A exportação de iates e barcos de lazer fabricados no Brasil deve repetir o bom desempenho do ano passado e crescer dois dígitos em 2021. Segundo a Associação Brasileira de Construtores de Barcos e Implementos (Acobar) as exportações do produto nacional cresceram 10% em 2020 em comparação ao período anterior. O mercado brasileiro de barcos cresceu em torno de 20% em 2020 em relação a 2019, conforme a entidade. A expectativa é de que as vendas continuem em alta ao longo de 2021.
Eduardo Colunna, presidente da Acobar, explica que a associação estima que as vendas externas cresçam pelo menos mais 10% até o final deste ano. “O índice poderia ser maior, porém, o desafio é o fornecimento de motores e equipamentos para atender a demanda”, explica.
BOM MOMENTO PARA OS FABRICANTES BRASILEIROS
Em Santa Catarina, maior polo produtor de barcos do Brasil, a exportação de iates tem se mantido em alta nos últimos anos. O bom momento para os fabricantes brasileiros se reflete também na movimentação de embarcações no sistema portuário catarinense.
Carlos Souza, gerente de Projetos e Cargas Especiais da Allog, empresa especializada em logística internacional, avalia que alguns fatores favoreceram o crescimento da exportação de iates e barcos de passeio e lazer. A alta do dólar frente ao real é uma delas. “Os importadores estão percebendo que o Brasil tem excelentes estaleiros e o preço das embarcações produzidas aqui são menores quando comparado aos de outros países”, destaca.
A pandemia é outro fator que pode ter contribuído para o aumento das vendas, conforme avalia Eduardo Coluna. “Com a pandemia ocasionada pelo Covid 19, as pessoas passaram a dar mais valor para a qualidade de vida ao ar livre. A navegação propicia uma forma de isolamento”, diz o presidente da Acobar.
DO BRASIL PARA O MUNDO
Conforme Carlos Souza, os Estados Unidos são atualmente o principal importador dos barcos de passeio fabricados no Brasil. No primeiro semestre de 2021, a Allog movimentou 15 embarcações com destino ao mercado externo e a expectativa é que o volume de negócios cresça em 30% no segmento até o final do ano.
>>> Exportação de barcos é alternativa para fabricantes nacionais.
As embarcações made in Brazil também estão sendo exportadas para países como Porto Rico, China, Singapura, Alemanha e Itália. O fato de Santa Catarina ser um polo de produção naval, com uma estrutura portuária consolidada com cinco portos em uma faixa costeira de pouco mais de 531 quilômetros, também coloca o Estado como uma referência na movimentação de barcos para o mercado externo.
Com um departamento de cargas de projeto e experiência reconhecida neste tipo de operação, a Allog oferece assessoria logística especializada para movimentação e exportação de iates e barcos de passeio em terra e mar.
LOGÍSTICA CRITERIOSA
A movimentação de barcos de lazer precisa ser extremamente criteriosa. É necessário identificar serviços marítimos e rotas e avaliar os terminais que possuem a melhor infraestrutura e know-how para içamentos.
Além disso, é importante obedecer às regras de legislação fitossanitária — principalmente quando utilizado madeira nos berços —, realizar a coordenação dos agentes envolvidos e ter conhecimento sobre peação, responsável pela segurança da embarcação durante os movimentos de içamento e travessia marítima.