Riscos à carga internacional: a importância do seguro

Compartilhe esse artigo

Já parou para pensar que os riscos à carga internacional são diários e inúmeros em diferentes pontos do mundo? 

Incidentes como a recente perda e colapso de contêineres do M/V CMA CGM Belém próximo à costa da África do Sul; a colisão do navio Dali com a ponte Francis Scott Key, em Baltimore (EUA), em março de 2024; e até mesmo os ataques às embarcações mercantes no Mar Vermelho desde o final de 2023 deixam claro que a segurança do comércio internacional é frequentemente colocada à prova, expondo a fragilidade das cadeias de suprimentos. 

A ausência de um seguro de carga, nesses casos, pode levar à ruína de um negócio, resultando em perdas financeiras significativas e interrupção parcial ou total das operações. Para mitigar esses riscos, empresas devem implementar sistemas de gestão de riscos e contratar seguros adequados às suas operações.

Efeito dominó

A perda de cargas em alto-mar pode causar um efeito dominó na cadeia logística. Atrasos nas entregas, danos à reputação da marca e a necessidade de reposição de estoque são apenas algumas das consequências que podem impactar significativamente o resultado financeiro de uma empresa.

Desde a saída da fábrica até a chegada ao destino, os riscos à carga internacional são inúmeros. O seguro de carga permite que empresas se concentrem em seus negócios, sabendo que seus bens estão protegidos. 

“Embora na maioria dos casos o seguro não seja obrigatório, o seguro de carga é altamente recomendado para empresas que atuam no comércio internacional. A relação custo-benefício é extremamente favorável, pois o valor do seguro é ínfimo comparado aos prejuízos que podem ser evitados”, explica Cesar Zanini, diretor comercial da Zanini, empresa especializada em seguro internacional.

Solução completa e personalizada

Com o objetivo de oferecer mais segurança e tranquilidade aos seus clientes, a Allog oferece, em parceria com a Zanini, uma solução completa para cargas de importação e exportação. “A cobertura ‘door-to-door’ protege as mercadorias desde a origem até o destino, independentemente do modal utilizado”, pontua Luiz Nascimento, Analista de Vendas da Allog,  

Seguro de cargas - risco a mercadoria

Os clientes Allog têm acesso a um seguro personalizado, com ampla cobertura contra diferentes riscos, incluindo roubos, extravios, danos causados por condições climáticas adversas e acidentes de transporte. “O processo de contratação é simplificado e o atendimento é global, garantindo agilidade e tranquilidade em todo o trajeto”, acrescenta Zanini.

4 perguntas sobre riscos à carga internacional:
1) Por que contratar um seguro de cargas?

O seguro de carga internacional é fundamental para garantir a tranquilidade durante o transporte de mercadorias. Afinal, roubos, avarias e danos são frequentes na complexa cadeia de distribuição do comércio exterior. Imagine, por exemplo, um contêiner com eletrônicos de alta tecnologia sendo perdido no mar. Sem um seguro adequado, o prejuízo seria enorme.

2) Quais fatores influenciam o valor do seguro?

O valor do seguro de carga internacional varia de acordo com diversos fatores, como:

  • Tipo de mercadoria: produtos perecíveis, de alto valor ou de difícil reposição costumam ter seguros com valores mais elevados. 
  • Embalagem: embalagens adequadas e resistentes reduzem o risco de danos e podem gerar descontos.
  • Destino da carga: rotas mais longas ou com maior incidência de riscos podem elevar o custo do seguro.
  • Coberturas contratadas: a abrangência das coberturas, como danos físicos, roubo, guerras e greves influenciam diretamente o valor do prêmio.
  • Condições de transporte: o mundo de transporte (marítimo, aéreo, terrestre) e as condições climáticas da rota também são considerados.

Seguro de cargas - risco a mercadoria

3) Qual o prazo para receber a indenização?

O prazo máximo para receber a indenização após a entrega de toda a documentação exigida à seguradora costuma ser de 30 dias úteis. Caso sejam solicitados documentos adicionais, esse prazo será suspenso até que todos os requisitos sejam atendidos.

4) Quais as coberturas do seguro de carga?

O seguro de carga internacional oferece diversas coberturas para proteger a mercadoria durante o transporte. Algumas das principais coberturas incluem danos físicos (quebras, amassados, rachaduras e outros danos causados à mercadoria), roubo, furto, perdas e extravios ocorridos durante o transporte. É importante atentar-se para algumas “coberturas opcionais” de suma importância, como é o caso das coberturas adicionais de guerras e greves.

Quer saber mais sobre seguro de cargas no transporte internacional?  Converse com um dos nossos especialistas.

 

Mais artigos

Geral

Intermodal 2023: Grupo Allog mostra diversificação no mercado

A Intermodal 2023 – maior feira de Comércio Exterior e Logística Internacional das Américas – contará novamente com a participação de uma das mais importantes empresas de logística internacional com atuação em diferentes partes do Brasil. Com um crescimento de 90,13% na exportação aérea em 2022 – especialmente de produtos químicos e partes e peças

Gislaine Velozo
Geral

Gislaine Velozo: conectada ao Comex pelo despacho aduaneiro

Desde bem cedo estive conectada ao mundo da Logística Internacional, mas foi após circular por outras áreas do mercado de trabalho que descobri que eu pertencia mesmo ao Comex. Me formei aos 21 anos em Comércio Exterior pela faculdade OPET e atualmente sou analista de importação da Jall Cards, empresa especializada na fabricação de cartões

Rolar para cima