10 fatos sobre a Rússia que você desconhece

Compartilhe esse artigo

Os olhos de todas as nações se voltarão para o maior evento do futebol do mundo a partir de junho. E torcedores de todo o planeta se preparam, cada um à sua maneira e superstição, para assistir os jogos de seu país. No Brasil, o Mundial sempre motivou o nacionalismo. A competição é talvez um dos únicos momentos em que os quatro cantos do país se juntam cantando o coro ‘Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor’.

A torcida vibra e não poupa esforços para ver sua seleção fazer um belo gol. Há quem diga que o futebol é brasileiro, que transformamos um simples jogo em arte, em show. Dessa vez, todos os malucos por bola irão acompanhar a magia de nossos extraordinários atletas na Rússia. A gente já espera o frio, no entanto, para a época dos jogos, o calor foi escalado e poderá chegar até 30º.

10 fatos sobre a Rússia que voçê desconhece
 

Para conhecer um pouco mais sobre a cultura e política do país por onde andarão nossos atletas, a dica é a obra História Concisa da Rússia, publicada pela Edipro. Para quem vai acompanhar de pertinho o Mundial 2018, elencamos alguns fatos sobre a cultura, a economia e o futebol do país:

1) Nos primeiros 8 ou 9 séculos de existência, a Rússia não conquistou muita população, sendo considerado um país de florestas setentrionais.

2) O Teatro de Arte de Moscou foi o primeiro grande teatro russo que não era imperial.

3) Durante muito tempo houve o monopólio da vodka, o que trouxe muitos conflitos comerciais.

4) Na década de 90 houve um grande aumento na taxa de mortalidade devido a vodka, fruto do desespero e do álcool barato importado.

5) Os números oficiais investido para a competição são: US$ 11 bilhões em estádios, linhas de metrô de alta velocidade, rede hoteleira e em mobilidade. E ainda deram um plus de US$ 325 milhões para as demais despesas.

6) O Estádio Lujniki (Moscou) é o maior estádio da competição e, provavelmente, o palco da grande final. A capacidade oficial é de 84.745 lugares, mas recebeu 130 mil pessoas nos Jogos Olímpicos de 1980.

7) O VKontakte é uma rede social que só é utilizada por lá. Tem mais de 340 milhões de perfis, sendo que 1 milhão dessas contas são brasileiras.

8) O Natal é comemorado pelos russos em 7 de janeiro. Isso se dá porque eles seguem o calendário juliano, “atrasado” em 13 dias em relação ao calendário gregoriano.

9) É proibido americanos adotarem crianças russas. A medida foi adotada em represália à decisão americana de punir responsáveis por violações dos direitos humanos na Rússia.

10) Eles não ligam muito para o futebol. Em uma pesquisa feita pela WCIOM (Russia Public Opinion Research Center), com 1.600 pessoas de 46 regiões diferentes, 73% dos entrevistados russos é indiferente ao futebol.

 

VEJA TAMBÉM:

Baixe seu E-Book gratuito Dicionário do COMEX – versão 2018 – AQUI

10 fatos sobre a Rússia que voçê desconhece

Mais artigos

comércio internacional
Blog

Comércio internacional: os 10 países que mais importam do Brasil

A China continua sendo o principal destino das mercadorias brasileiras no comércio internacional. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, seguido de Argentina, Países Baixos (Holanda) e Chile. Alemanha, Espanha, México, Japão e Índia fecham a lista dos top 10 países para os quais o Brasil mais exporta, conforme dados do Ministério da Economia Indústria,

René Genofre
Geral

René Genofre é o novo diretor do Departamento Aéreo do Grupo Allog

Um dos profissionais mais experientes do mercado logístico é o novo diretor do departamento aéreo do Grupo Alllog. Com quase três décadas de experiência no Comércio Exterior – a maior parte focada no segmento de carga aérea – René Genofre chega para reforçar e desenvolver novas estratégias para o modal na empresa. Com uma bagagem

Rolar para cima
Previous slide
Next slide