Despachante aduaneiro: o profissional estratégico no Comex

Compartilhe esse artigo

Você conhece exatamente as funções e responsabilidades de um despachante aduaneiro no Comex?

Trinta anos de jornada definem a carreira e o compromisso de Menito Luz com uma das profissões mais estratégicas da cadeia econômica do Comércio Exterior. Despachante aduaneiro do Grupo Allog, Menito é um exímio representante da função, celebrada neste 25 de abril – Dia do Despachante Aduaneiro – e profissional dos mais respeitados do país na área.

despachante aduaneiro

Seu primeiro emprego, aos 14 anos, foi como office boy em um departamento de desembaraço aduaneiro em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Quinze anos mais tarde, tornou-se despachante aduaneiro – profissional que prepara e assina documentos que servem de base ao despacho aduaneiro na importação e exportação de mercadorias. No caminho, atuou em todos os setores desta área: importação, exportação, porto, aeroporto e Estação Aduaneira de Interior (Eadi).

Parceira estratégica no Comex

Na definição de Menito Luz, a figura do despachante aduaneiro é fundamental para o Comex. “Ele é consultor, parceiro e facilitador estratégico na logística internacional por oferecer um serviço técnico dentro das mais rígidas regras de compliance. Não se limita apenas representar legalmente e empresa e organizar a documentação para importação e exportação. Ele também planeja em relação a armazenagem e o transporte rodoviário”, resume.

>>> Desembaraço Aduaneiro: o passo a passo para liberação da carga

A principal inspiração para Menito crescer na carreira foi se tornar representante direto pelas importações e exportações dos clientes que atende. “Com aproximadamente 30 anos de idade e 15 anos de carreira, me senti maduro e confiante para me tornar um representante legal das empresas”, acrescenta.

Desde então, passou a estudar legislação aduaneira de forma continuada, indicando o devido enquadramento das operações de importação e exportação, possibilidades de reduções, custos e consultoria aduaneira.

Homenagem aos profissionais

Contar a trajetória de Menito Luz é uma maneira que o Grupo Allog encontrou para homenagear o Dia do Despachante Aduaneiro neste 25 de abril. A história conta que foi por volta de 1550 que a função de despachante aduaneiro iniciou no Brasil.  Nessa época, o profissional chamado de “aldeador”, conforme instituído por D. João III em 1554, conferia a entrada e saída de mercadorias dos navios.

Para Menito, o mais gratificante da profissão é ajudar empresas de diferentes segmentos e tamanhos com assessoria logística inserida nos trâmites legais em busca do menor custo e maior agilidade possível.  “É gratificante participar de reuniões em que consigo atuar no planejamento, análise de custos e enquadramento legal para, posteriormente, desenvolver o que projetamos”, conta.

despachante aduaneiro

>>> Zona Primária e Zona Secundária: entenda diferenças e vantagens

O maior desafio da profissão? Estar permanentemente atualizado com a legislação aduaneira. São diversas leis, decretos, instruções normativas e portarias de órgãos como Receita Federal, Sefaz, Inmetro, Anvisa, Ministério da Agricultura, Agência Nacional do Petróleo, entre outros. “São centenas de regras e normas que o despachante aduaneiro deve estar sempre atualizado para poder dar as melhores soluções ao mercado”, completa.

despachante aduaneiro

Mais artigos

Blog

Incoterms: como surgiu e para onde vai em 2020?

Os International Commercial Terms (Incoterms) ou Termos Internacionais de Comércio são regulamentações que determinam aspectos e detalhes do comércio internacional de produtos. Mas, na prática, como eles contribuem com o comércio internacional? É o Incoterm que define uma transação entre importador e exportador. Desta forma, ambos entendem as tarefas, custos, riscos e responsabilidades. Também fica

Ações

A Allog é CASE de saúde no Jornal do Almoço da RBS TV!!!

Andar de bicicleta é bom para a saúde – tanto para a sua quanto a do trânsito – e dá mais disposição para o trabalho. Para contar com este alto astral entre os membros do time, a Allog International Transport está estimulando o uso deste meio alternativo de transporte.

Rolar para cima
Previous slide
Next slide