Um dos valores mais importantes de uma empresa é a sua credibilidade. Uma organização que possui uma boa opinião do público terá mais fidelidade de seus clientes e tem mais chances de conquistar novos consumidores e de expandir seu negócio. No entanto, isso não é algo construído da noite para o dia: é um processo que precisa de constante avaliação e melhoramento.
Por outro lado, a confiança do consumidor pode ser destruída de uma hora para outra, com apenas um descuido – principalmente no segmento de logística internacional, por ser muito restrito e onde todos os atores transitam praticamente no mesmo ambiente.
De acordo com Anderson Venâncio, vice-presidente da Allog, confiança e credibilidade precisam ser conquistadas diariamente e elas só acontecem depois do cliente analisar diferentes atitudes da empresa, a exemplo da forma como lida com problemas e a seriedade nas respostas do dia a dia. “As atitudes do cotidiano é que vão demonstrar isso ao cliente. Ele irá notar no dia a dia do convívio com a empresa e na abordagem utilizada nesse relacionamento de duas vias”, lembra Anderson.
A construção da confiança e credibilidade de uma empresa é um processo que começa em seu interior e reflete, aos poucos, no ambiente externo. Segundo Anderson, você enxerga que o cliente adquiriu confiança no trabalho “quando ele passa a te indicar para duas, três ou mais empresas”. Já um cliente descontente com o serviço replica este descontentamento para 10 pessoas. “Ele potencializa muito mais os seus problemas do que suas virtudes. Isso é comum no ser humano e com os clientes não é diferente”, lembra.
A qualidade da mão de obra é outro aspecto que também reflete na conquista de confiança. Um quadro de funcionários mal preparado seguramente terá reflexos negativos na prestação do serviço e, consequentemente, na conquista da credibilidade. Anderson explica que, quando o cliente tem esta percepção, é difícil reverter a situação e “talvez ele não te de outra oportunidade de mostrar qualidade dos serviços realizados”.
Por isso, verifique constantemente os pontos que podem ser aperfeiçoados e estude como implantar as melhorias. O resultado será mais confiança do mercado.