Blogueiro vira referência em assuntos do Comércio Exterior

Compartilhe esse artigo

A simples menção do nome de Jonas Vieira, autor do blog “Reflexões bem humoradas sobre Comex”, desperta curiosidade dos habitués do Linkedin, rede social focada em relacionamento corporativo e de negócios. Em menos de um ano, Jonas se tornou um nome conhecido na rede social, com excelente desenvoltura para falar de Comércio Exterior de forma descontraída e com pitadas de humor. Sua meta é escrever pelo menos três textos por mês. “É desafiador conciliar o desenvolvimento de conteúdos e ainda dar conta da agenda profissional”, explica. Cada artigo leva, em media, três horas para ser concluído.

Jonas começou a compartilhar seus conhecimentos no Comex em abril deste ano, mas a vontade de escrever já vinha de longo tempo. Apesar desta vontade latente, acabava adiando sua estreia no mundo dos blogs por não conseguir definir sobre qual assunto iria escrever. Foi quando percebeu que faltava nomes que escrevessem ativamente sobre o Comércio Exterior no Linkedin.

Compartilhar conhecimento o faz aprender duas vezes, já que também troca muitas informações com leitores que dividem o que sabem sobre a atividade. “Também escrevo para suprir minha necessidade de me expressar. Outros preferem fotos, desenhos ou mesmo compondo uma música. Eu me realizo na escrita”, pontua.

Importação

Como Jonas sempre trabalhou com a área de importação, este é o tema que acaba predominando nos textos. Em seus artigos, gosta de contar as próprias histórias, seja para ensinar a parte técnica, mostrar a realidade na prática ou apresentar diferentes perspectivas. Apesar de ainda existirem poucos profissionais do Comex ativamente no Linkedin, a interação com os leitores tem sido bastante proveitosa tanto nos comentários como no chat privado da rede. “Estou conhecendo profissionais experientes e incríveis, que elogiam o meu trabalho, pedem opinião e até desabafam sobre uma situação que o texto relembrou. Sem dúvida, é meu principal combustível para continuar escrevendo”, enfatiza.

Atento ao comportamento do mercado, o blogueiro explica que, desde o início da crise econômica em 2014, os prestadores de serviço prezam para melhorar a relação com os clientes que já possuem. Mas, para que o comércio exterior continue evoluindo, o país precisa de estabilidade. “Estamos constantemente sofrendo com as greves dos órgãos públicos e com as agressivas oscilações cambiais. Também não temos perspectivas para novos acordos bi ou multilaterais. Tenho um sentimento de abandono de nossa política internacional e isso precisa mudar”, completa.

Acompanhe o trabalho do Jonas:

Blogueiro do Comércio Exterior

Blog: https://jonas-vieira.com/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jonasvieira/

http://allog.com.br/blog/pagina-de-conteudo-viral-encara-o-comex-de-forma-divertida/

http://allog.com.br/blog/novidades/dicionario-do-comex-simplifica-termos-do-comercio-exterior/

http://allog.com.br/blog/novidades/seguro-de-carga-internacional-7-perguntas-importantes/

Blogueiro do Comércio Exterior

Mais artigos

Blog

Great Place To Work: Allog conquista certificação com 93% de satisfação

A Allog acaba de ser certificada pelo Great Place To Work (GPTW) com 93% de pontuação de satisfação. O programa reconhece organizações que valorizam pessoas, mostrando o nível de satisfação dos colaboradores com diversos aspectos da empresa. Esta foi a primeira vez que a Allog participou do processo que certifica anualmente as melhores empresas do

Blog

Drawback: 6 perguntas para entender o regime aduaneiro especial

Você sabe o que é drawback? Quem trabalha com processos logísticos internacionais, certamente já ouviu pelo menos falar sobre ele. Trata-se de um regime aduaneiro especial que incentiva as exportações de empresas industriais e comerciais. Instituído em 1966, o drawback é a suspensão ou isenção de tributos sobre insumos importados para produtos a serem exportados.

Rolar para cima
Previous slide
Next slide