Variação cambial no comércio exterior

Compartilhe esse artigo

Segundo o Banco Central, câmbio é a troca de moedas entre países diferentes. Em geral, qualquer operação que envolve transação financeira, tanto no Brasil como no exterior, é entendida como câmbio financeiro, como transferências, pagamentos e recebimentos. De acordo com o Infomoney, o fato de a maioria dos países do mundo ter uma moeda própria torna necessárias as operações de câmbio para a realização de transações de comércio exterior. Consequentemente, torna existente a variação cambial no comércio exterior também.

O dólar americano tem sido usado como a principal referência para a maioria das transações internacionais. A moeda americana aparece em três versões — comercial, turismo e paralelo —, cada uma delas atua em um mercado diferente e possui valores e usos específicos.

O dólar comercial é a cotação utilizada em transações comerciais no exterior, importação ou exportação por pessoa jurídica.

Diariamente, o Banco Central divulga as taxas médias praticadas no mercado interbancário, conhecida por taxa PTAX, que serve como referência e não como taxa obrigatória. Em 2016, de acordo com o Banco Central, a PTAX chegou a fechar em R$ 4,1558, o maior valor desde a criação do Real em 1994.

Variação cambial no comércio exterior

Como as negociações do comércio exterior são realizadas em moeda estrangeira e percebendo a instabilidade do mercado aliado às grandes variações cambiais, a ALLOG adotou como procedimento o recebimento dos comprovantes de pagamentos até às 13h30 no e-mail financeiro@allog.com.br. Recebendo o comprovante dentro deste horário, há tempo hábil para efetuar pagamentos aos fornecedores e garantir todo procedimento de liberação de carga, como entrega e retirada de toda documentação necessária.

CONHEÇA OS 7 PASSOS PARA O SUCESSO NA VARIAÇÃO CAMBIAL

Quando o setor financeiro não recebe o comprovante no horário adotado, não consegue identificar o pagamento e acelerar a continuação do processo ficando o cliente exposto a variação cambial do dia seguinte. A ALLOG trabalha com agente mundial exclusivo, onde centraliza os pagamentos, garantindo melhor taxa e maior eficácia nos controles dos processos.

A empresa visa não apenas assegurar os valores, mas também garantir agilidade e eficiência na continuidade do procedimento para que os clientes sejam atendidos com excelência e qualidade. Além disso, todas as manhãs, a partir das 10h30, a Allog disponibiliza em seu site as taxas do dólar e do Euro para facilitar o atendimento ao cliente.

Variação cambial no comércio exterior

Mais artigos

Meeting Comex 2024
Geral

Meeting Comex 2024: Projeção do frete aéreo é trazida pela Allog

Uma série de indagações ligadas ao comércio internacional  estarão na vitrine do Meeting Comex 2024. As variáveis econômicas e geopolíticas devem afetar o mercado de frete aéreo em 2024? Qual a tendência de comportamento do modal ao longo dos próximos meses? E qual o crescimento previsto nas rotas comerciais para o Brasil? O cenário da

Blog

Incoterms 2020: principais alterações

Os novos Incoterms 2020 já estão sendo elaborados pela Câmara Internacional de Comércio (ICC), órgão que os publica desde 1930. Nas últimas décadas, sempre houve uma revisão dos Incoterms coincidindo com o primeiro ano de cada um deles: 1990, 2000, 2010, que é a versão mais recente e que está atualmente em vigor. Os Incoterms 2020

Rolar para cima