Mentoria Allog: programa capacita jovens para o mercado

Compartilhe esse artigo

Você já ouviu falar do programa Mentoria Allog?

O desemprego entre os jovens no Brasil atinge um quarto dessa população, acima da média mundial, segundo dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Segundo a entidade, a taxa brasileira também aponta que mais de 23% da população com idade entre 15 e 24 anos nem trabalha, nem estuda. Com o objetivo de aumentar a empregabilidade de jovens de baixa renda, o Grupo Allog criou o Mentoria Allog. O programa é realizado em parceria com o Instituto Crescer (instituição que atua como uma ponte entre o terceiro setor e o mercado de trabalho).

Inserido dentro do Capacitar, o Mentoria Allog atende adolescentes de 15 a 18 anos que estejam cursando o Ensino médio da rede pública. Eles também não podem estar trabalhando com carteira assinada. O Capacitar é um programa destinado a atender jovens em situação de vulnerabilidade social de Itajaí. Segundo Sandra Andrade, diretora executiva do Instituto Crescer, o objetivo do projeto é capacitar e preparar os jovens para o mercado. O foco está na carreira, disponibilizando conhecimentos básicos e aprendizagem.

Mentoria Allog

Luciana Adamis Oliveira, gerente de responsabilidade social do Grupo Allog, destaca que o Capacitar tem três eixos específicos de ação: Comunicação, Mundo do Trabalho e Ética e Cidadania. Inserido como um braço do eixo Mundo do Trabalho, a Mentoria Allog é liderada por cerca de 30 profissionais da empresa, entre líderes e colaboradores. Tudo a partir da vivência e experiência profissional de cada um.

Como a Mentoria Allog funciona? 

Antes de ingressar na mentoria, os adolescentes do Capacitar escrevem uma correspondência para a coordenação do projeto. Nesta carta, eles contam porque acham que devem ser selecionados para o programa. Durante o desenvolvimento da mentoria, os jovens participam de encontros quinzenais virtuais e presenciais, com uma simulação de entrevista de emprego presencial, em um total de 12 encontros.

Nelas, os envolvidos passaram por orientações de autoconhecimento, escolha profissional, planejamento, elaboração de currículo e a simulação de entrevista propriamente dita. “Os mentores facilitaram ao máximo o processo de aprendizagem dos jovens, a partir do talento que cada um possui, ajudando-os na preparação do próprio projeto de vida. Por outro lado, os mentores aprendem a ouvir estes estudantes e também acabam se desenvolvendo, ampliando seus horizontes e capacidades de humanização”, cita Luciana.

Do sonho à realidade

Carla Nicoli Gemake, 15 anos, menor aprendiz do Grupo Allog, conta que a mãe a orientou a se inscrever no projeto Capacitar depois que descobriu o programa em uma rede social. Aluna do Escola de Educação Básica Professor Henrique Midon, do bairro São João, em Itajaí, Carla contou na carta de apresentação para o Mentoria Allog o interesse em participar do programa e sua aptidão pessoal.

O sonho inicial de Carla é cursar Direito, mas depois de ingressar no Grupo Allog e ver o mundo de possibilidades que o setor de logística oferece, ela já está balançada pelo segmento. Quem identificou em Carla a possiblidade de ela compor o quatro de menor aprendiz da empresa foi a mentora da estudante, que durante toda a trajetória da mentoria percebeu o interesse e o potencial da menina.

Os colaboradores do Grupo Allog trabalham de forma ativa como mentores contribuindo para o crescimento profissional dos adolescentes. Além da preparação para o mercado de trabalho, todos os jovens também ganham conhecimento cultural. As aulas presencias acontecem na Sala Allog no campus Itajaí da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Desta forma, os alunos já começam a se ambientar com os espaços universitários e se conscientizar que eles também podem chegar à universidade.

Mentoria Allog

Mais artigos

Ações

Handebol adaptado mantém vigor físico da Terceira idade em Itajaí

Muito mais importante do que vencer são os benefícios para a saúde. Embora ninguém queira perder – pois são bastante competitivos – as vantagens para o bem-estar e a qualidade de vida talvez seja a vitória mais comemorada entre os atletas da melhor idade que entraram em quadra no ginásio Gabriel João Collares, em Itajaí,

Blog

Incoterms: como surgiu e para onde vai em 2020?

Os International Commercial Terms (Incoterms) ou Termos Internacionais de Comércio são regulamentações que determinam aspectos e detalhes do comércio internacional de produtos. Mas, na prática, como eles contribuem com o comércio internacional? É o Incoterm que define uma transação entre importador e exportador. Desta forma, ambos entendem as tarefas, custos, riscos e responsabilidades. Também fica

Rolar para cima
Previous slide
Next slide