Gestão da logística internacional: lead time do Fast Fashion

Compartilhe esse artigo

As araras e vitrines de hoje já não são como de outrora! O que está nos cabides nesta semana é completamente diferente do que encontramos há 1 mês. E mais diferente ainda do que encontraremos em 15 dias. A rapidez com que a moda gera negócios depende da cadeia logística eficiente: é o lead time do fast fashion. Quanto mais tempo uma mercadoria fica nos armazéns (ou nas prateleiras), mais as receitas são afetadas.

Segundo Marcos Camargo, consultor sobre o segmento fashion, a cadeia de suprimentos é um elo fundamental na geração de valor das empresas varejistas. “Fornecedores e logística integrados fortalecem o posicionamento estratégico. Além disso, proporcionam agilidade e reforçam o valor entregue ao cliente dentro do lead time do fast fashion”, explica. De acordo com o profissional, através do conceito de speed to market – ou seja  a rapidez com que disponibiliza um produto inovador ou de valor agregado ao cliente-alvo – os prestadores de serviço na área da importação ajudam na competitividade do setor.

lead time do fast fashion

Este conceito, segundo Camargo, é fundamental no varejo de moda. Líderes globais baseiam suas operações no fast fashion, disponibilizando as novidades no menor tempo possível aos clientes finais. Para melhor atender essas metas, o mercado tem procurado reduzir o lead time do fast fashion nas importações. A busca incessante é por driblar limitações na cadeia logística de produtos que têm origem na Ásia. “A gestão eficiente passa pela escolha de parceiros competentes e globalmente estabelecidos”, acrescenta Camargo.

Para garantir a redução do lead time do fast fashion, o papel do agente de importação passa pela gestão do transporte. Isso inclui o trajeto desde a origem até o destino final no menor tempo, com o melhor custo e segurança. Além disso, é preciso garantir a transparência de informações, metas e indicadores de performance (KPIs na sigla em inglês). Segundo o coordenador comercial da Allog, Carlos Alexandre, o trabalho do agente de cargas agrega no fashion ao entregar expertise no segmento do cliente, dispor de um conhecimento global da cadeia logística e entregar ferramentas de gestão que facilitam e trazem eficiência no dia a dia.

Se planeje, entenda como o Peak Season pode afetar sua logística.
Baixe o e-book gratuitamente:

lead time do fast fashion

Mais artigos

Blog

Ganhador da bike da Allog vai voltar a pedalar

A sorte do analista de documentação do Porto Itapoá, Marcelo Lima Fresteiro, ficou conhecida durante a edição 2018 do Meeting Comex, realizada na Expovile, em Joinville, no último dia 18 de abril. Ele foi o vencedor do sorteio de uma bicicleta Soul, promovido pela Allog International Transport em parceria com a Soul Cycles, de Itajaí.

Calendário Chinês
Blog

Calendário Chinês 2019: os feriados que impactam no comércio exterior

O Calendário Chinês é tradicionalmente adotado por diversos países orientais. Lunissolar, ele leva em consideração não somente a posição do Sol, mas também as fases da Lua. Sendo a China o maior mercado parceiro das importações brasileiras, é preciso ficar atento às datas que afetam diretamente o comércio entre os dois países e quais são

Rolar para cima