Brunello conquista status DOCG

Compartilhe esse artigo

O Brunello di Montalcino foi o primeiro vinho na Itália a receber o famoso status DOCG (denominação de origem controlada e garantida) por diretrizes rigorosas de controle de qualidade. O território é bem definido e compacto em 4.700 acres de vinhedos, praticamente sem espaço para expansão. O Brunello também se beneficia do que muitos reconhecem como a melhor associação de produtores na Itália.

Brunello di Montalcino

O Consorzio possui 100% de participação (cada engarrafador no território paga taxas e é um membro ativo) e representa um grupo unificado e dinâmico. As condições ambientais também diferenciam Montalcino. Localizado a 70 milhas ao sul de Florença, a área densamente florestada é mais seca e mais quente que o Chianti e a fruta atinge o máximo amadurecimento para vinhos mais cheios e mais poderosos (geralmente com mais de 14% de álcool).

A proximidade do mar permite uma melhor ventilação e noites mais frias, enquanto o Monte Amiata, a Sudeste, forma uma barreira natural contra o clima severo e o granizo.

Faça sua inscrição aqui.

 

Brunello di Montalcino

Mais artigos

Blog

Exportações de tabaco: Brasil projeta alta em 2021

As exportações de tabaco do Brasil devem apresentar acréscimo de 2,1% a 6% no volume e de 6,1% a 10% no valor em dólares em relação a 2020. No ano passado, foram exportadas 514 mil toneladas, totalizando US$ 1,638 bilhão em divisas. Os números fazem parte do resultado da pesquisa realizada pela Deloitte a pedido

Blog

Vinícola Pericó: destaque na produção de vinhos e espumantes premiados

Santa Catarina vem ganhando destaque na produção de vinhos e espumantes que têm conquistados prêmios nacionais e internacionais. De quebra, ainda ajudam a  movimentar a economia de algumas regiões do Estado. Conhecer vinícolas como a Vinícola Pericó e degustar bons vinhos é um programa que ganha espaço com o crescimento do enoturismo estadual. Os visitantes

Rolar para cima
Previous slide
Next slide