Exportação de iates para o mercado internacional segue tendência de alta

Compartilhe esse artigo

A exportação de iates e barcos de lazer fabricados no Brasil deve repetir o bom desempenho do ano passado e crescer dois dígitos em 2021. Segundo a Associação Brasileira de Construtores de Barcos e Implementos (Acobar) as exportações do produto nacional cresceram 10% em 2020 em comparação ao período anterior. O mercado brasileiro de barcos cresceu em torno de 20% em 2020 em relação a 2019, conforme a entidade. A expectativa é de que as vendas continuem em alta ao longo de 2021.

Eduardo Colunna, presidente da Acobar, explica que a associação estima que as vendas externas cresçam pelo menos mais 10% até o final deste ano. “O índice poderia ser maior, porém, o desafio é o fornecimento de motores e equipamentos para atender a demanda”, explica.

BOM MOMENTO PARA OS FABRICANTES BRASILEIROS

Em Santa Catarina, maior polo produtor de barcos do Brasil, a exportação de iates tem se mantido em alta nos últimos anos. O bom momento para os fabricantes brasileiros se reflete também na movimentação de embarcações no sistema portuário catarinense.

Carlos Souza, gerente de Projetos e Cargas Especiais da Allog, empresa especializada em logística internacional, avalia que alguns fatores favoreceram o crescimento da exportação de iates e barcos de passeio e lazer. A alta do dólar frente ao real é uma delas. “Os importadores estão percebendo que o Brasil tem excelentes estaleiros e o preço das embarcações produzidas aqui são menores quando comparado aos de outros países”, destaca.

exportação de iates

A pandemia é outro fator que pode ter contribuído para o aumento das vendas, conforme avalia Eduardo Coluna. “Com a pandemia ocasionada pelo Covid 19, as pessoas passaram a dar mais valor para a qualidade de vida ao ar livre. A navegação propicia uma forma de isolamento”, diz o presidente da Acobar.

DO BRASIL PARA O MUNDO

Conforme Carlos Souza, os Estados Unidos são atualmente o principal importador dos barcos de passeio fabricados no Brasil. No primeiro semestre de 2021, a Allog movimentou 15 embarcações com destino ao mercado externo e a expectativa é que o volume de negócios cresça em 30% no segmento até o final do ano.

>>> Exportação de barcos é alternativa para fabricantes nacionais.

As embarcações made in Brazil também estão sendo exportadas para países como Porto Rico, China, Singapura, Alemanha e Itália. O fato de Santa Catarina ser um polo de produção naval, com uma estrutura portuária consolidada com cinco portos em uma faixa costeira de pouco mais de 531 quilômetros, também coloca o Estado como uma referência na movimentação de barcos para o mercado externo.

Com um departamento de cargas de projeto e experiência reconhecida neste tipo de operação, a Allog oferece assessoria logística especializada para movimentação e exportação de iates e barcos de passeio em terra e mar.

LOGÍSTICA CRITERIOSA

A movimentação de barcos de lazer precisa ser extremamente criteriosa. É necessário identificar serviços marítimos e rotas e avaliar os terminais que possuem a melhor infraestrutura e know-how para içamentos.

Além disso, é importante obedecer às regras de legislação fitossanitária — principalmente quando utilizado madeira nos berços —, realizar a coordenação dos agentes envolvidos e ter conhecimento sobre peação, responsável pela segurança da embarcação durante os movimentos de içamento e travessia marítima.

>>> Baixe gratuitamente o Dicionário do Comex. 

exportação de iates

Mais artigos

pesquisa de satisfação
Blog

Como a pesquisa de satisfação ajuda seu negócio?

Saber o que um cliente pensa e deseja é o primeiro passo para se conseguir sucesso nos negócios. Afinal, como você vai querer conquistar o público com os seus produtos e serviços se não há possibilidade de saber se eles estão satisfeitos com sua marca ou serviço? O cliente é o grande validador do negócio,

Blog

Crescimento do frete aéreo: demanda gera pico no volume de cargas

A alta demanda por produtos e insumos originários do mercado asiático às vésperas do final de ano e o congestionamento do transporte marítimo ao redor do mundo gera uma reação incomum: o crescimento do frete aéreo acima da média do transporte aéreo como alternativa para movimentar produtos de alto valor agregado. Com as viagens e

Rolar para cima