Gestão da logística internacional: lead time do Fast Fashion

Compartilhe esse artigo

As araras e vitrines de hoje já não são como de outrora! O que está nos cabides nesta semana é completamente diferente do que encontramos há 1 mês. E mais diferente ainda do que encontraremos em 15 dias. A rapidez com que a moda gera negócios depende da cadeia logística eficiente: é o lead time do fast fashion. Quanto mais tempo uma mercadoria fica nos armazéns (ou nas prateleiras), mais as receitas são afetadas.

Segundo Marcos Camargo, consultor sobre o segmento fashion, a cadeia de suprimentos é um elo fundamental na geração de valor das empresas varejistas. “Fornecedores e logística integrados fortalecem o posicionamento estratégico. Além disso, proporcionam agilidade e reforçam o valor entregue ao cliente dentro do lead time do fast fashion”, explica. De acordo com o profissional, através do conceito de speed to market – ou seja  a rapidez com que disponibiliza um produto inovador ou de valor agregado ao cliente-alvo – os prestadores de serviço na área da importação ajudam na competitividade do setor.

lead time do fast fashion

Este conceito, segundo Camargo, é fundamental no varejo de moda. Líderes globais baseiam suas operações no fast fashion, disponibilizando as novidades no menor tempo possível aos clientes finais. Para melhor atender essas metas, o mercado tem procurado reduzir o lead time do fast fashion nas importações. A busca incessante é por driblar limitações na cadeia logística de produtos que têm origem na Ásia. “A gestão eficiente passa pela escolha de parceiros competentes e globalmente estabelecidos”, acrescenta Camargo.

Para garantir a redução do lead time do fast fashion, o papel do agente de importação passa pela gestão do transporte. Isso inclui o trajeto desde a origem até o destino final no menor tempo, com o melhor custo e segurança. Além disso, é preciso garantir a transparência de informações, metas e indicadores de performance (KPIs na sigla em inglês). Segundo o coordenador comercial da Allog, Carlos Alexandre, o trabalho do agente de cargas agrega no fashion ao entregar expertise no segmento do cliente, dispor de um conhecimento global da cadeia logística e entregar ferramentas de gestão que facilitam e trazem eficiência no dia a dia.

Se planeje, entenda como o Peak Season pode afetar sua logística.
Baixe o e-book gratuitamente:

lead time do fast fashion

Mais artigos

Blog

Allog faz doação de máscaras faciais para pescadores de Itajaí

Pescadores de Itajaí acabam de receber doação de máscaras faciais para proteção contra a transmissão do coronavírus (Covid 19). Ao todo, foram 1 mil máscaras doadas pela Allog, empresa especializada em logística internacional, com matriz em Itajaí. Cada pescador recebeu duas unidades de tecido, lavável e reutilizável. A partir de agora, estão mais protegidos para

CCT Importação Modal Aéreo
Geral

CCT Importação Modal Aéreo: padrão internacional nos aeroportos

Já está por dentro do que prevê o CCT Importação Modal Aéreo? A Receita Federal acaba de colocar em operação um novo sistema de controle de cargas áreas que chegam no país em voos internacionais: o CCT Importação Modal Aéreo. O novo sistema substitui o Sistema Integrado de Gerência do Manifesto, do Trânsito e do

Rolar para cima