Importação para a indústria cervejeira: cresce demanda para o verão

Compartilhe esse artigo

O calor pode incomodar muita gente no verão, mas é especialmente benéfico para o setor de importação da indústria cervejeira. Conforme aumenta a perspectiva de consumo para a temporada, cresce também a importação de insumos para a fabricação da bebida. Números do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços mostram que, de janeiro a setembro deste ano, a importação de malte inteiro ou partido não torrado – um dos quatro componentes básicos para a produção da bebida, junto com lúpulo, levedura e água – cresceu 41,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O malte que chega ao Brasil vem de países como Argentina Uruguai, Bélgica, França, Alemanha, Ucrânia, Rússia, Espanha e Austrália. Segundo dados da Embrapa, a produção nacional de cevada atende aproximadamente 40% do consumo de malte da indústria. Grandes maltarias trabalham com malte brasileiro e importado. Mesmo os pequenos fabricantes têm acesso à matéria-prima importada, seja de forma direta ou comprando no mercado nacional via importadoras.

importação para indústria a cervejeira

Caroline Ferlin, coordenadora de Importação Marítima da Allog, explica que para atender a demanda do consumo de cerveja no verão, a importação para a indústria cervejeira começa a aumentar já partir do segundo semestre do ano. Segundo Caroline, as estratégias de companhias que possuem atuação fora do Brasil podem impactar nossa demanda de importação e exportação. Isso porque precisam remanejar nesses mercados a disponibilidade de rótulos/marcas.

A demanda de importação para a indústria cervejeira, no entanto, não se restringe à matéria-prima para a elaboração de bebidas. Também inclui produtos como embalagens em suas diversas formas, rótulos e tampas. A cerveja para o brasileiro é a bebida do ano inteiro, mas 60% das vendas anuais estão concentradas entre novembro e abril. O período é considerado verão expandido, segundo a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe). Dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CerveBrasil) apontam para uma produção anual de 14,1 bilhões de litros por ano no país.

Quer saber mais sobre IMPORTAÇÃO DE CERVEJA? Confira aqui.

importação para a indústria cervejeira

Mais artigos

Blog

Dedicação ao transporte aéreo define carreira de Margarete Valeck

O amor pela aviação e a atuação no Comex acabaram se encontrando nas minhas opções profissionais. Sou aeroviária, bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior e atuo como Cargo Account Executive na United Airlines. Comecei na área em 1990, na extinta companhia aérea VASP, que foi praticamente o meu primeiro emprego. Na

Blog

eBooks: faça download gratuito

Clique acima para baixar👆🏻 Pensando em ampliar nossa biblioteca online com conteúdos relevantes sobre a Logística Internacional: lançamos o e-book atualizado sobre Duimp e o Novo Processo de Importação. A publicação, que pode ser baixada gratuitamente, traz as principais alterações ligadas às atividades de registro, acompanhamento e controles administrativos, aduaneiros e fiscais linkadas ao Portal

Rolar para cima