Projeto em estudo em Itajaí e Navegantes pode ajudar a aumentar a competitividade dos portos brasileiros

Compartilhe esse artigo

O governo quer reduzir custos e aumentar a competitividade dos portos brasileiros através do Projeto “Análise de intervalos de tempos de trâmites processuais e de movimentação de cargas na exportação e na importação pelo modal marítimo”, em execução dos portos de Itajaí e Navegantes (SC). O projeto é uma iniciativa da Aliança Procomex, em parceira com o Mistério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MIDC), Unesco e Receita Federal. Posteriormente, deverão ser elaboradas propostas para melhorar os processos de importação e exportação no país. Em Itajaí, a Allog International Tranport é uma das empresas convidadas a participar do estudo.

Segundo o coordenador executivo do Instituto Aliança Procomex, John Mein, depois das melhorias de processo com a introdução do Portal Siscomex, as próximas oportunidades de aumento da competitividade dos produtos brasileiros passam pela melhoria dos processos nos pontos de fronteira.

Projeto em estudo em Itajaí

Neste primeiro momento, o projeto está analisando os tempos de exportação e importação nos terminais locais com foco nos portos brasileiros. Em Itajaí e Navegantes estão sendo trabalhados os fluxos atuais de exportação e importação de cargas em contêiner. Nesses, diversos subprocessos, como a devolução de embalagem de madeira com ocorrências e o despacho antecipado na exportação estão sendo abordados.

Com o cruzamento de informações, o Instituto Procomex elaborará um relatório que será entregue à Unesco e aos órgãos federais envolvidos no trabalho. O conteúdo também será enviado às empresas envolvidas no estudo de acordo com a sua participação. “O envolvimento das empresas do setor ajuda a deixar o debate mais tangível sobre o que realmente acontece no mercado”, explica o diretor de operações da Allog, Rodrigo Hauck.

userArtigo produzido por:
Rodrigo Hauck, Diretor de Operações da Allog.

Projeto em estudo em Itajaí

Mais artigos

Blog

Saiba tudo sobre a NCM (Nomeclatura Comum do Mercosul)

Criada para facilitar a identificação de produtos no comércio exterior pelos países que compõem o bloco do Mercosul (atualmente formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) foi adotada para fomentar o crescimento do comércio internacional. A NCM também facilita a criação e comparação de estatísticas, além de elaborar tarifas de

ferrovias brasileiras
Geral

Ferrovias brasileiras: investimentos podem melhorar logística do país

Por que as ferrovias brasileiras ainda engatinham quando o assunto é desenvolvimento da logística interna? O país tem um planejamento efetivo para avançar em uma rede de trilhos mais estruturada? Ferrovias do Brasil Por sua imensidão territorial e posição como grande produtor de commodities agrícolas e minerais, o Brasil reconhece no transporte ferroviário um potencial

Rolar para cima