Qual o potencial da cabotagem no processo de transição energética brasileira? Como o transporte de longo curso tem contribuído na importação de placas solares? Quais as oportunidades que estão inseridas neste novo cenário da logística internacional?
Em um país com uma extensa costa como o Brasil, a cabotagem e o modal marítimo têm um enorme campo de crescimento. Essas oportunidades fazem do transporte por mar uma excelente opção instalações e equipamentos energéticos.
No e-book “Transporte marítimo na transição energética”, desenvolvido pelo portal da Intermodal, a Aliança Navegação e o Grupo Allog trazem informações importantes sobre o setor. No capítulo sobre cabotagem para o transporte de peças para parques eólicos, a Aliança traz dados relevantes sobre os desafios logísticos do setor como a movimentação da estrutura para o local da construção.
Importância de um bom parceiro logístico
Já Maiara Córdova, gerente de Importação Marítima do Grupo Allog, fala sobre as demandas de placas solares importadas da China com destinos variados no Brasil. A gerente da Allog também fala dos incentivos fiscais para que essas placas sejam importadas, o que representa uma importante medida visando acelerar a transição energética no país e reduzindo a dependência da energia gerada por hidrelétricas.
“Atualmente nosso governo fornece isenção do imposto de importação para as placas solares, não havendo diferenciação em relação ao porto de destino. Porém essa regra muda quando falamos dos inversores, por exemplo”, ressalta ela. “Por isso é sempre importante o auxílio de um parceiro/fornecedor com conhecimento para instruir devidamente cada etapa e, principalmente, cada núcleo na importação dos produtos que temos no segmento”, cita.
Para conferir o conteúdo completo e baixar o e-book “Transporte marítimo na transição energética” basta acessar o link do portal da Intermodal.