Brasil e Catar: relação comercial entre os países avança nos últimos anos

Compartilhe esse artigo

Brasil e Catar. Além das atenções focadas na Copa do Mundo 2022, você sabe o que mais os dois países têm em comum? O Blog da Allog te responde: a relação comercial.

Ao longo dos anos, o Brasil tem fortalecido e avançado sua relação comercial com o país sede do Mundial. E o carro-chefe que impulsiona os números entre o Brasil e Catar é carne de frango brasileira. Só no primeiro semestre deste ano, o crescimento das exportações do produto para o país foi de 45% em volume e de 84% em receita em relação ao mesmo período de 2021.

Brasil e Catar

Uma economia forte

O Catar experimenta um rápido crescimento econômico ao longo dos últimos anos graças aos elevados preços do petróleo. A política econômica não é focada no desenvolvimento associado às reservas de gás natural e em aumentar o investimento privado e estrangeiro em setores não energéticos, mas o petróleo e o gás ainda representam mais de 50% do PIB do país, cerca de 85% das receitas de exportação e 70% das receitas do governo.

>>> Metrô no Catar: viajar na Copa do Mundo 2022 será muito mais fácil.

O país tem vastas reservas de petróleo, enquanto as reservas de gás da Qatar Petroleum – gigante do Campo Norte, que fica na fronteira com o Irã, é quase tão grande quanto a própria península onde se localiza o país.

Brasil e Catar: déficit comercial

O Brasil é o 18º principal parceiro comercial do Catar, que detém diversos investimentos no país, principalmente nas áreas bancária, imobiliária e de energia. Em leilão de dezembro do ano passado, a Companhia de Energia do Catar, junto a um consórcio global, arrematou parte do campo de pré-sal de sépia, localizado na Bacia de Santos, detendo agora 21% do campo de petróleo.

Brasil e Catar

Em 2021, o Brasil registrou um déficit de US$ 505 milhões na relação comercial com o país, o que significa que foram importados mais produtos do Catar do que exportados para o destino. Mesmo assim, o país ocupou o 44º lugar no ranking de importações.

Produtos brasileiros exportados para o Catar (ranking):        

1º – Carnes de aves e suas miudezas comestíveis
2º – Motores e máquinas não elétricos, e suas partes
3º – Tubos e perfis ocos, de ferro ou aço
4º – Carne bovina fresca, resfriada ou congelada
5º – Alumina (óxido de alumínio), exceto corindo artificial
6º – Demais produtos – Indústria de Transformação
7º – Óleos combustíveis de petróleo
8º – Armas e munições
9º – Milho não moído, exceto milho-doce
10º – Elementos químicos inorgânicos

Brasil e Catar

Mais artigos

Blog

“Bicicleata” vai reunir ciclistas em homenagem ao Dia Mundial da Bicicleta em Itajaí

O Dia Mundial da Bicicleta será comemorada em grande estilo nesta quinta-feira, 19 de abril, em Itajaí. A rede Bike Anjo, em parceria com a Allog International Transport e a Soul Cycle, promove uma “bicicleata” (assim mesmo!) pelas ruas da região central da cidade. Serão 15 quilômetros de pedalada, com concentração e saída defronte à

René Genofre
Geral

René Genofre é o novo diretor do Departamento Aéreo do Grupo Allog

Um dos profissionais mais experientes do mercado logístico é o novo diretor do departamento aéreo do Grupo Alllog. Com quase três décadas de experiência no Comércio Exterior – a maior parte focada no segmento de carga aérea – René Genofre chega para reforçar e desenvolver novas estratégias para o modal na empresa. Com uma bagagem

Rolar para cima
Previous slide
Next slide