Agente de carga: por que usar em operações internacionais?

Compartilhe esse artigo

Agente de carga e o seu papel na logística internacional. Contêineres de transporte de mercadorias de exportação e importação são componentes chave para muitos negócios lucrativos. Os envios internacionais podem apresentar grandes oportunidades de negócios. Por outro lado, podem parecer assustadores. O processo, a papelada e os regulamentos envolvidos no comércio internacional são, a princípio, intimidantes.

No entanto, você pode ser um remetente internacional de sucesso sem se envolver na logística. Contudo, é justamente para isso que existe o agente de carga. Um bom serviço de agenciamento de carga pode economizar, portanto, tempo e dores de cabeça em potencial. Da mesma forma, também fornece transporte confiável de produtos a preços competitivos. O envolvimento do agente de carga no exterior é um ativo fundamental às empresas que lidam com transporte de mercadorias.

agente de carga

Como o serviço é customizável às necessidades do cliente, irá aproximar o exportador de um parceiro para assessorar com conhecimento. Do mesmo modo, o importador, do outro lado do mundo, terá suporte de uma equipe para assessorar a sua parte na gestão logística internacional. Isso é especialmente útil quando os recursos internos não são versados nos procedimentos de envio internacional e contarem com estrutura na origem.

Organização da logística no agente de carga

De acordo com Silvia Cantelli, coordenadora de Marketing da Allog, o agente de carga é um ator importante no comércio exterior. É uma espécie de consultor logístico nos negócios internacionais. Ele organiza o envio de mercadorias e usa todo o conhecimento do mercado por meio de demandas dos múltiplos clientes. Dessa forma, consegue trabalhar com tarifas de fretes competitivas e oferecer serviços customizados ao mercado.

O agente de carga também pode lidar com seguro de frete internacional e fazer operações de logística integrada de porta a porta. “Além disso, as operações no comércio exterior demandam uma rede de parceiros de confiança. Ele trabalha com as particularidades das operações de compra e venda entre os países”, acrescenta Tiago. Ele explica que cada país tem suas exigências e particularidades para fazer negócios. “Contar com um parceiro com know how no seu segmento e que tenha uma rede sólida no país de origem irá trazer diversos benefícios. Entre eles estão a eficiência na operação, velocidade de informação e facilidade na resolução de possíveis travas”, acrescenta.

Redução de custos

Um agente de carga também pode ser um parceiro importantíssimo para as operações. Ele pode otimizar tempo de trânsito, ter opções de serviços e tentar redução de valores. Dessa forma, o objetivo é garantir uma cadeia logística competitiva para colocar os produtos nas lojas dentro do prazo. Bem como, com custos que garantam o sucesso financeiro da operação.

Operações de logística integrada se responsabilizam em retirar o produto da porta da fábrica do fornecedor no país de origem da mercadoria para entregá-la no destino, definido pelo importador. “Ter estrutura de armazenagem e dispor de profissionais experientes no país de origem facilitam as operações de importação”, destaca Tiago. Devido ao fato de terem muitos provedores no mesmo país ou região geográfica, é comum entre os importadores de varejo usarem agente de carga para alinhar suas operações de logística internacional.

Lead time mais curtos

Para maximizar operações logísticas é recomendado usar a estrutura de um parceiro logístico que possa fornecer serviços diversos. Entre estes serviços está o de consolidação de cargas e armazenagem. Assim, as compras de vários fornecedores podem ser recebidas, unitizadas e consolidadas para maximizar a operação. Por outro lado, o tempo de entrega das mercadorias ao mercado tem reduzido, com pressão para lead time menores. “Cada vez mais se procura por lead times mais curtos, com redução de custos e transparência no fluxo de informações”, enfatiza.

O fato de ter muitos clientes e cruzar informações entre segmentos faz com que a Allog agregue resultados importantes. Além disso, a empresa conta com um time experiente de colaboradores com visão geral da logística mundial.

 

agente de carga

Mais artigos

Blog

Chiara Pasqualini: um caso de amor com o Comércio Exterior

Costumo dizer que eu escolhi o comércio exterior e ele me escolheu, em uma relação de amor mútuo. Minha trajetória na área começou cedo, aos 18 anos, no meu primeiro emprego. Como eu estava finalizando o curso técnico em comércio exterior e já tinha um bom conhecimento em inglês, comecei a auxiliar nos processos de

Transporte aéreo internacional
Ações

Transporte aéreo internacional vai movimentar US$ 6,2 trilhões em 2018

Um total de US$ 6,2 trilhões em cargas serão transportados, em valor de mercadorias, por aviões até o final de 2018 no mundo. Somente no Brasil, o setor aéreo gera nada menos que 1,1 milhão de empregos, envolvendo 128 aeroportos em todos os estados do país. Dados como este foram trazidos pelo gerente comercial da

Rolar para cima
Previous slide
Next slide