Projeto em estudo em Itajaí e Navegantes pode ajudar a aumentar a competitividade dos portos brasileiros

Compartilhe esse artigo

O governo quer reduzir custos e aumentar a competitividade dos portos brasileiros através do Projeto “Análise de intervalos de tempos de trâmites processuais e de movimentação de cargas na exportação e na importação pelo modal marítimo”, em execução dos portos de Itajaí e Navegantes (SC). O projeto é uma iniciativa da Aliança Procomex, em parceira com o Mistério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MIDC), Unesco e Receita Federal. Posteriormente, deverão ser elaboradas propostas para melhorar os processos de importação e exportação no país. Em Itajaí, a Allog International Tranport é uma das empresas convidadas a participar do estudo.

Segundo o coordenador executivo do Instituto Aliança Procomex, John Mein, depois das melhorias de processo com a introdução do Portal Siscomex, as próximas oportunidades de aumento da competitividade dos produtos brasileiros passam pela melhoria dos processos nos pontos de fronteira.

Projeto em estudo em Itajaí

Neste primeiro momento, o projeto está analisando os tempos de exportação e importação nos terminais locais com foco nos portos brasileiros. Em Itajaí e Navegantes estão sendo trabalhados os fluxos atuais de exportação e importação de cargas em contêiner. Nesses, diversos subprocessos, como a devolução de embalagem de madeira com ocorrências e o despacho antecipado na exportação estão sendo abordados.

Com o cruzamento de informações, o Instituto Procomex elaborará um relatório que será entregue à Unesco e aos órgãos federais envolvidos no trabalho. O conteúdo também será enviado às empresas envolvidas no estudo de acordo com a sua participação. “O envolvimento das empresas do setor ajuda a deixar o debate mais tangível sobre o que realmente acontece no mercado”, explica o diretor de operações da Allog, Rodrigo Hauck.

userArtigo produzido por:
Rodrigo Hauck, Diretor de Operações da Allog.

Projeto em estudo em Itajaí

Mais artigos

indústria têxtil
Geral

Intermodal South América 2022 contará com participação do Grupo Allog

A Intermodal South América 2022 terá a participação de um novo expositor na área de agenciamento de cargas. O Grupo Allog – que acaba de completar 20 anos junto ao mercado de logística internacional – participa, pela primeira vez, da maior feira de transporte e logística da América do Sul entre 15 e 17 de

Blog

Allog realiza doações para ajudar no combate ao coronavírus

A Allog, empresa especializada em logística internacional, realizou uma doação equivalente a 60 mil máscaras faciais para hospitais e órgãos de saúde de Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, estados onde a empresa possui seus escritórios. Com intuito de auxiliar no combate à propagação do coronavírus (Covid 19), a empresa beneficiou o

Rolar para cima