Trem Maya: vagão é transportado até o México em logística especial

Compartilhe esse artigo

O transporte de um vagão de grandes dimensões está demandando uma operação logística especial entre o Brasil e o México, em uma movimentação planejada pelo Grupo Allog. O vagão de passageiros do Trem Maya pertence a um conjunto de 42 unidades construídas em diferentes configurações e trazido ao Brasil para testes de pressão na unidade da companhia em Taubaté, no interior de São Paulo. O trem pode operar a uma velocidade máxima de 160 km/h.

Carlos Souza, gerente técnico projetos do Grupo Allog, explica que a movimentação da carga exige logística especial desde a retirada da fábrica até a entrega no destino final, no México. A operação demanda a utilização de uma prancha de transporte estendida e peação diferenciada. Com a carga liberada pelos órgãos anuentes, o vagão foi transferido da prancha para um mafi-trailer de 72 pés e colocado a bordo do navio RO-RO ARC Resolve do armador Wallenius-Wilhelmsen.

Trem Maya

Por se tratar de uma carga com mais de 24 metros de comprimento, o vagão dependeu de licenças especiais para ser transportado da planta industrial, em Taubaté, até o porto de Santos. “Neste caso específico, foi necessário providenciar também a confecção de berços de madeira para apoiar o vagão no caminhão, evitando o contato direto da base do vagão com o piso, zelando pela segurança e integridade da carga”, detalha.

Alinhamento de etapas

Outra medida importante foi alinhar todas as etapas do transporte entre transportadora, armador e terminal para garantir o melhor resultado da operação. “O vagão também foi completamente enrolado em plástico para garantir uma maior proteção, visto que não há um contêiner ou qualquer outra estrutura protegendo a carga durante o transporte”, explica o profissional da Allog.

A prática é comum na movimentação de cargas especiais. Com previsão de desembarque 18 dias depois da saída de Santos, no Porto de Veracruz, o vagão ainda percorrerá 350 quilômetros até a cidade de Sahagun, no México. “Tivemos o cuidado de buscar parceiros experientes e capacitados para realizar os serviços necessários nesse tipo de transporte. Além disso, diversas reuniões de alinhamento foram feitas com todos os envolvidos na operação, visando analisar todos os pontos e mitigar riscos”, completa Carlos.

Trem Maya

O Trem Maya  

O Trem Maya é um projeto de 1.525 quilômetros de extensão que visa desenvolver e conectar o sudeste do México com a Península de Yucatán, representando um grande impulso para a mobilidade e o crescimento econômico nesta região do país. Ao todo, o projeto vai gerar 4.500 empregos diretos e 7.500 indiretos, resultando em um desenvolvimento econômico significativo para a comunidade envolvida.

 

Trem Maya

Mais artigos

Blog

Como obter uma cotação de frete rapidamente: conheça o caminho

Há mais informações relevantes no momento de obter uma cotação de frete do que apenas inserir o tamanho e o peso de sua mercadoria ao solicitar uma cotação ao parceiro logístico internacional. Uma cotação de frete eficiente depende de muitas variáveis. Se você errar nas informações da sua operação, sua logística pode demorar mais para

Blog

Semana Científica da Univali: Allog protagoniza parte da programação

A tramitação do mundo acadêmico para o mercado de trabalho pode ser um delimitador na carreira dos futuros profissionais. Atenta às necessidades do mercado empresarial e de olho na formação dos profissionais que estão entrando no mundo corporativo, a Allog participou, de 24 a 27 de junho, da Semana Científica e de Extensão da Escola

Rolar para cima
Previous slide
Next slide