Carolina Canfield: amor à primeira vista pelo Comércio Exterior

Compartilhe esse artigo

A vocação para atuar no Comércio Exterior parece ser algo nato para alguns profissionais. Sou coordenadora de exportação da Ipumirim Mouldings e a aproximação com o setor foi amor à primeira vista.

Sou Formada em Engenharia Química, com pós-graduação em Administração e Marketing. Comecei minha carreira no Comex em uma empresa alemã situada em Pomerode, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, com venda de equipamentos para os Estados Unidos. Cheguei a atuar na área de Engenharia Química, mas a logística internacional sempre foi minha paixão.

Carolina Canfield

Meu principal desafio na atualidade é desenvolver novos mercados para o setor madeireiro. O Comex te traz uma infinidade de oportunidades e te permite contato diário com o mundo. A gente toma consciência que não existem fronteiras, os países estão todos conectados.

Na Ipumirim, realizamos a contratação e negociação de fretes terrestres nacionais e internacionais, a contratação e negociações de fretes marítimos e o acompanhamento, e a coordenação de toda cadeia logística, até a entrega final para o cliente. Embora o Comex ainda seja um universo bem masculino, não sinto dificuldades em atuar na área. Acredito que uma postura profissional não abre espaços para barreiras ou preconceitos.

Quanto ao futuro da Logística Internacional? O Brasil tem um potencial gigantesco na exportação, é um país riquíssimo e com muitas oportunidades ainda a serem desbravadas. Certamente, cada vez mais oportunidades se abrirão para os profissionais da área.

* Carolina Canfield é uma das convidadas desta série especial do Blog da Allog, em parceria com o hub Mulheres no Comex, com o propósito de destacar líderes femininas da Logística Internacional.

>>> Conheça a história de Tatiane Andreola, da Allog

Carolina Canfield

Mais artigos

Blog

Semana Dourada na China: país para durante sete dias

Duas vezes por ano, a China vê uma migração em massa dos seus cidadãos enquanto celebra a Semana Dourada (Golden Week). A primeira “semana de ouro” é o Ano Novo Chinês, comemorado em janeiro ou fevereiro. A segunda é o Dia Nacional Chinês, que começa em 1º de outubro. Conhecida por lá como Chinese National

Notícias do Mercado

Brasil precisa entender a lógica de comércio da Ásia, afirma Apex

Thais Moretz, especialista em China, afirmou que expandir mercados na atual conjuntura mundial é um grande desafio   O Brasil precisa entender a lógica de pensamento e de comércio dos países asiáticos se quiser expandir sua participação nesse mercado. Quem afirma é a especialista em China da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Thais

Rolar para cima