Importação para a indústria cervejeira: cresce demanda para o verão

Compartilhe esse artigo

O calor pode incomodar muita gente no verão, mas é especialmente benéfico para o setor de importação da indústria cervejeira. Conforme aumenta a perspectiva de consumo para a temporada, cresce também a importação de insumos para a fabricação da bebida. Números do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços mostram que, de janeiro a setembro deste ano, a importação de malte inteiro ou partido não torrado – um dos quatro componentes básicos para a produção da bebida, junto com lúpulo, levedura e água – cresceu 41,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O malte que chega ao Brasil vem de países como Argentina Uruguai, Bélgica, França, Alemanha, Ucrânia, Rússia, Espanha e Austrália. Segundo dados da Embrapa, a produção nacional de cevada atende aproximadamente 40% do consumo de malte da indústria. Grandes maltarias trabalham com malte brasileiro e importado. Mesmo os pequenos fabricantes têm acesso à matéria-prima importada, seja de forma direta ou comprando no mercado nacional via importadoras.

importação para indústria a cervejeira

Caroline Ferlin, coordenadora de Importação Marítima da Allog, explica que para atender a demanda do consumo de cerveja no verão, a importação para a indústria cervejeira começa a aumentar já partir do segundo semestre do ano. Segundo Caroline, as estratégias de companhias que possuem atuação fora do Brasil podem impactar nossa demanda de importação e exportação. Isso porque precisam remanejar nesses mercados a disponibilidade de rótulos/marcas.

A demanda de importação para a indústria cervejeira, no entanto, não se restringe à matéria-prima para a elaboração de bebidas. Também inclui produtos como embalagens em suas diversas formas, rótulos e tampas. A cerveja para o brasileiro é a bebida do ano inteiro, mas 60% das vendas anuais estão concentradas entre novembro e abril. O período é considerado verão expandido, segundo a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe). Dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CerveBrasil) apontam para uma produção anual de 14,1 bilhões de litros por ano no país.

Quer saber mais sobre IMPORTAÇÃO DE CERVEJA? Confira aqui.

importação para a indústria cervejeira

Mais artigos

Blog

A logística para chegar na Rússia

Se você pretende assistir aos jogos da Copa do Mundo 2018, precisa saber que, apesar da logística para chegar à Rússia não ser uma das mais fáceis, existem várias opções de voos para quem está planejando acompanhar a seleção canarinho na competição (confira a relação abaixo). A primeira informação a saber é que não existem

Ações

Chocotones da Padaria SOS Vida Jovem são presentes especiais para o Natal

Quer praticar o espírito de solidariedade e a importância de investir em ações e projetos sociais, mas não sabe como? A Allog International Transport já escolheu a receita que vai utilizar nos seus panetones e chocotones que distribuirá neste fim de ano. Eles sairão dos fornos da “Padaria SOS Vida Jovem”, cujos recursos são aplicados

Rolar para cima