Expedição Pedalando: peregrinos percorrem Caminho de Santiago de bike

Compartilhe esse artigo

A Expedição Pedalando, formada por um grupo de empresários de Itajaí e região, começou a percorrer de bicicleta os mais de 800 quilômetros do Caminho de Santiago de Compostela, entre a França e a Espanha. O grupo, que tem apoio do Grupo Allog, inicou na cidade francesa de Saint Jean Peid de Port.

Expedição Pedalando

A expedição foi idealizada como uma forma de conscientizar o maior número possível de pessoas a pensarem na bicicleta como meio de transporte. A rota escolhida pelos peregrinos é considerada a mais tradicional do Caminho de Santiago de Compostela.

O grupo da Expedição Pedalando é composto por cinco peregrinos. A previsão é percorrer todo o caminho entre 13 e 15 dias, dependendo das condições climáticas, resistência dos equipamentos e dos próprios peregrinos, que irão pedalar de 70 a 80 quilômetros por dia.  Diferentes fatores, no entanto, podem alterar esta média, conforme Wagner Lucio de Souza, um dos integrantes do grupo. Além da pegada de espiritualidade que o caminho desperta, o objetivo é estimular e multiplicar a consciência do ciclismo como caminho para a sustentabilidade, mobilidade urbana e qualidade de vida.

Expedição Pedalando

Wagner conta que foram vários os fatores que motivaram o grupo a fazer o caminho. O próprio Wagner teve a superação da perda de um filho. “Cada um tem os seus motivos, sejam eles pessoais, espirituais, de superação, autoconhecimento ou mesmo por tudo o que o caminho representa”, destaca. Para se preparar para a viagem, o grupo treinou forte de forma coletiva e individual em diferentes tipos de terreno.

O projeto ainda deixa como legado 5 bicicletários que estão sendo instalados em cidades da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

Bagagem

Além das bicicletas, cada um, leva também ferramentas para manutenção, pneus, câmaras, além de suplementação alimentar, água, protetor solar e remédios de primeiros socorros. Para Wagner, o apoio do Grupo Allog foi fundamental para a consolidação deste desafio. “Tivemos um acolhimento e uma identificação imediata com empresa que também apoia a bike há muitos anos”, pontuou. A Allog estimula o uso da bicicleta entre seus colaboradores e a expedição reforça este posicionamento da empresa em promover o bem-estar entre seu quadro de funcionários.

A história do Caminho de Santiago de Compostela

Seis anos após a crucificação de Cristo, Tiago, o Maior, viajou para pregar o Cristianismo na Península Ibérica. O apóstolo chegou em Finisterre e propagou o Evangelho na Galícia. Ao voltar para a Palestina, foi decapitado por ordem do rei Herodes Agripa. O corpo do apóstolo foi roubado e transportado por seus discípulos Teodoro e Atanásio para ser enterrado em terras ocidentais conforme a sua vontade.

O caminho de Santiago surge com a descoberta do túmulo do apóstolo, no século IX, pelo camponês Pelayo, que viu um “caminho de estrelas” descendo sobre o campo. No século XII, Santiago de Compostela – derivação de “São Tiago dos Campos Estelares” – foi reconhecido pela igreja como um dos três grandes centros cristãos de peregrinação.

Expedição Pedalando

Expedição Pedalando

Mais artigos

Klabin
Geral

Klabin: inovação nas empresas é tema de palestra na 6ª Semana Cultural Allog

A Klabin SA passou a investir cada vez mais em soluções focadas na sua cultura de inovação. Esse é um trabalho conectado com todas as áreas da companhia e envolve a participação de todos os colaboradores. A empresa tem conseguido avançar significativamente no desenvolvimento de soluções que permitem otimizar resultados e estreitar parcerias com universidades

reforma_tributaria_importação_2026
Geral

Reforma Tributária na importação: confira o que muda em 2026

Você já conhece todos os impactos práticos da reforma tributária na importação? A reforma tributária deve provocar uma das maiores transformações já vistas nas operações de importação. Para 2026, o governo prevê o início dos testes dos novos tributos IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Ainda não há,

Rolar para cima