Importação de vinhos: os 9 passos da bebida até a sua mesa

Compartilhe esse artigo

Quando o assunto é importação de vinhos e seus desafios, o elemento mais importante é a logística. Encontrar o equilíbrio entre a redução de custos, tempo e estoque para obter vantagens competitivas e, em simultâneo, proteger o negócio de interrupções inevitáveis na cadeia de fornecimento não é tarefa fácil. Some a tudo isso um  produto frágil de alto valor e um ambiente de transporte internacional em constante fluxo. Pronto, você terá o complexo mundo da logística de importação de vinhos.

importação de vinhos

Dando um passo à frente na discussão da logística e importação dos vinhos, a Allog desenvolve ações e conteúdos para facilitar o entendimento e a operação de vinhos  para atender importadores e exportadores.

Para saber mais sobre a logística ideal, otimização e mitigação de riscos, proporcionando economia de custos, é importante conhecer quais os principais passos da bebida. Veja abaixo os 9 passos do vinho até chegar à sua mesa.

  1. O vinho é acondicionado para transporte em caixas de 6 ou 12 garrafas. Estas poderão ser organizadas em pallets para fornecer mais segurança e estabilidade na movimentação.
  1. A coleta na vinícola é feita por transporte rodoviário até o armazém do transportador internacional no país de origem.
  1. O agente de logística faz a estufagem do contêiner (ova), cuidando com a questão do limite de peso de cada caixa. A estufagem pode ser com pallet ou caixas soltas. É preciso cuidar para não deixar espaço entre caixas para evitar movimentação. Todo e qualquer espaço deve ser preenchido, utilizando, por exemplo, airbags.
  1. O container é transportado até o terminal de embarque.
  1. O container é carregado no navio de longo curso para o Brasil. No caso de vinhos de alto valor, ele costuma ser embarcado em container reefer. É recomendável evitar transbordo para minimizar a exposição do container à alta variação de temperatura.
  1. Na chegada ao Brasil, o container passa por inspeção do MAPA. Por este motivo, é uma boa prática deixar uma caixa de amostra de cada tipo de vinho perto da porta do contêiner. Isso facilita a retirada das amostras e reduzindo o manuseio.
  1. Após análise do MAPA, o container é liberado para ser levado a um armazém.
  1. Um vinho saindo de Lisboa (Portugal), por exemplo, tem a coleta na origem que pode demorar uma semana. Some mais 15 dias de trânsito no navio de longo curso (rota direta) até o Porto de Santos. Há ainda o tempo de análise do MAPA e o tempo de transporte até o armazém.
  1. Após este processo, o produto será distribuído para os pontos de venda, já nacionalizado. A bebida será encontrada pelo consumidor nas adegas, supermercados e lojas especializadas.

Ficou com dúvidas sobre importação de vinhos?

importação de vinhos

Mais artigos

Blog

Allog sorteia Biondi Santi Brunello di Montalcino

Verdadeira lenda do vinho, Biondi Santi Brunello di Montalcino é um dos vinhos de maior reputação e importância no desenvolvimento e consagração internacional do vinho italiano. De 3 a 8 de junho, a Allog realiza uma ação para sortear entre os clientes uma garrafa de Biondi Santi Brunello di Montalcino dentro da promoção Logística do

Blog

Malbec Day: a logística do vinho até o Brasil

Provavelmente seu primeiro Malbec foi uma bela garrafa de um vinho argentino, não foi? Mas você sabia que a origem desta uva é francesa? Mais especificamente da região de Cahors, sudoeste da França, onde é mais conhecida como Côt. Entretanto, esta uva não era tão famosa e valorizada até ser trazida e cultivada em solo

Rolar para cima
Previous slide
Next slide