Allog define planejamento estratégico até 2031 e dá início às comemorações dos 20 anos da empresa

Compartilhe esse artigo

As diretrizes que orientarão as ações da Allog pelos próximos 10 anos estão definidas. As informações são a base do Planejamento Estratégico 2031 da empresa, com matriz em Itajaí (SC) e atuação em diferentes estados do Brasil, para o mercado de Comércio Exterior e da Logística Internacional. A movimentação de 81 mil TEUS em 2020 – entre importação e exportação – representou um crescimento de mais de 40% no faturamento da companhia em relação ao ano anterior.

A formatação do Planejamento Estratégico deu início às comemorações de 20 anos de atuação no mercado logístico. As ações especiais seguirão até dezembro, mês de aniversário da empresa. Focada em transporte marítimo, aéreo, rodoviário internacional, carga ro-ro, carga projeto, cargas líquidas, seguro internacional de cargas e desembaraço aduaneiro, a Allog é hoje a maior embarcadora de cargas em contêiner do Brasil para os Estados Unidos entre os agentes de carga. Historicamente, também atua forte na movimentação dos segmentos de alimentos e bebidas, têxtil, energia sustentável, eletroeletrônicos, agronegócio, químicos e polímeros, embarcações de passeio, e máquinas e equipamentos.

O Planejamento Estratégico 2031 da empresa foi construído em 12 meses de trabalho e finalizado no último final de semana, com a participação de 36 colaboradores ligados a todas as diretorias. Foram pesquisas, análises, workshops e reuniões de trabalho para elaborar a visão de futuro da empresa e apontar os valores considerados essenciais pela equipe. Com o auxílio do professor Uberaldo Teixeira Fernandes, consultor da Fundação Dom Cabral, as atividades levaram em conta cinco pilares específicos: patrimônio humano; tecnologia e processos; mercado e imagem; valor para o cliente; e econômico-financeiro.

planejamento estratégico

Visão de longo prazo

Para Fernandes, que atua na área de estratégia corporativa, a visão de longo prazo é fundamental para qualquer organização, indiferente de seu tamanho ou natureza. “Na logística internacional, se torna ainda mais relevante. São investimentos consideráveis que carregam determinado grau de risco aos investidores e de um segmento altamente competitivo, que requer excelência na gestão”, diz.

O presidente da Allog, Alex Oliveira, reforça que o planejamento estratégico é essencial para a continuidade do negócio. “Planos e metas bem definidas tornam o caminho mais claro e contribuem para alcançarmos o nosso objetivo. E mais importante do que definir como, quando e onde a empresa quer chegar, é construir este plano em conjunto com a equipe que ajudará a atingir estas metas. Desta forma, os desafios são superados em conjunto”, observa.

planejamento estratégico

A demanda do mercado por novas ferramentas tecnológicas na contratação e gestão do transporte internacional deve nortear boa fatia dos investimentos da empresa nos próximos anos. Anderson Venâncio, vice-presidente da Allog, explica que Tecnologia, Desenvolvimento Humano e Logística Integrada são alguns elencados como essenciais para a empresa até 2031.

A experiência de organizar o planejamento estratégico dos próximos 10 anos da Allog foi desafiadora. “É preciso ter consciência das incertezas e variações de cenário, principalmente com o mercado logístico, onde o frete se comporta como uma commodity. O câmbio pode impactar de forma favorável ou não, há muita interferência do momento político e econômico do nosso país e uma variedade de ações internas e externas que contaminam a visão”, acrescenta. Para Anderson, reunir uma equipe de 36 colaboradores com diferentes ideias e experiências foi um dos segredos do sucesso do planejamento estratégico. Isso inclui, segundo ele, ouvir ideias diversas até encontrar a melhor estratégia possível para a perpetuação do negócio.

Pilares

Os pilares do novo planejamento são o mapa estratégico da companhia. Cada marco definiu indicadores. Para a elaboração do plano, os colaboradores Allog foram distribuídos no início de 2020 em grupos de trabalho, que se reuniam frequentemente para a construção das ideias e, a cada três meses, participavam de uma reunião macro para análise e avaliação dos dados.

planejamento estratégico

O resultado foi finalizado em 3 dias de imersão, que definiu itens como propósito, visão, missão, valores, públicos-alvo e objetivos que compõem o núcleo da estratégia de longo prazo da Allog. De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da empresa, a psicóloga Graciele Milan, o plano consagra e institucionaliza muitas práticas e escolhas da companhia, mas também abre janelas para novos espaços e conquistas.

Leia também: Allog é eleita de novo uma das melhores empresas para trabalhar em SC

planejamento estratégico

Mais artigos

Blog

Pesquisa de satisfação indica 93% de aprovação entre colaboradores da Allog

Você conhece a importância de uma pesquisa de satisfação? Os colaboradores de uma empresa são tão importantes quanto os clientes. O sucesso de um negócio depende de uma equipe comprometida, satisfeita e alinhada com os valores da organização. As pessoas que trabalham desenvolvendo, criando e pensando são a chave para a escolha das estratégias que

Torcedor Allog 2022
Torcedor Allog 2022

Torcedor Allog 2022: palpites podem levar a países da Copa 2026

As turbinas de uma das ações de marketing mais esperadas do ano já estão a todo vapor: Torcedor Allog 2022. Concebido e organizado pelo Grupo Allog desde 2014 – sempre a cada quatro anos – o Torcedor Allog movimenta um time gigante de fãs do futebol e da Seleção Brasileira ao redor do mundo. O

Rolar para cima
Previous slide
Next slide