Vinhos em container reefer: a importância da temperatura controlada

Compartilhe esse artigo

Convenhamos que é um charme abrir um bela garrafa e servir uma boa taça de vinho para amigos e familiares. Mas você sabia que há diversos profissionais assegurando que este vinho chegue à sua mesa em ótimas condições? Empresas como a Allog trabalham em parceria com importadores e exportadores, fornecendo suporte no transporte internacional. Também aconselham o cliente sobre a melhor logística para seu produto.

vinhos em container reefer

O mundo logístico do vinho é bastante abrangente. Sendo assim, antes de indicar o melhor transporte, é preciso conhecer o produto em questão. Em alguns casos, é necessário transportar vinhos em container reefer para assegurar sua temperatura e complexidade. Na Allog, possuímos diversos clientes neste segmento e temos a solução logística ideal para cada estilo, respeitando as particularidades do mercado de cada um.

Neste artigo abordaremos sobre o transporte indicado para vinhos de guarda ou com maior complexidade, champanhes e espumantes com alto valor agregado.

Da vinícola ao container

Visando a otimização de espaço e custos, usualmente os pedidos de importação de vinhos são de duas ou mais vinícolas. Ou seja, mais de um ponto de coleta. Nestes casos, as caixas de vinhos são coletadas e transportadas por caminhão ou trem até o armazém. Lá será realizada a estufagem do container. Nesta primeira etapa do transporte, já é necessário analisar a condição climática. Se é verão ou faz muito calor na região e se a distância a ser transportada é elevada a ponto de ser necessária a coleta com temperatura controlada.

De acordo com o pesquisador Alexander Pandell, o vinho exposto por algumas horas ao calor de 33ºC ou mais, fica suscetível a sofrer reações químicas que podem alterar a sua integridade. Desta forma, se a bebida tiver um alto potencial de guarda, a logística dos vinhos em container reefer será fundamental.

A unitização poderá ser realizada em container refrigerado de 20’ ou 40’ pés. A utilização deste tipo de equipamento permitirá a manutenção da temperatura em seu interior, evitando oscilações bruscas. Usualmente os vinhos em container reefer é mantido a temperatura de +18 a +20ºC. A unitização poderá ser realizada com pallets, caixas soltas ou um mix das duas, sempre visando a estabilidade da carga.

Carga frágil

Por se tratar de uma carga frágil, é preciso atenção no manuseio. Em decorrência dos diversos tamanhos de caixas e altura de pallets, é imprescindível preencher as lacunas de espaço que se formam com bolsas de ar ou outros artifícios. O intuito é imobilizar as caixas/pallets, evitando a queda ou movimentação indesejável.

Valorizamos o trabalho e estudo dos importadores e sommeliers para a definição dos rótulos a serem comercializados. Entendemos seus anseios, o de que o vinho escolhido por eles seja degustado por centenas de pessoas em restaurantes, lares e bares. Neste panorama, a Allog conta com profissionais qualificados e possui a solução logística especializada no transporte de vinhos e espumantes, assegurando que a qualidade do produto seja mantida.

* Artigo escrito por Tatiana Piazza, Corporate Sales Development da Allog e certificada pela Wine & Spirit Education Trust (WSET Diploma).

Mais artigos

Allog mantém certificação ISO 9001 por mais um ano

A Allog acaba de manter a certificação ISO 9001 por mais 1 ano. O selo é um reconhecimento da condução dos processos na gestão da empresa. De acordo com a analista de qualidade da companhia, Mariana Luize Paulo, a certificação melhora a capacidade e a imagem da empresa perante ao mercado, a retenção de talentos,

Proximidade do verão faz aumentar a importação de cerveja

A importação de cerveja continua aquecida no Brasil. Mesmo quem não gosta da bebida e muito menos sabe diferenciar uma Golden Strong Ale de uma Weissbier pode perceber que restaurantes, supermercados, bares e casas especializadas andam repletas dessas novidades vindas de outras regiões do mundo. Na Allog International Transport, por exemplo, a importação de cerveja vem

Rolar para cima
Previous
Next