Mulheres no Comex: Tatiane Andreola e sua carreira múltipla no Comércio Exterior

Compartilhe esse artigo

A possibilidade de contato com diferentes culturas ao redor do mundo me levou para a Logística Internacional. Formada há 15 anos em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), venho trilhando, desde então, uma carreira múltipla quando o assunto são áreas de conhecimento no Comex. Atualmente, ocupo o cargo de gerente de operações de importação marítima e aérea da Allog – empresa especializada em transporte internacional de cargas que, em 2021, completa 20 anos de história – mas comecei na companhia como analista operacional de importação marítima e passei por diferentes outros setores. Sou mãe da Bianca, de 7 anos, e do Benício, de 2 anos. Fico feliz em participar da série Mulheres no Comex e fazer parte da representação do universo feminino no mercado de trabalho.

Na verdade, desde 2008, quando iniciei na empresa, não me acomodei. Fui também analista de operações de importação aérea, supervisora de importação marítima, gerente de operações de exportação marítima e gerente financeiro operacional. As duas últimas funções chegaram a ser desempenhadas em simultâneo, com as responsabilidades da gerência de operações de importação marítima e aérea por dois anos. Este foi, sem dúvida, o período mais intenso de todos, devido ao volume de demandas e número de colaboradores envolvidos nestas quatro áreas.

Mulheres no Comex

Entre os inúmeros desafios inerentes ao Comércio Exterior, foi necessário buscar também mais conhecimento sobre legislação aduaneira. Para gerenciar processos e documentos de forma correta, evitando problemas no embarque e na liberação de mercadorias movimentadas pelos clientes da Allog.

Isso me capacitou para, hoje, ser a responsável por garantir que os processos de importação marítima e de importação e exportação aérea saiam em conformidade com os procedimentos estabelecidos pela empresa em todas as suas etapas. Tudo organizado e monitorado por indicadores específicos. E ainda aliado à responsabilidade de manter a satisfação da equipe, que trabalha sob a pressão tão característica do setor operacional da Logística Internacional.

* Mulheres no Comex é uma série especial do Blog da Allog com o propósito de destacar mulheres líderes da Logística Internacional.

Mulheres no Comex

Mais artigos

exportações de calçados
Geral

Exportações de calçados: vendas crescem 31,3% no semestre

Boas notícias no mercado de exportações de calçados. As vendas externas do setor cresceram 31,3% no primeiro semestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, conforme dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). A entidade aponta que, entre janeiro e junho, as exportações de calçados somaram 75 milhões de pares

Blog

Voluntários da Allog organizam 2º Jantar Outubro Rosa

Colaboradores e parceiros da Allog se mobilizam para a realização do 2º Jantar Outubro Rosa. O evento é uma noite de massas, molhos e saladas para arrecadar fundos para manutenção da Associação do Câncer Amor Próprio, de Itajaí/SC. No cardápio, três tipos diferentes de massas e molhos. O tempero dos alimentos, mais uma vez, será

Rolar para cima