Ataques no Mar Vermelho: os impactos na logística global

Compartilhe esse artigo

Os ataques no Mar Vermelho vêm causando uma série de distúrbios significativos no comércio internacional. A rota marítima que conecta a Ásia à Europa enfrenta desafios que impactam a economia global de diversas maneiras. O aumento do tempo e custo do transporte, a escassez de contêineres e o congestionamento nos portos são alguns dos principais impactos.

A busca por soluções e a adaptação às novas rotas são essenciais para minimizar os efeitos negativos na economia global. Felipe Pimpão Giocondo, analisa de importação de produtos do Grupo Allog, lembra que é importante entender geograficamente onde fica situado o Mar Vermelho no mapa global.

Localizado no sul do Iêmen, o Mar Vermelho é a principal porta de entrada para os navios provenientes da Ásia até o Canal de Suez e, consequentemente, a principal porta de saída dos navios oriundos da Europa com destino à Ásia. Estima-se que 15% do comércio global passe pelo Mar Vermelho todos os anos.

Ataques no Mar Vermelho

Ataques no Mar Vermelho: por onde desviar?

A solução para evitar esse caminho tem sido desviar as rotas que utilizam o Canal de Suez para o Sul da África, passando pelo Cabo da Boa Esperança. Esse desvio, no entanto, acarreta um aumento de 6.500 quilômetros, cerca de 12 dias a mais que o usual. “Com isso, os impactos logísticos acontecem tanto nas exportações quanto nas importações que dependem deste desvio”, cita o profissional do Grupo Allog.

Déficit de contêineres vazios

Outro fator importante a destacar é a disponibilidade de contêineres vazios em toda a cadeia global.  Com a mudança na rota e o aumento no trânsito dos navios, a reposição dos contêineres vazios nos portos do mundo vem acontecendo mais devagar.

>>> Leia também – Canal do Panamá: importância para o comércio global

Por exemplo, pelo Canal de Suez, um navio saindo de Taiwan demora, em média, 26 dias até Rotterdam. Já se contornar o Cabo da Boa Esperança, são 38 dias. “Temos 12 dias de GAP entre o que a cadeia está habituada. Isso está diminuindo as entradas de novos contêineres nos portos gerando um déficit destes equipamentos. Em resumo, os principais impactos são operacionais e também de custos”, lembra Felipe Pimpão Giocondo.

Mar Vermelho gerou aumento no frete?

O resultado tem sido também no aumento nos preços cobrados pelo transporte de mercadorias entre a Ásia e a Europa devido à necessidade de circunavegar o continente africano. “Com desvio nas rotas e aumento no trânsito, o custo operacional dos armadores tem aumentado, já que são obrigados a repassar esses aumentos. A exemplo do período de pandemia, o impacto deve ser em toda a cadeia”, cita.

Conforme o analista, se os ataques demorarem para cessar, é provável que se perceba um aumento no trânsito das mercadorias, e a rota via Europa pode deixar de ser uma opção, abrindo porta para novas rotas.

O que fazer para ajudar o mercado internacional?

“A Allog vem lidando com muita transparência junto aos seus clientes e parceiros, buscando sempre antecipar novos acontecimentos e prover soluções. Estamos com o time todo empenhado e em contato com todos os stakeholders mundo afora para minimizar os problemas gerados”, pontua Felipe.

>>> Retrospectiva do Comex: as 10 principais notícias de 2023

A empresa também está sendo o mais transparente possível, buscando levar para os clientes todas as informações possíveis. “Nossa sugestão é que procurem organizar com antecedência suas demandas a fim de minimizar surpresas, tanto em relação aos níveis de frete quanto ao tempo de trânsito. A ideia é tentar se antecipar a estes problemas com soluções específicas para cada necessidade”, completa.

 

Ataques no Mar Vermelho

Mais artigos

Receita federal
Blog

Receita Federal normatiza procedimentos sobre peso dos pallets na Alfândega de Manaus

Como parte das iniciativas para uniformizar procedimentos, a Receita Federal enviou um comunicado informando que o peso dos pallets poderão ser agregados ao peso da mercadoria conforme é feito atualmente. O comunicado esclarece, no entanto, que o pallet não poderá ser considerado como embalagem no ato do registro das Declarações de Importação, como também não

Rolar para cima