FTrade e Fortallog: Grupo Allog anuncia compra de empresas

Compartilhe esse artigo

O Grupo Allog, empresa especializada em logística internacional com sede em Itajaí (SC) e unidades em diferentes regiões do Brasil, acaba de anunciar a aquisição das empresas cearenses FTrade e Fortallog. A compra faz parte do projeto de ampliação do portfólio de negócios da companhia. Além disso, visa ampliar a participação do Grupo Allog no mercado de carga refrigerada e atuação na logística integrada.

Com matriz em Fortaleza, a FTrade é o maior player no transporte marítimo de frutas do Brasil, tornando-se referência para o agronegócio nacional. Detém 64% do market share do volume de frutas e vegetais movimentados pelos freight forwarders (fonte Dataliner 2022), composto, principalmente, por manga, melão, uva, melancia, limão, tangerina, coco, pitaya, maçã e pera produzidas nos estados do Nordeste e enviadas para diferentes regiões do mundo. Também projeta um crescimento significativo no faturamento nos próximos anos. Para 2023, a expectativa é um aumento de 17% no faturamento, seguido por um crescimento ainda mais expressivo de 19% previsto para o ano de 2024.

A Fortallog, reconhecida como um especialista logístico, é peça fundamental como braço estratégico da FTrade. Dispõe de uma ampla frota focada no atendimento com excelência no transporte rodoviário de carga refrigerada no interior do Nordeste (Pólo Petrolina e Juazeiro na região do Vale do São Francisco) para os principais portos dos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco. Com uma trajetória de 11 anos, a empresa se destaca por investir em soluções de transporte em um mercado importante e desafiador. Isso garante competitividade e agilidade nas operações.

Planejamento estratégico

Rodrigo Hauck, diretor de Operações da Allog, detalha que a aquisição das duas empresas vem pautada pelo planejamento estratégico. A negociação prevê manter os nomes e marcas das empresas adquiridas, assim como o quadro de colaboradores. Com a consolidação do negócio, o Grupo Allog passa a contar com mais de 350 funcionários. “As empresas FTrade e Fortallog continuarão com suas marcas separadas e sua própria configuração comercial. Nós confiamos no agronegócio brasileiro, nas pessoas envolvidas e no enorme potencial econômico da região Nordeste. Com isso, também fortalecemos nosso segmento de carga refrigerada aos clientes das regiões Sul e Sudeste. Nosso propósito é unir forças e compartilhar o conhecimento”, acrescenta Alex Oliveira, fundador do Grupo Allog”.

Com unidades em Itajaí (SC), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Santos (SP), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Manaus (AM), o Grupo Allog possui atuação e parceiros comerciais em diferentes pontos do mundo. Desde que foi fundada, há 22 anos, a empresa aposta na diversificação de segmentos que demandam uma logística altamente especializada como um de seus diferenciais. Além da movimentação de derivados de madeira, produtos do mercado solar, gêneros alimentícios, desembaraço aduaneiro e carga projeto, é referência na exportação e movimentação de cargas líquidas, modal aéreo e rodoviário internacional.

 acordo com Bruno Farias e Zakaria Benzaama, sócios da FTrade e Fortalllog, a sinergia entre as empresas – genuinamente brasileiras – foi o fator preponderante para que os players firmassem esta transação. O negócio acarretará uma entrega completa para todos os nichos da economia no contexto da logística integrada.

Zakaria Benzaama destaca ainda o recente investimento na FLK Soluções Logísticas. Trata-se de uma empresa especializada na armazenagem e cross docking, com um espaço refrigerado de aproximadamente 30 mil metros quadrados, situado em Petrolina (PE). O terminal multimodal tem capacidade para 60 contêineres, 5.000 posições pallets de carga seca e 1.600 posições em câmara fria. “Nosso objetivo é investir na cadeia logística da região para garantir aos clientes uma solução ágil na reposição de equipamentos refrigerados, serviço de manutenção e, principalmente, armazenamento e pré stacking, reforçando o compromisso do desenvolvimento logístico na maior região frutífera do País”, comenta.

Para o CEO da Allog, Anderson Venancio, a aquisição da FTrade e Fortallog traz ainda mais força à empresa no mercado logístico nacional e internacional. “Com essa aquisição, o Grupo Allog, a FTrade e a Fortallog passam a ter maior relevância no mercado. Isso possibilita a seus clientes melhores soluções e competitividade nos segmentos em que atuam como especialistas. Nosso atual planejamento estratégico contempla futuros investimentos, visando fortalecer as soluções logísticas de ponta a ponta e alinhado com a tendência do mercado global”, completa.

FTrade e Fortallog

Mais artigos

Blog

Exportação de vinho brasileiro e espumante crescem em 2019

Exportação de vinho brasileiro deve continuar  a progressão constante em 2019.  Nos últimos anos, o Brasil vem aumentando o volume de exportação de vinho brasileiro: cresceu 177% entre 2015 e 2018. O produto que vem alavancando as vendas do setor vitinivícola brasileiro é o espumante. Segundo dados do Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho, o

importação de vinhos
Blog

Importação de vinhos: os 9 passos da bebida até a sua mesa

Quando o assunto é importação de vinhos e seus desafios, o elemento mais importante é a logística. Encontrar o equilíbrio entre a redução de custos, tempo e estoque para obter vantagens competitivas e, em simultâneo, proteger o negócio de interrupções inevitáveis na cadeia de fornecimento não é tarefa fácil. Some a tudo isso um  produto

Rolar para cima
Previous slide
Next slide