Packing List: qual a importância no Comércio Exterior?

Compartilhe esse artigo

A Receita Federal do Brasil (RFB) define o Romaneio de Carga (Packing List – PL) como o documento que discrimina todas as características ou componentes de uma carga. Em outras palavras, este romaneio tem o objetivo de descrever detalhadamente como o volume está disposto, com o objetivo de facilitar a identificação e localização de qualquer produto dentro de um lote, além da conferência por parte da fiscalização no momento do embarque e desembarque.

O packing list é geralmente preenchido pelo exportador, pois é necessário o completo detalhamento das embalagens que compõe a carga. Além destes detalhes (tamanho e peso), pode-se encontrar também o incoterm, NCM, entre outras informações que são importantes durante o processo operacional de exportação e importação. Nos casos em que o incoterm abrange entrega e coleta, este documento pode trazer também os endereços dos respectivos para a operação.

Packing List

Com o Packing List, também é possível consultar informações para atender demandas esporádicas do armador, companhia aérea ou coloader (consolidador de carga), sem precisar acionar o exportador. Na visão do importador, este documento também auxiliará na melhor forma de recepção e desembarque da mercadoria, principalmente em cargas de alto valor, paletizadas, frágeis e de grandes dimensões/peso.

Por outro lado, existem situações de cargas onde o packing list não se faz necessário, como por exemplo: cargas graneis, automóveis e máquinas/equipamentos de grande porte, identificados pelo número do chassi e número de série, respectivamente.

SAIBA QUAIS SÃO OS 5 DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Segundo informações colhidas no website da Receita Federal, a não-apresentação do romaneio de carga (packing-list) na instrução do despacho aduaneiro (em situações em que seja prática corrente sua emissão) pode resultar em aplicação da multa de R$ 500 prevista na alínea “e”, inciso VIII do art. 728 do Regulamento Aduaneiro.

Por fim, fica claro a importância da utilização e correto preenchimento deste documento para a segurança e otimização de todo o processo logístico, desde a coleta até a entrega no cliente final, seja este embarque marítimo, aéreo ou rodoviário.

Packing List

Mais artigos

Blog

VIVA BIKE: Pedalada comemorativa marca o Dia Mundial da Bicicleta

O Dia Mundial do Ciclista (15/04) e o Dia Mundial da Bike (19/04) serão comemorados mais uma vez em grande estilo no dia 27 de abril (sábado). A Allog, a Rede Bike Anjo e a Família Pedal 7 unem forças em mais um ano para a realização do evento Viva Bike, que chama atenção para o uso

documentos e vacinas no Catar
Torcedor Allog 2022

Documentos e vacinas no Catar: o que preciso para viajar?

Sede da Copa de 2022, o Catar se prepara para receber um grande fluxo de visitantes nos próximos meses. Mas, afinal, quais documentos e vacinas no Catar são obrigatórias? Desde 2020, brasileiros com passaporte comum válido por um período mínimo de seis meses podem visitar o Catar a turismo, em trânsito ou a negócios sem

Rolar para cima
Previous slide
Next slide