Vinícolas gaúchas respondem por 90% das exportações de vinhos do Brasil

Compartilhe esse artigo

As vinícolas gaúchas correspondem a 90,1% das exportações brasileiras de vinhos e espumantes. Destes, 85% dos rótulos são elaborados na Serra Gaúcha, região considerada propícia para o cultivo de uvas, além de concentrar importantes vinícolas do mercado.

A cidade de Farroupilha, por exemplo, detém a Indicação de Procedência (IP) para a produção da uva do tipo moscato. O documento é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Nacional (Inpi) para atestar a qualidade da uva cultivada na região.

vinícolas gaúchas

Somente em 2018, as vinícolas gaúchas exportaram 445.876.2 mil litros de vinho. São Paulo, segundo colocado no ranking, vendeu 15.977.6 mil litros ao mercado internacional. O Paraná aparece em terceiro lugar com 12.091.7 mil litros vendidos ao exterior. Santa Catarina, que vem se destacando nos vinhos e espumantes de altitude, exportou 1.458.8 mil litros. Os dados são do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Prospecção internacional

Desde 2002, a promoção comercial dos vinhos e espumantes brasileiros no mercado externo desenvolvido entre o Ibravin e a Apex-Brasil, é realizada através do Wines of Brasil. O projeto conta, atualmente, com a participação de 45 vinícolas, entre elas as vinícolas gaúchas. Os mercados-alvo são os Estados Unidos, Reino Unido e China.

Nos últimos anos, cerca de 95% das empresas que aderiram à iniciativa conseguiram dar continuidade em suas exportações. Isso devido ao suporte e aos programas de capacitação oferecidos, além do trabalho setorial de consolidação da imagem dos rótulos nacionais no exterior.

vinícolas gaúchas

Mais artigos

Toyotismo
Geral

Toyotismo, ESG e mercado de carros elétricos são destaques na 8ª Semana Cultural Allog

Os desafios e oportunidades que marcam a logística no setor automotivo foram o destaque do terceiro dia da 8ª Semana Cultural Allog, evento anual com o objetivo de compartilhar conhecimento e troca de experiências entre convidados, diretores e colaboradores do Grupo Allog. O tema foi abordado por Evandro Aresi, gerente sênior da Sumitomo Rubber do

Notícias do Mercado

SEGURO: PERDA OU INVESTIMENTO?

Deparamo-nos, recentemente, com a questão sobre o que representa um seguro de carga. E notamos que há os que o consideram uma perda. Ele não agrega valor ao produto. Entendemos, sem qualquer sombra de dúvida, que o seguro é um investimento. Assim, agrega valor. Para que o seguro pudesse ser considerado uma perda, teríamos que

Rolar para cima