Variação cambial no comércio exterior

Compartilhe esse artigo

Segundo o Banco Central, câmbio é a troca de moedas entre países diferentes. Em geral, qualquer operação que envolve transação financeira, tanto no Brasil como no exterior, é entendida como câmbio financeiro, como transferências, pagamentos e recebimentos. De acordo com o Infomoney, o fato de a maioria dos países do mundo ter uma moeda própria torna necessárias as operações de câmbio para a realização de transações de comércio exterior. Consequentemente, torna existente a variação cambial no comércio exterior também.

O dólar americano tem sido usado como a principal referência para a maioria das transações internacionais. A moeda americana aparece em três versões — comercial, turismo e paralelo —, cada uma delas atua em um mercado diferente e possui valores e usos específicos.

O dólar comercial é a cotação utilizada em transações comerciais no exterior, importação ou exportação por pessoa jurídica.

Diariamente, o Banco Central divulga as taxas médias praticadas no mercado interbancário, conhecida por taxa PTAX, que serve como referência e não como taxa obrigatória. Em 2016, de acordo com o Banco Central, a PTAX chegou a fechar em R$ 4,1558, o maior valor desde a criação do Real em 1994.

Variação cambial no comércio exterior

Como as negociações do comércio exterior são realizadas em moeda estrangeira e percebendo a instabilidade do mercado aliado às grandes variações cambiais, a ALLOG adotou como procedimento o recebimento dos comprovantes de pagamentos até às 13h30 no e-mail financeiro@allog.com.br. Recebendo o comprovante dentro deste horário, há tempo hábil para efetuar pagamentos aos fornecedores e garantir todo procedimento de liberação de carga, como entrega e retirada de toda documentação necessária.

CONHEÇA OS 7 PASSOS PARA O SUCESSO NA VARIAÇÃO CAMBIAL

Quando o setor financeiro não recebe o comprovante no horário adotado, não consegue identificar o pagamento e acelerar a continuação do processo ficando o cliente exposto a variação cambial do dia seguinte. A ALLOG trabalha com agente mundial exclusivo, onde centraliza os pagamentos, garantindo melhor taxa e maior eficácia nos controles dos processos.

A empresa visa não apenas assegurar os valores, mas também garantir agilidade e eficiência na continuidade do procedimento para que os clientes sejam atendidos com excelência e qualidade. Além disso, todas as manhãs, a partir das 10h30, a Allog disponibiliza em seu site as taxas do dólar e do Euro para facilitar o atendimento ao cliente.

Variação cambial no comércio exterior

Mais artigos

Blog

Tamara Simas Novais: amor pelo Comex desde cedo

Ainda na adolescência, eu acompanhava o cenário de comércio exterior brasileiro e me intrigava com as notícias sobre economia, balança comercial e logística internacional. Aquele universo chamava a minha atenção e, sem dúvida alguma, contribuiu para a decisão de cursar a faculdade de Comércio Exterior. Na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde me formei,

Blog

Customs Bond: por que os importadores americanos precisam dele?

Você já ouviu falar em Customs Bond no Comércio Exterior? Trata-se de um requisito obrigatório para importadores dos Estados Unidos, conforme os regulamentos da alfândega americana. Para isso, o importador deve obter uma fiança por meio de uma agência de garantia. O Customs Bond é dividido em Continuous Bond ou Single Bond. O Continuous Bond

Rolar para cima