Exportação de óleo de amendoim: guerra gera reflexos no mercado

Compartilhe esse artigo

A guerra no Leste Europeu já está refletindo na exportação do óleo de amendoim no Brasil. Nos primeiros meses do ano, os preços do óleo bruto de amendoim aumentaram em torno de US$ 100 a US$ 200 por tonelada. O apetite da China aumentou, ao mesmo tempo que se prevê a redução de áreas dedicadas cultivo do amendoim no Brasil devido à competição com outras culturas.

exportação de óleo de amendoim

A exportação de óleo de amendoim segue estável, porém a guerra no Leste Europeu entre Rússia e Ucrânia provoca reflexos nas vendas externas do setor, aponta João Fróes, gerente comercial de cargas líquidas do Grupo Allog. Com departamento dedicado à movimentação de cargas líquidas,  a Allog fornece desde a assessoria aduaneira para o início das operações até o fornecimento de Flexitanks e Isotanks para o transporte do produto.

“Sempre fomos um player significativo na logística de exportação de óleo de amendoim. Atuamos no fornecimento do pacote completo aos exportadores, incluindo o transporte rodoviário, marítimo e fornecimento dos equipamentos”, destaca Joao Fróes. Com a China, a Itália também é grande importador de óleo de amendoim produzido no Brasil.

exportação de óleo de amendoim

Por ser uma carga líquida, a exportação de óleo vegetal requer uma logística especializada e embalagens adequadas para transporte do produto em contêineres. O Estado de São Paulo é o principal produtor de amendoim brasileiro, respondendo por cerca de 80% da produção nacional e em torno de 70% do total de área plantada do país.

>>> Leia também – Exportações de calçados: vendas crescem 31,3% no semestre.

exportação de óleo de amendoim

Mais artigos

Blog

Exportação de cerâmica: entenda a logística internacional do segmento

O Brasil é um dos grandes protagonistas internacionais da exportação de cerâmica. Ele ocupa a terceira colocação no ranking mundial de produção e consumo e é o sexto no ranking das exportações. Os dados são do Ceramics Of Brasil, projeto setorial da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer),

Geral

Alta no consumo de cervejas gera maior importação de garrafas de vidro

Você sabia que a importação de garrafas de vidro está crescendo no Brasil? A escassez do produto para o mercado cervejeiro do país e o aumento do consumo da bebida nos últimos meses está levando as empresas do setor a importarem mais vasilhames para atender a demanda. Maiara Córdova, gerente de produto de importação marítima

Rolar para cima