Andreia Oliveira Rossi: liderança feminina na gestão financeira

Compartilhe esse artigo

Criatividade, talento, dedicação, conhecimento e horas de trabalho intenso são alguns dos pilares em comum na trajetória inspiradora das mulheres que trabalham na Allog. Especializada em transporte internacional de cargas, a empresa tem, atualmente, um quadro de 194 colaboradores, dos quais 109 são mulheres, ou seja, 56% da equipe. Destas, 15 ocupam cargos de gestão.

Eu, como a atual gerente administrativo financeiro da companhia, sou uma delas. Também sou uma das representantes femininas no Conselho Consultivo da Allog. Este conselho tem o objetivo de discutir sobre as formas de aumentar a eficiência de processos e a produtividade com estratégias e melhores práticas de gestão. Graduada em Ciências Contábeis, inclusive, sou uma das colaboradoras mais antigas da companhia: iniciei em 2003 com pouca experiência no Comércio Exterior e na área financeira.

Andreia Oliveira Rossi

O dia-a-dia na empresa, os erros e os acertos foram meus grandes professores. Eram muitas horas de trabalho, de contas, de esforço e também de descobertas. Aqui somos instigadas a estar em constante movimento. Na Allog, as mulheres têm voz ativa, somos empoderadas e cobradas, pois acreditam em nosso potencial.

Além de gerenciar as operações financeiras e administrativas da companhia, preciso estar permanentemente atenta ao mercado financeiro, principalmente o cambial. Sou eu também que faço a gestão orçamentária, fluxo de caixa e controladoria, sob uma análise criteriosa do cenário econômico do país.

Mas, sem dúvida, nos 18 anos que atuo na Allog, onde também já fui gerente de TI, a coordenação administrativa e financeira no início da empresa foi o meu principal desafio. Na época, ainda sem formação acadêmica na área, o cargo demandava um enorme trabalho operacional, com menor tempo para análise estratégica. Foi necessário emergir e conhecer profundamente a visão fiscal e contábil sobre o agente de carga, no complexo cenário de comércio exterior.

Atualmente, o que mais atrai a profissional do Comex é a dinâmica constante com os países e a possibilidade de encontrar soluções logísticas que vão gerar o crescimento de exportadores e importadores. Afinal, vivenciamos, cada vez mais, a importância que o setor tem para a economia mundial e para a vida de todos.

>>> Confira também o perfil de Maria Cândida Guedes.

Andreia Oliveira Rossi

Mais artigos

Blog

Ganhador da bike da Allog vai voltar a pedalar

A sorte do analista de documentação do Porto Itapoá, Marcelo Lima Fresteiro, ficou conhecida durante a edição 2018 do Meeting Comex, realizada na Expovile, em Joinville, no último dia 18 de abril. Ele foi o vencedor do sorteio de uma bicicleta Soul, promovido pela Allog International Transport em parceria com a Soul Cycles, de Itajaí.

Blog

Hub Ports: conheça os 10 maiores concentradores de carga do mundo

Fabricantes, fornecedores e compradores confiam nos serviços de transporte de contêineres para importar e exportar seus fretes. Com mais de 34 milhões de contêineres disponíveis no mundo, não é surpresa que os portos e, principalmente, os hub ports ocupem cada vez mais importância no serviço de transporte de mercadorias por meio de navios com alta capacidade,

Rolar para cima
Previous slide
Next slide