Frete aéreo: opção para importar cargas no final do ano

Compartilhe esse artigo

A medida que nos aproximamos da alta temporada, o frete aéreo pode ser a solução ideal para transportar cargas pelo mundo – ou pelo país – de forma rápida e segura. Neste período, aumenta principalmente a importação de produtos têxteis, eletrônicos e lúpulo para a produção de cerveja. Estatísticas da Allog apontam que, em 2017, o volume de importações com frete aéreo cresceu 10% na comparação com 2016. Em 2018, aumentou 5% em relação ao ano anterior.

“No ano passado o desempenho foi impactado pela guerra comercial entre EUA e China, bem como pela indefinição do Brexit. Isso gerou um ambiente de desaceleração no mercado global derivado da queda dos investimentos e produção. Isso é percebido com maior intensidade em 2019”, aponta Silvano Santos, coordenador de frete aéreo da companhia.

frete aéreo

Períodos de pico

O coordenador explica que é importante levar em consideração o período do ano (Ano Novo Chinês, demandas de Natal, Black Friday e lançamentos de eletrônicos) para determinar o modal a ser utilizado nas cargas de importação para o Brasil. Segundo Silvano, empresas que não fizeram uma programação acurada podem optar pelo frete aéreo para atender a demanda destas datas.

“Além de garantir velocidade no tempo de trânsito e maior segurança operacional, também atinge regiões mais longínquas do território nacional. Isso traz versatilidade logística para os importadores”, completa. O quarto semestre é o período de maior pico na movimentação de cargas no frete aéreo, justamente por ocorrer forte demanda de equipamentos eletrônicos.

frete aéreo

Entenda aqui porque é importante CONTRATAR UM AGENTE DE CARGAS PARA O TRANSPORTE AÉREO.

Procedimentos padrões

Desde 2015, foi regulamentada a entrada de embalagens de madeira pela IN 32. Ela estabelece procedimentos de fiscalização e certificação fitossanitária de embalagens, suportes ou peças de madeira. Estas devem ser devidamente fumigados, impactando diretamente as importações. “Ainda percebemos muita importação em desacordo à normatização, gerando grandes transtornos e custos para importador e exportador”, destaca.

Ficar atento à documentação, informando sempre os dados precisos da carga, com identificação de produtos perigosas e os certificados de cargas com grau de periculosidade são pontos que os exportadores precisam estar atentos. “Em casos de embarques prepaid (pré pagos), quando a decisão do frete fica a cargo do exportador, orientamos o cliente para que fique atento a alguns serviços das companhias aéreas com históricos recorrentes de rolagem e perdas de cargas em épocas de peak season. O objetivo é resguardar a segurança operacional e evitar o descumprimento de prazos aos importadores”, acrescenta Silvano.

Precisa contratar serviço de FRETE AÉREO PARA TRAZER CARGA NO FINAL DO ANO?

frete aéreo

Mais artigos

Blog

Allog mantém certificação ISO 9001 por mais um ano

A Allog acaba de manter a certificação ISO 9001 por mais 1 ano. O selo é um reconhecimento da condução dos processos na gestão da empresa. De acordo com a analista de qualidade da companhia, Mariana Luize Paulo, a certificação melhora a capacidade e a imagem da empresa perante ao mercado, a retenção de talentos,

Rolar para cima
Previous slide
Next slide