Descarbonização da logística: Allog usa caminhões a hidrogênio

Compartilhe esse artigo

A Allog está inserida da descarbonização da cadeia logística nos Estados Unidos com a contratação inovadora do serviço de caminhões movidos a hidrogênio. O serviço Allog US Domestic, oferecido no país pelo Grupo Allog, está se engajando ativamente na proposta de descarbonizar a cadeia logística através da implementação pioneira desses veículos.

“Essa iniciativa demonstra o compromisso da empresa em abraçar tecnologias sustentáveis. Buscamos atender às crescentes demandas por um futuro com menor impacto ambiental”, pontua Paulo Henrique Perez, analista de Produto de Exportação do Grupo Allog.

A tendência é clara e inevitável: diversos órgãos dos Estados Unidos estão se mobilizando para alcançar emissões zero de carbono até 2050. O Plano Nacional dos EUA para a Descarbonização do Transporte (“Blueprint”) é uma estratégia para reduzir as emissões de gases no setor de transporte.

Descarbonização da cadeia logística

Descarbonização da cadeia logística: emissões zero até 2050

Desenvolvido pela E-Enterprise for the Environment Conceptual (EPA), Department of Energy (DOE), Department of Transportation (DOT) e Housing and Urban Development (HUD), o Blueprint exemplifica uma abordagem governamental abrangente para enfrentar a crise climática. O objetivo é alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050.

Reconhecendo o potencial dos Veículos com Emissão Zero (ZEVs), a Allog se antecipou na utilização de caminhões elétricos e movidos a hidrogênio.

“Este ano, realizamos com sucesso a primeira entrega com um caminhão movido a hidrogênio na Califórnia. É um marco importante na nossa jornada rumo à descarbonização e abrindo caminho para a expansão do uso de ZEVs em outras rotas”, acrescenta Paulo.

Com foco inicial na Califórnia, um estado com forte compromisso com a sustentabilidade, a Allog está utilizando “estações de carregamento móveis” para atender rotas em outras regiões com infraestrutura limitada. Essa flexibilidade demonstra a capacidade da empresa em se adaptar aos desafios e expandir sua rede ZEV de forma estratégica.

Ciente da importância das regulamentações ambientais na promoção da adoção de tecnologias limpas, a Allog está se preparando proativamente para as novas leis da Califórnia que exigem a adição de ZEVs às frotas e a remoção gradual de veículos com motor de combustão interna (ICE).

“Apesar do potencial dos ZEVs, reconhecemos os desafios atuais, como alcance limitado e capacidade de carga. Mas estamos comprometidos com a pesquisa e desenvolvimento para superar esses obstáculos e impulsionar a inovação. Ao abraçar ZEVs como caminhões movidos a hidrogênio, estamos contribuindo ativamente para a descarbonização da cadeia logística. Também queremos inspirar outras empresas a seguirem estes passos”, reforça.

Descarbonização da cadeia logística

Cronograma de Ano-Modelo:

Desde 1º de janeiro de 2024 proprietários de frotas na Califórnia só podem adicionar veículos de emissão zero (ZEVs) às suas frotas. Isso inclui veículos operados no estado por um proprietário de frota ou parte controladora durante um ano civil e aqueles sob propriedade ou controle comum.

A partir de 1º de janeiro de 2025 os proprietários de frotas devem começar a remover veículos com motor de combustão interna (ICE) de suas frotas na Califórnia até 1º de janeiro do ano seguinte após esses veículos excederem os limites mínimos de quilometragem de vida útil. Ou ainda até 1º de janeiro do ano em que o modelo do motor completar 18 anos ou mais, o que ocorrer primeiro.

A partir de 2024, qualquer novo veículo ICE, de 2024 ou posterior, adicionado à frota na Califórnia deve ter um motor certificado conforme os padrões de emissões aplicáveis da Califórnia e requisitos relacionados às emissões, e qualquer veículo ICE usado adicionado à frota na Califórnia deve ter um motor de ano modelo de 2010 ou mais recente.

>>> Baixe gratuitamente nosso e-book sobre Incoterms.

Até 1º de janeiro de 2030, em vez do cronograma de ano-modelo, os proprietários de frotas podem optar por atingir metas ZEV como porcentagem de sua frota na Califórnia, começando pelos tipos de veículos mais adequados para eletrificação. Esta opção permite a introdução gradual de ZEVs na frota entre 2025 e 2042 com base no tipo de veículo. Ao optar pelo ZEV, o proprietário da frota deve informar essa intenção.

Vendas aumentaram

As vendas de novos caminhões médios e pesados de zero emissões na Califórnia em 2023 dobraram em relação ao ano anterior. Representam agora um em cada seis novos veículos vendidos para serviços que incluem entrega de última milha, transporte de carga e ônibus escolares, de acordo com um relatório divulgado pelo estado.

Mais artigos

Blog

Uso da bicicleta conquistou da monarquia europeia a artistas de Hollywood

Na busca da simplicidade e da saúde, personalidades internacionais como o ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, e o ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, já conseguiram uma vitória: o uso da bicicleta no dia a dia ou em atividades de lazer. Os holandeses têm uma famosa monarquia ciclística, como a rainha Maxima e o rei Willem

Blog

Exportação de vinho brasileiro e espumante crescem em 2019

Exportação de vinho brasileiro deve continuar  a progressão constante em 2019.  Nos últimos anos, o Brasil vem aumentando o volume de exportação de vinho brasileiro: cresceu 177% entre 2015 e 2018. O produto que vem alavancando as vendas do setor vitinivícola brasileiro é o espumante. Segundo dados do Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho, o

Rolar para cima