prática é comum na movimentação de cargas especiais. Com previsão de desembarque 18 dias depois da saída de Santos, no Porto de Veracruz, o vagão ainda percorrerá 350 quilômetros até a cidade de Sahagun, no México. “Tivemos o cuidado de buscar parceiros experientes e capacitados para realizar os serviços necessários nesse tipo de transporte. Além disso, diversas reuniões de alinhamento foram feitas com todos os envolvidos na operação, visando analisar todos os pontos e mitigar riscos”, completa Carlos.

Trem Maya

O Trem Maya  

O Trem Maya é um projeto de 1.525 quilômetros de extensão que visa desenvolver e conectar o sudeste do México com a Península de Yucatán, representando um grande impulso para a mobilidade e o crescimento econômico nesta região do país. Ao todo, o projeto vai gerar 4.500 empregos diretos e 7.500 indiretos, resultando em um desenvolvimento econômico significativo para a comunidade envolvida.

 

Trem Maya

Mais artigos

energia solar
Geral

Energia solar será maior fonte de eletricidade do mundo até 2027

A energia solar fotovoltaica deverá se tornar a maior fonte de eletricidade do mundo até 2027, indica estudo da Agencia Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês). A estimativa é de que a potência acumulada da tecnologia quase triplique nos próximos cinco anos, chegando a -2,3 TW. O aumento do uso global de energia

Blog

Campanha de volta às aulas arrecada material escolar na Allog

O começo do ano letivo é sempre antecedido pela ansiedade da compra do material escolar, especialmente para as crianças. Mochila nova, cadernos, canetas coloridas e uma infinidade de lápis de cor movimentam a expectativa nas semanas que antecedem as aulas. Essa realidade, no entanto, não condiz com a de muitos estudantes. Com essa preocupação, voluntários

Rolar para cima
Previous slide
Next slide