Seca no Rio Amazonas afeta navegação e movimentação de cargas na região

Compartilhe esse artigo

De que forma a seca no rio Amazonas vem afetando a logística daquela região? O rio Amazonas, maior em volume de água do mundo, possui cerca de 1.100 afluentes, situados tanto na sua margem esquerda quanto na margem direita, compreendendo toda a área de drenagem da bacia. Através da sua navegação é possível escoar todo o produto acabado produzido no Polo Industrial de Manaus. É também por intermédio dele que chegam as matérias-primas utilizadas e as mercadorias que irão abastecer a capital do Estado (Manaus).

seca no rio Amazonas

Entre os meses de agosto a janeiro, se inicia o período de vazante dos afluentes e do próprio rio Amazonas, período crítico que varia ano após ano. Dependendo da sua intensidade, pode muito prejudicar o abastecimento das cidades do interior do Estado.

Em 2022, o Amazonas sofre com uma das maiores vazantes de rios, um ano após registrar a maior cheia do Rio Negro. O fenômeno extremo de seca no rio Amazonas dificulta a navegação e afeta o dia a dia da população de Manaus e do interior do Estado, já que atinge a navegação e, consequentemente, o abastecimento do comércio.

Seca  já é uma das mais graves dos últimos anos

Segundo dados do Serviço Geológico do Brasil, a seca enfrentada pelo Amazonas em 2022 já é considerada uma das mais graves dos últimos anos e tem preocupado bastante as companhias marítimas que operam na região. Na região da costa do Tabocal, município de Itacoatiara (distante 273 km de Manaus), a forte estiagem tem impactado na navegação de navios de grande porte, dificultando e até impedindo a chegada à cidade de Manaus.

seca no rio Amazonas

>>> Allog Manaus: nova unidade é motivada pelo potencial da região

Mesmo sendo sazonal, a baixa dos rios é um período muito preocupante para as indústrias por temerem interrupção na navegação e os impactos operacionais, de produção e financeiros na logística.

Por conta da estiagem, algumas companhias marítimas, tem interrompido temporariamente o serviço de/para Manaus por possuírem navios de grande porte sem possibilidade de navegação. Algumas delas buscaram meios alternativos para não interromper o fluxo de mercadorias entre o PIM e o resto do mundo. Dentre as medidas tomadas, a capacidade dos navios foi reduzida em torno de 45% a 50%, bem como foi aplicado a taxa extra de LWS (Low Water Surcharge) em torno de USD 250 a 350/TEU.

Como boa notícia, a partir deste mês de novembro, é observada uma recuperação de aproximadamente um metro por semana e uma leve recuperação dos rios que cercam a cidade de Manaus (conforme informação da Capitania dos Portos) demonstrando, talvez, que a estiagem recorde esteja chegando ao fim.

Seca no Rio Amazonas

Mais artigos

Notícias do Mercado

Cresce a importação de produtos têxteis no Brasil

A importação total de produtos têxteis no Brasil cresceu 32,82,% de janeiro a abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit). Tal crescimento tem ainda maior representatividade em empresas de logística como a Allog International Transport, cujas importações de produtos têxteis cresceram nada

Blog

Biblioteca Contêiner da Allog é projeto destaque do Selo Social de Itajaí

A Biblioteca Contêiner montada  pela Allog no Centro de Educação Infantil Professora Ermelinda Potter Custódio, no bairro Cidade Nova, em Itajaí (SC), acaba de ser certificada como projeto destaque no Selo Social 2020/2021. A certificação consiste em um documento que reconhece como socialmente responsáveis empresas e organizações por meio de avaliação das ações e investimentos

Rolar para cima