Incoterm FCA – Entenda as responsabilidades

Compartilhe esse artigo

No incoterm FCA o vendedor completa suas obrigações quando entrega a mercadoria, desembaraçada para a exportação, aos cuidados do transportador internacional indicado pelo comprador, no local determinado.

  • A partir daquele momento, cessam todas as responsabilidades do vendedor, ficando o comprador responsável por todas as despesas e por quaisquer perdas ou danos que a mercadoria possa vir a sofrer.
  • O local escolhido para entrega é muito importante para definir responsabilidades quanto à carga e descarga da mercadoria: se a entrega ocorrer nas dependências do vendedor, este é o responsável pelo carregamento no veículo coletor do comprador; se a entrega ocorrer em qualquer outro local pactuado, o vendedor não se responsabiliza pelo descarregamento de seu veículo.
  • O comprador poderá indicar outra pessoa, que não seja o transportador, para receber a mercadoria. Nesse caso, o vendedor encerra suas obrigações quando a mercadoria é entregue àquela pessoa indicada.
  • Este termo pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte.
Incoterm FCA
 

As responsabilidades ficam assim divididas:

Incoterm FCA no país de origem (país do vendedor):

  • EmbalagemVendedor
  • Identificação Vendedor
  • Carga no domicílio do vendedorVendedor
  • Carga em outro localComprador
  • Transporte dentro do país de origemVendedor
  • Seguro no país de origemVendedor
  • Direitos de exportaçãoVendedor
  • InspeçãoComprador e Vendedor
  • PeritagemComprador e Vendedor
  • Burocracias alfandegárias Vendedor
  • ArmazenamentoComprador
  • Despesas com o embarqueComprador
  • EstivaComprador

Incoterm FCA entre o país de origem e o país de destino:

  • TransporteComprador
  • Seguro internacionalComprador

Incoterm FCA no país de destino (país do comprador):

  • DescargaComprador
  • ManuseioComprador
  • ArmazenagemComprador
  • Burocracias alfandegáriasComprador
  • Direitos na importaçãoComprador
  • Transporte dentro do país de destinoComprador
  • Seguro no país de destinoComprador
  • Descarga da mercadoriaComprador

Incoterms é a abreviatura do inglês (International Commercial Terms), que em português significa “Termos Internacionais de Comércio”. Todavia, trata-se de normas padronizadas que regulam aspectos diversos do comércio internacional. Portanto, são regras que determinam quem paga o frete da mercadoria, o seu ponto de entrega e quem deve fazer o seguro, entre outras coisas.

Acesse – Tudo o que você precisa saber sobre Incoterms – e fique por dentro!

>>> Faça Download Gratuito Do Ebook: INCOTERM
Incoterm FCA

 

Saiba mais sobre:
INCOTERM CPT: Carriage Paid To – Transporte Pago Até (local de destino nomeado)
– INCOTERM CIP: Carriage And Insurance Paid To – Transporte E Seguro Pagos Até (local de destino nomeado)
– INCOTERM DAP: Delivered At Place – Entregue No Local (local de destino nomeado)
– INCOTERM DDP: Delivered Duty Paid – Entregue Com Direitos Pagos (local de destino nomeado)
– INCOTERM FAS: Free Alongside Ship – Livre Ao Lado Do Navio (porto de embarque nomeado)
– INCOTERM CFR: Cost And Freight – Custo E Frete (porto de destino nomeado)
– INCOTERM CIF: Cost Insurance And Freight – Custo, Seguro da Carga E Frete (porto de destino nomeado)
– INCOTERM FOB: Free On Board – Livre A Bordo (porto de embarque nomeado)
– INCOTERM EXW: Ex Works – Na Origem (local de entrega nomeado)

Incoterm FCA

Mais artigos

Blog

Só oito países venceram a Copa do Mundo

Apesar de já terem sido disputadas 20 Copas do Mundo, só oito seleções conseguiram ser campeãs: Brasil com 5 títulos, Alemanha e Itália com 4, Argentina com 2, Uruguai com 2, e Espanha, França e Inglaterra, uma vez cada. Uruguai e Inglaterra só conseguiram ser campeões na época da Taça Jules Rimet. Argentina, França e

Blog

Conquista da OEA: as transformações da Allog para a certificação

O reconhecimento por um mérito costuma exigir empenho e uma dose extra de transformação. Na Allog, a conquista da OEA (Operador Econômico Autorizado) não foi diferente. Uma empresa certificada OEA Segurança (OEA-S) precisa ter padrões diferenciados de compliance e aprimorar seus controles aduaneiros de forma continuada, por meio de gestão de riscos. Para ser tornar um

Rolar para cima
Previous slide
Next slide