US Domestic: logística interna nos EUA

Compartilhe esse artigo

A alta demanda de cargas importadas e exportadas entre Brasil e Estados Unidos gerou uma solução focada no acompanhamento detalhado da logística em terras norte americanas. Batizada de US Domestic, a nova célula criada pelo Grupo Allog visa trazer uma maior transparência, bem como em serviço dedicado em relação as cargas movimentadas nos Estados Unidos.

O que é US Domestics?

Paulo Henrique Perez, analista de Produto de Exportação do Grupo Allog, explica que o US Domestic dá suporte durante o caminho logístico do contêiner. “Foi uma necessidade identificada durante a pandemia, quando os armadores e todo o sistema de distribuição interna ficaram sobrecarregados. Passamos a conversar diretamente com os fornecedores locais e a ter controle de todo o processo. A estratégia deu muito certo, já que resultou em uma logística mais rápida e transparente”, cita Paulo.

US Domestic

A célula US Domestic também teve oportunidade de fazer serviços de importação. “Neste caso, o motorista de caminhão contratado pela Allog leva o contêiner vazio até o local onde é realizada a estufagem e de onde é transportado para o embarque no navio.”

“Com essa nova estrutura, temos a possibilidade de fornecer aos clientes informações sobre o paradeiro da carga a qualquer momento com extrema exatidão. Esta proximidade que temos diretamente com os provedores nos EUA nos dá um nível de controle e visibilidade nunca imaginado” diz Paulo. “O nível de excelência de serviço que oferecemos hoje no mercado é inigualável”, complementa.

US Domestics para o Canadá

Hoje, aproximadamente 40% do volume embarcado pela Allog tem como destino os Estados Unidos. Recentemente, a empresa estendeu o serviço US Domestic também para cargas que têm como destino o Canadá. Paulo conta, que a não ser por pequenos detalhes, principalmente no que se refere a equipamentos para a neve, a operação é praticamente idêntica à realizada nos Estados Unidos. “Canadá é uma escolha natural na ampliação do nosso portfólio de serviços. Realizamos, inclusive, algumas operações híbridas que passam pelo Canadá tendo como destino os Estados Unidos”, explica. “Uma vez que entendemos esse serviço e tivemos sucesso em nossas primeiras operações, passamos a focar também no Canadá e, desde então, buscamos desenvolver cada vez mais esse mercado”, acrescenta.

>>> Conheça os principais documentos necessários para exportar aos Estados Unidos.

Free on Truck / Transloading

Dentro da célula US Domestic, a Allog ainda desenvolveu uma nova facilidade ao mercado: o sistema Free on Truck (FOT). Em uma operação “padrão”, o contêiner é retirado do porto e, em seguida, levado para a entrega ao receptor. No sistema FOT, no entanto, após o equipamento sair do porto, é levado para um armazém onde a mercadoria é retirada e armazenada por até 30 dias.

Conforme Paulo, há algumas razões para um cliente optar por esta modalidade. Uma delas é quando o importador necessita de maior capacidade de armazenagem. Logo, o FOT serve como extensão de armazém para absorver a mercadoria. A outra é quando o importador usa o armazém FOT como ponto de venda e o seu cliente pode ir buscar diretamente lá.

US Domestic

Mais artigos

Novidades

Palestra leva tendência e desafios do mercado de logística para ambiente acadêmico

O maior desafio dos cursos de graduação na área de Logística é preparar os alunos para as transformações que este mercado apresenta quase diariamente. Afinal, que tipo de profissional as empresas do futuro vão contratar? O que se espera destes profissionais? Como lidar com as constantes mudanças tecnológicas e de procedimentos? O que é a

Blog

Alta nos preços dos fretes marítimos: entenda como driblar o cenário

A alta nos preços dos fretes marítimos desafia o mercado logístico internacional desde o início de 2021. A pandemia do Coronavírus fez os níveis de frete das exportações brasileiras em contêineres atingirem consecutivos recordes desde março de 2020, quando os fluxos de diversas cadeias logísticas foram interrompidos, levando a demanda por transporte nas principais rotas

Rolar para cima