Incoterm CIF – Entenda as responsabilidades

Compartilhe esse artigo

No incoterm CIF a responsabilidade sobre a mercadoria é transferida do vendedor para o comprador no momento da transposição da amurada do navio no porto de embarque.

  • O vendedor é o responsável pelo pagamento dos custos e dos fretes necessários para levar a mercadoria até o porto de destino indicado.
  • O comprador deverá receber a mercadoria no porto de destino e, daí para frente, se responsabilizar por todas as despesas.
  • O vendedor é responsável pelo desembaraço das mercadorias para exportação.
  • O vendedor deverá contratar e pagar o prêmio de seguro do transporte principal.
  • O seguro pago pelo vendedor tem cobertura mínima, de modo que compete ao comprador avaliar a necessidade de efetuar seguro complementar.
  • Os riscos a partir da entrega (transposição da amurada do navio) são do comprador.
  • Cláusula utilizável exclusivamente no transporte aquaviário (marítimo, fluvial ou lacustre).
Incoterm CIF
 

As responsabilidades ficam assim divididas:

CIF no país de origem (país do vendedor):

  • Embalagem – Vendedor
  • Identificação – Vendedor
  • Carga na origem – Vendedor
  • Transporte dentro do país de origemVendedor
  • Seguro no país de origemVendedor
  • Direitos de exportaçãoVendedor
  • InspeçãoVendedor e Comprador
  • PeritagemVendedor e Comprador
  • Burocracias alfandegáriasVendedor
  • ArmazenamentoVendedor
  • Despesas com o embarqueVendedor
  • EstivaVendedor

Incoterm CIF entre o país de origem e o país de destino:

  • TransporteVendedor
  • Seguro internacionalVendedor

Incoterm CIF no país de destino (país do comprador):

  • Descarga Vendedor
  • Manuseio Comprador
  • ArmazenagemComprador
  • Burocracias alfandegáriasComprador
  • Direitos na importaçãoComprador
  • Transporte dentro do país de destinoComprador
  • Seguro no país de destinoComprador
  • Descarga da mercadoriaComprador

A imagem a seguir indica o momento da troca de responsabilidadesIncoterm CIF

Incoterms é a abreviatura do inglês (International Commercial Terms), que em português significa “Termos Internacionais de Comércio”. Todavia, trata-se de normas padronizadas que regulam aspectos diversos do comércio internacional. Portanto, são regras que determinam quem paga o frete da mercadoria, o seu ponto de entrega e quem deve fazer o seguro, entre outras coisas.

Acesse – Tudo o que você precisa saber sobre Incoterms – e fique por dentro!

>>> Faça Download Gratuito Do Ebook: INCOTERM

Incoterm CIF

Saiba mais sobre:
INCOTERM EXW: Ex Works – Na Origem (local de entrega nomeado)
INCOTERM FCA: Free Carrier – Livre No Transportador (local de entrega nomeado)
INCOTERM CPT: Carriage Paid To – Transporte Pago Até (local de destino nomeado)
INCOTERM CIP: Carriage And Insurance Paid To – Transporte E Seguro Pagos Até (local de destino nomeado)
INCOTERM DAP: Delivered At Place – Entregue No Local (local de destino nomeado)
INCOTERM DDP: Delivered Duty Paid – Entregue Com Direitos Pagos (local de destino nomeado)
INCOTERM FAS: Free Alongside Ship – Livre Ao Lado Do Navio (porto de embarque nomeado)
INCOTERM CFR: Cost And Freight – Custo E Frete (porto de destino nomeado)
INCOTERM FOB: Free On Board – Livre A Bordo (porto de embarque nomeado)

Incoterm CIF

Mais artigos

Blog

Diretor da Allog é o Jovem Empresário do ano da ACII

O empresário Alex Oliveira, diretor presidente da Allog International Transport, de Itajaí, foi escolhido o Jovem Empresário do ano pela Associação Empresarial de Itajaí (ACII). A escolha é realizada por uma comissão especial composta por diretores e empresários da entidade. O reconhecimento é conferido durante a solenidade Troféu Empresário que marca o aniversário da ACII. O evento que este ano ingressa em sua  29ª edição

Blog

Portonave: o primeiro terminal privado de contêineres do Brasil

Terminal de uso privado em Navegantes (SC), a Portonave é uma das mais eficientes instalações na movimentação de contêineres. A companhia levou 10 anos com a aquisição dos terrenos, licenciamentos e realização de estudos da área para as obras. A autorização do Ministério dos Transportes para o funcionamento do primeiro terminal privado de contêineres do

Rolar para cima