Paraíso fiscal: Países com tributação de até 20%

Compartilhe esse artigo

Você certamente já deve ter ouvido falar no termo paraíso fiscal, certo?

Paraíso fiscal é comumente usado para se referir a países que possuem condições favoráveis para a instalação de empresas e realização de investimentos. A Receita Federal os classifica como “países ou dependências com tributação favorecida e regimes fiscais privilegiados”. Entram no grupo países com carga de tributação inferior a 20%.

paraíso fiscal: Ilhas Cayman

Um paraíso fiscal é uma jurisdição (estado nacional ou região autônoma) onde a lei facilita a aplicação de capitais estrangeiros, com alíquotas de tributação muito baixas ou nulas.

Segundo a Receita, os paraísos fiscais “são assim classificados em função da baixa tributação ou da pouca transparência sobre informações de empresas lá domiciliadas”. A lista de paraísos fiscais inclui mais de 60 países: os mais conhecidos são localizados na região do Caribe, como Bahamas e Ilhas Cayman.

Significado de Empresa offshore

As empresas e contas bancárias abertas em territórios beneficiários do estatuto de paraíso fiscal costumam ser chamadas de offshore. Offshore é uma palavra que significa, em tradução livre, ‘além da costa’, algo que está fora do território de um país. No caso das empresas, ele é dado a uma companhia aberta por pessoas ou outras empresas em um país diferente daquele em que se residem. É uma das formas mais comuns de se aplicar dinheiro legalmente no exterior e não há necessidade de contratar mão de obra ou produzir alguma coisa.

paraíso fiscal: Ilhas Cayman

>>> Leia também – Hedge cambial: você sabe como funciona no Comércio Exterior?

Carolina Vieira, Gerente Financeiro Internacional do Grupo Allog, explica que, na prática, ocorre a facilidade para aplicação dos capitais de origem desconhecida, protegendo a identidade dos proprietários desse dinheiro, ao garantirem o sigilo bancário absoluto. São territórios marcados por grandes facilidades na atribuição de licenças para a abertura de empresas, além dos impostos serem baixos ou inexistentes. São geralmente avessos à aplicação das normas de direito internacional que tentam controlar o fenômeno da lavagem de dinheiro.

Curiosidade: refúgio ou paraíso?

O termo “paraíso fiscal” vem de um erro de tradução do inglês, “tax haven”, que, na verdade, significa “refúgio fiscal”. Devido à semelhança entre as palavras haven (refúgio) e heaven (paraíso), surgiu daí a expressão paraíso fiscal. A França iniciou o uso deste termo, que depois seguiu como uma expressão popularizada.

paraíso fiscal

Confira abaixo a lista de Paraíso Fiscal (Instrução Normativa RFB nº 1037, de 04 de junho de 2010)

– Andorra
– Anguilla
– Antígua e Barbuda
– Aruba
– Ilhas Ascensão
– Comunidade das Bahamas
– Bahrein
– Barbados
– Belize
– Campione D’ Italia
– Ilhas do Canal (Alderney, Guernsey, Jersey e Sark)
– Ilhas Cayman
– Chipre
– Ilhas Cook
– Curaçao
– Djibouti
– Dominica
– Emirados Árabes Unidos
– Gibraltar
– Granada
– Hong Kong
– Irlanda
– Kiribati
– Lebuan
– Líbano
– Libéria
– Liechtenstein
– Macau
– Maldivas
– Ilha de Man
– Ilhas Marshall
– Ilhas Bermudas
– Brunei
– Ilhas Maurício
– Mônaco
– Ilhas Montserrat
– Nauru
– Ilha Niue
– Ilha Norfolk
– Panamá
– Ilha Pitcairn
– Polinésia Francesa
– Ilha Queshm
– Samoa Americana
– Samoa Ocidental
– Ilhas de Santa Helena
– Santa Lúcia
– Federação de São Cristóvão e Nevis
– São Martinho
– Ilha de São Pedro e Miguelão
– São Vicente e Granadinas
– Seychelles
– Ilhas Solomon
– Suazilândia
– Sultanato de Omã
– Tonga
– Tristão da Cunha
– Ilhas Turks e Caicos
– Vanuatu
– Ilhas Virgens Americanas
– Ilhas Virgens Britânicas

Paraíso fiscal

Mais artigos

Medidas de Container
Blog

Medidas de contêiner: saiba quais são e como usar!

Já ficou em dúvida sobre qual contêiner usar para exportar ou importar sua mercadoria? Pensando nisso, montamos um material para você com as medidas de contêiner, capacidade de carga, tipo de mercadoria, cubagem e curiosidades. Confira abaixo as medidas de contêiner existentes: Contêiner 20 Pés   Disponível para qualquer carga seca. Exemplo: bolsas, pallets, caixas, tambores,

Pedallog
Geral

Segunda edição do PedAllog estimula uso da bike entre colaboradores

Que tal usar a bicicleta para atividade física ou mesmo como meio de transporte para ir ao trabalho? Ela evita o congestionamento, gera economia de combustível e, de quebra, ajudar a manter um hábito saudável. Mantendo o foco no bem-estar, o Grupo Allog propõe este desafio aos colaboradores e acaba de lançar a segunda edição

Rolar para cima